Wingdings: os emojis originais do mundo da tipografia

Ao utilizarmos o Word e as muitas fontes que nos permite usar para ajustar o texto àquilo que necessitamos dele, e à forma como queremos apresentar, já todos nós nos cruzamos com a Wingdings: uma fonte estranha, composta unicamente por símbolos, que esconde as nossas palavras atrás de elementos visuais que nem sempre são fáceis de interpretar.

Analisando este assunto em termos mais técnicos, e usando um registo mais pedagócio, a Wingdings pode ser então identificada como uma fonte tipográfica, criada pelos designers Kris Holmes e Charles Bigelow para Microsoft em 1990 com o nome oficial de Lucida Icons, Arrows, and Stars. Renomeada Wingdings em 1992, foi distribuída, no formato TrueType, em todas as edições do sistema operacional Windows a partir da versão 3.1.

Em lugar dos caracteres alfanuméricos tradicionais, a Wingdings apresenta grupos de sinais gráficos, como setas, emoticons, pictogramas, formas geométricas, símbolos religiosos e do zodíaco e ornamentos tipográficos.

No entanto, esta fonte não foi criada por mero acaso. A história da fonte Wingdings é algo surpreendente, tendo-se tornado famosa pelas mãos da própria Microsoft quando  a multinacional tecnológica adquiriu uma coleção de “fontes de dingbat” criadas pelos especialistas em tipografia Charles Bigelow e Kris Holmes.

Para quem, tal como eu, não estava familiarizado com o termo, dingbats eram caracteres e símbolos especiais usados ​​em impressoras para adicionar emoção em certas áreas de páginas impressas numa altura em que a inserção de tais elementos exigia um processo mais sofisticado muito demorado e caro.

Wingdings: os emojis do passado

Hoje estamos habituados a usar emojis nas nossas conversas, e até mesmo em documentos de cariz mais “oficial”. Mas a realidade era muito diferente há 20 anos atrás. De forma a facilitar este processo e a permitir que fosse fácil inserir certos elementos em determinados documentos, foi criada uma fonte para o efeito.

Os gestos, placas, setas e vários outros símbolos proporcionados pela Wingdings podiam ser usados para enfeitar, animar ou completar documentos. Tal variedade fez com que a fonte, que foi adquirida pela Microsoft em 1990, se tornasse popular.

Mas agora já não é só isso: a Wingdings também deixou os utilizadores do Windows curiosos. “A fonte acabou por causar mais entusiasmo do que a Microsoft alguma vez antecipou”, afirmou Bigelow, em declarações à imprensa. “Surgiram até teorias da conspiração que diziam que a Wingdings tinha mensagens subliminares.”

curiosidades, emojis, emojis online, fonte wingdings, fontes de texto, historia da tipografia, historia do wingdings, melhores emojis, melhores fontes word, para que serve wingdings, simbolos, texto, tipografia, wing dings, wingdings, wingdings o que é, wingdings teorias, word

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.