Home / Empreendedorismo /

Como vender em tempos de crise? Veja estes 5 casos de sucesso!

Como vender em tempos de crise? Veja estes 5 casos de sucesso!

Numa época em que a crise económica que assolou o planeta ainda dá sinais de vida e compromete o futuro de certos negócios é muito fácil ficar desmotivado e perder a vontade de manter um projeto vivo.

Sejam as contas para pagar, a falta de clientes ou simplesmente a dificuldade em encontrar uma estratégia definida capaz de impulsionar o seu negócio para o caminho certo: há muitos motivos para que queira desistir em certos momentos menos felizes do seu negócio.

Porém, o segredo está em saber dar a volta à maré e procurar águas mais calmas para navegar.

Por isso mesmo, para quem procura motivação, decidimos que estava na hora de fazer um artigo para apontarmos histórias de sucesso de algumas marcas que também procuraram enfrentar adversidades que lhes surgiram à frente e que, inovando, conseguiram alcançar sucesso.

Não se esqueça: o importante é não desistir. Mantenha o foco e encontre inspiração nestes 5 casos de sucesso.

5 bons exemplos para vender em tempos de crise

 

Águia e Flytour

 

Num mundo competitivo, que está em constante atualização e que recebe nova informação a cada segundo, é muito importante perceber se a sua perspetiva do mercado se encontra devidamente atualizada conforme as tendências atuais.

Pegando no exemplo de duas empresas de turismo – a Águia e a Flytour –, por vezes é importante reconhecer se o mercado está de facto receptivo para aquilo que estamos a promover. Assim, o que estas duas empresas especializadas na prestação de serviços a empresas fizeram de diferente foi criar novos produtos de venda para o consumidor final para vender produtos e serviços de entretenimento, alargando o nicho em que actuam.

 

Cervejaria Coors

A cervejaria Coors em Golden (cidade do estado do Colorado nos Estados Unidos) existe desde 1871, mas teve de encarar algumas adversidades durante a década de 1920. Por esta altura foi promulgada a Lei Seca que proibia a produção e venda de bebidas alcoólicas no território norte-americano.

Perante a possível ilegalidade ou falência do negócio, a Coors criou e lançou uma cerveja sem álcool que salvou a empresa da falência!

 

   

Apple

A Apple é líder em inovação. Num mercado que ainda hoje é dominado por computadores fixos ou portáteis, a Apple decidiu dar um passo arriscado e desenvolver um produto simples com um design elegante: um computador pequeno o suficiente para caber no nosso bolso, que concilia o formato de um telemóvel com algumas das melhores funcionalidades de um iPod e de um computador.

Foi assim que nasceu o iPad, cujo sucesso massivo colocou definitivamente a Apple entre as maiores empresas do Mundo.

 

Uber

O Uber é possivelmente um dos projetos mais inovadores deste milénio, uma vez que revolucionou a forma como pedimos e utilizamos táxis. Na verdade, o impacto foi tal que por todo o mundo milhares de taxistas se levantaram para protestar contra a Uber e a forma como faz negócios.

Ainda assim, apesar das adversidades que encarou e continuou a encarar, a Uber não vacilou e continuou a ser utilizada em quase todos os países do mundo, constituindo-se como um modelo inovador de abordagem a cada mercado.

 

Netflix

Um dos casos mais bem-sucedidos de inovação dos últimos anos é da Netflix.

A empresa de conteúdos de entretenimento em streaming tem uma proposta simples e singular: oferecer séries, filmes, documentários e desenhos animados ao cliente quando e como quiser, seja na televisão, no tablet ou no smartphone. A ideia provou ter tanto sucesso que chegou a abalar as grandes empresas do setor das telecomunicações.

 

Nota: Miguel Silva é o autor do Blog Ecossistema Digital, onde este artigo foi publicado originalmente com o título 5 casos de sucesso sobre como vender em tempos de crise


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *