Home / Anúncios Criativos /

Por que razão as empresas procuram novos suportes publicitários?

suportes publicitários

Por que razão as empresas procuram novos suportes publicitários?

Desde que se começou a falar em crise económica, e a sentir os efeitos da mesma, que o setor da comunicação tem redobrado a sua atenção e esforços criativos de forma  a encontrar novos suportes publicitários que atinjam sobretudo duas metas: que consigam ser mais baratos a nível de produção e promoção, face a outras estratégias utilizadas pelas empresas; e que transmitam eficazmente a mensagem ao público, marcando-o de tal forma que será facilmente persuadido a comprar o produto/serviço, mesmo que esteja a atravessar uma fase de contenção de custos.

É por isso mesmo que, com o objetivo de chamar cada vez mais a atenção, a publicidade tem surgido nos locais mais insuspeitos e moldando-se ao suporte como nunca antes foi feito, captando de facto a atenção e imaginação do consumidor.

Um dos exemplos mais criativos de publicidade a acontecer fora do sítio e recorrendo a outros suportes é a de Game of Thrones. Esta popular série da HBO, para promover uma das suas novas temporadas, decidiu criar um anúncio publicitário muito realista na praia:

Já imaginou o que seria estar na praia e de repente depara-se com o crânio gigantesco de um dragão? Foi isso mesmo que acontece nos Estados Unidos e não é de estranhar que este crânio se tenha tornado rapidamente no falatório da Internet e chegado a aparecer em meios de comunicação social, tal era a dimensão e criatividade desta campanha. Em Portugal, a burocracia a que estaria sujeito um processo destes acabaria por inviabilizá-lo.

Ainda na praia, e a provar que a imaginação no uso dos suportes não tem limites físicos, surgiu nos Estados Unidos uma empresa que se dá pelo nome de Beach’n Billboard e que pretende mesmo levar a publicidade para um suporte que ninguém jamais teria pensado: a areia? Esta empresa da Califórnia tem a patente de publicidade inscrita na areia. O sistema consiste em acoplar um rolo com a mensagem pretendida às máquinas de limpeza das praias. Uma ideia ecológica, original e, acima de tudo, rentável.

   

Enquanto se limpa a praia são feitas cerca de 5 mil impressões na areia. Como contrapartida pela “utilização” da praia, e associada à publicidade, surge a mensagem “Não deite lixo para o chão”. De acordo com alguns municípios norte-americanos que se associaram a este projecto, nas praias abrangidas por este novo suporte publicitário registou-se uma redução de lixo na ordem dos 20%.

Entretanto, à procura de novos suportes publicitários, nem os túneis do metro conseguiram escapar ao impacto das mensagens publicitárias. Na linha de metro de Atlanta, a empresa Sub-media decidiu colocar mupis iluminados ao longo dos túneis para criar uma sequência de imagens dispostas. Quem está dentro do comboio e vê as imagens surgir a alta velocidade fica com a sensação de que está a ver um filme com a duração de 20 segundos. Uma forma original de publicitar e que bebe diretamente dos efeitos utilizados em livros infantis que, quando folheados rapidamente, criavam a ilusão de imagem em movimento.

Em Portugal, estes novos suportes publicitários começam a dar lentamente os seus primeiros passos. As agências de publicidade são as que estão mais relutantes em dar forma a estas campanhas mais ambiciosas. Entretanto, a falta de métodos padronizados para medir as audiências surge como uma das principais entraves à utilização de muitos dos novos meios.

Ainda assim, começa-se cada vez mais a ver publicidade surgir em casas de banho, postos de abastecimento de combustível e parques de estacionamento. A escolha depende não tanto do factor preço mas do público-alvo a atingir. Entretanto, existe ainda a publicidade aérea que, mesmo não sendo uma novidade, se torna também mais frequente.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Comentários

  • Elisabete
    Junho 2, 2018

    Parabéns, você criou uma página muito útil para quem quer aprender mais sobre o mundo do Marketing. Obrigada.

    • André Ferreira
      André Ferreira
      Junho 5, 2018

      Olá Elisabete!

      Obrigado pelo seu comentário, fique atenta ao novo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *