Home / Empreendedorismo /

Por que usar redes sociais para a sua empresa? Conheça as vantagens

usar redes sociais

Por que usar redes sociais para a sua empresa? Conheça as vantagens

Se acha que as redes sociais são uma moda temporária e por isso se recusa a usá-las na sua empresa, tenho algo a dizer-lhe: não podia estar mais enganado. Com o passar do tempo, temos visto que umas redes sociais dão lugar a outras e muitos são os casos em que as próprias redes sociais se reinventam para fazer face às novas necessidades dos utilizadores individuais e das empresas.

Segundo um estudo de mercado levado a cabo pelo Hubspot, 92% dos profissionais de marketing admitiu abertamente que os Social Media foram extremamente úteis para divulgarem os seus projetos. Por outro lado, também a Social Media Examiner revelou que cerca de 97% dos proprietários de lojas online disseram que as redes sociais são uma excelente ferramenta.

Se acha que estas plataformas não são um bom investimento ou se tem dúvidas quanto à sua real eficácia, apresento-lhe abaixo uma lista de 7 vantagens das redes sociais para a sua empresa. Leia com cuidado e repense a situação da sua estratégia.

Porquêr usar redes sociais? Eis algumas razões

1 – Alcance o mundo inteiro

A Internet não tem barreiras geográficas. Isto significa que a sua página pode ser igualmente vista tanto aqui como na China. Através destas plataformas poderá alcançar novos públicos: só tem de se “inflitrar” nas redes que eles utilizam para começar a comunicar com eventuais clientes.

2 – Fidelização

Ao criar uma persona com quem as pessoas podem comunicar, há mais probabilidades de que da próxima vez que o consumidor precisar de um dos produtos ou serviços se lembre de si. Além disso, estando visível online, quem sabe se a sua empresa não aparece no feed mesmo na altura em que alguém necessita de si?

3 – Aumentar as vendas

Uma estratégia eficaz – que resulte numa maior visibilidade –  é naturalmente sinónimo de mais vendas. Mas é imediato? Não é necessário criar uma relação com o seu utilizador. E, como provavelmente já sabe, as redes sociais são por natureza uma ferramenta que privilegia a interatividade. Pode também definir objetivos secundários que não sejam necessariamente a venda.

   

4 – Credibilidade

O facto de interagir com os seus clientes demonstra que você não quer única exclusivamente vender. Desta forma, contrariará a ideia natural de que está lá para enganar ou fazer o internauta comprar o produto a qualquer custo. Pouco a pouco, começará a criar uma reputação amigável que pode ser uma mais-valia.

5 – Aumento do tráfego

As redes sociais funcionam como um catalisador do tráfego. Se partilhar as páginas do seu website ou do seu blog é natural que consiga reencaminhar os utilizadores das redes sociais para a sua página. O resultado final é um aumento do tráfego e o aumento da credibilidade do seu website aos olhos do Google, que lhe atribuirá um maior PageRank.

6 – Custos reduzidos

Por norma, todas as redes sociais são gratuitas, o que faz com que não tenha qualquer tipo de custos para fazer com que a sua empresa adira. Além disso, não é necessário um trabalho excessivo. Os posts podem ser agendados – o que agiliza todo o trabalho – e basta uma hora para que consiga consultar as suas contas do Facebook, Twitter e Google+ sem que tenha de perder demasiado tempo com tarefas diárias.

7 – Não há muito a perder

Por todos os motivos que acabamos de enumerar, não há nada a perder. O máximo que acontece é que acabe por perder tempo. Mas isso só acontecerá se não aplicar a estratégia certa. Aceda à categoria Redes Sociais do nosso blog e encontre dicas e conhecimentos valiosos que o vão fazer com que as suas ações deem frutos.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *