Marketing

O que é um blog? Finalmente um Guia que explica o conceito

O que é um blog? Finalmente um Guia que explica o conceito

“O que é um blog?”. Esta é talvez das perguntas mais comuns e um dos conceitos mais subentendidos da área de marketing digital.

Longe vai o tempo em que este era apenas, e só, um diário ou um jornal online, usado para expor pensamentos! Hoje é, talvez, a ferramenta mais poderosa de marketing digital.

Mas muitos empresários ainda não perceberam isso e continuam a ser diariamente ultrapassados pela concorrência.

Se queres começar a estar na vanguarda do marketing digital, investe num blog corporativo. Vamos explicar-te nas próximas linhas tudo o que precisas de saber sobre este tema. Acompanha-nos!

O que é um blog? Guia definitivo sobre porque deves criar o teu

Um blog é um espaço localizado dentro de um site. O conteúdo do mesmo inclui textos, vídeos, imagens, gifs ou scan de documentos antigos, que ajudam a tornar o conteúdo ainda mais apelativo.

O mesmo pode ter apenas uma utilização pessoal, servir como forma de conversa e partilha de opiniões ou para comunicar com um determinado target.

Na área corporativa, o último motivo é o mais comum para o desenvolvimento de um blog. Isso porque o mesmo permite que a marca produza conteúdos relevantes para o consumidor.

A par disso, ao criares um blog este pode ser público (acessível por qualquer pessoa) ou privado (não é possível aceder sem ter as devidas credenciais).

Quando é público, o mesmo pode ser encontrado de diversas formas pelo leitor. Porém, as mais comuns são:

  • Através de links disponíveis no próprio site ou em sites externos
  • Nos perfis das redes sociais
  • Na assinatura do email
  • Em campanhas de email marketing
  • Através da pesquisa por palavras-chave no Google

É importante frisar que o conteúdo aparece ao leitor sempre de forma inversa à ordem cronológica. Ou seja, o conteúdo mais recente é o primeiro a ser exibido.

Blogs e sites – Quais as principais diferenças

Agora que já sabes o que é um blog, é importante perceberes que existe uma diferença considerável entre um blog e um site.

Tem em conta que a principal diferença entre ambos é que o primeiro é um tipo específico de conteúdo que é produzido para um determinado tipo de página.

Por norma este tipo de confusão ocorre porque muitos empresários não têm o blog integrado dentro do site. E afirmamos desde já que isso é um erro.

E porquê? Porque na sua essência o objetivo de um blog é trazer tráfego para o teu site. Claro que para isso é preciso teres uma boa estratégia de content marketing, SEO e um calendário editorial que te permita organizares-te.

Mas, se o blog não está dentro do site, o consumidor irá ler o que escreveste, mas não vai associar esse conteúdo à tua marca. E isso é uma perda enorme para o teu negócio.

Lembra-te sempre: Os principais motivos para ter um blog são:

  • Estabelecer liderança na tua área de atuação
  • Ajudar o teu negócio a ser encontrado de forma gratuita no Google
  • Ser interativo e dinâmico
  • Facilitar o processo de compra e venda
  • Garantir-te resultados permanentes
  • Educar o consumidor sobre o teu produto
  • Aumentar a visibilidade e notoriedade da marca
  • É uma forma simples de melhorar o relacionamento com os teus potenciais clientes

Como vês, ter um blog pode ser, sim, aquilo que faltava para o teu negócio crescer online. Por isso, agora que já sabes o que é um blog, está na hora de começares a trabalhar nesta estratégia.

10 vantagens de usares o blog para promoveres o teu negócio

Como deu para perceber ao longo das últimas linhas, defendemos que o blog deve ser uma parte integrante da tua estratégia de marketing.

Por isso, se ainda não a estás a usar para promover o teu negócio, apresentamos-te 10 vantagens que justificam a necessidade de o criares. Se leres até ao fim, vais ver que temos razão.

1 – Aumenta o tráfego nos motores de pesquisa

Em termos de ranking nos motores de pesquisa, gostamos de pensar nos blogs como peixes no mar. Quanto mais anzóis tiveres na água, mais provável será apanhares um peixe.

Da mesma forma, ao adicionares mais conteúdo ao teu site, mais páginas do teu domínio ficam indexadas nos motores de pesquisa. Isso melhora a visibilidade da pesquisa orgânica e aumenta o tráfego do site.

Todos os novos conteúdos que publicares serão como deixar cair outro anzol na água. Com mais oportunidades para o teu mercado-alvo, o mais provável é que a tua isca seja encontrada… e mordida.

Quanto mais posts, mais hipóteses tens de te classificar para várias palavras-chave.

2 – Humaniza a tua marca

O conteúdo do site cuidadosamente elaborado (por exemplo, uma página inicial) não consegue mostrar o lado pessoal do teu negócio.

Os blogs, no entanto, permitem que abordes questões e preocupações de interesse geral com os teus potenciais clientes. Além de serem uma excelente oportunidade para partilhares o que tu e os teus funcionários gostam de fazer.

Os teus posts oferecem uma oportunidade única para partilhares a tua voz e personalidade, criando confiança e aumentando o quociente de simpatia da tua marca.

3 – Dá suporte nas redes sociais

É difícil manter uma presença ativa nas redes sociais sem acesso a conteúdo único e de alta qualidade.

Partilhar o conteúdo de outras pessoas nas redes sociais é ótimo, mas vai chegar uma altura em que vais querer conduzir essas ligações para o teu próprio site.

Assim, ao partilhares os teus artigos de blog nas redes sociais, aumentas o tráfego para o teu site. Esta façanha seria muito mais difícil sem informações de alta qualidade e relevantes.

4 – Confere-te autoridade no mercado

Um blog é uma das melhores formas de estabeleceres a tua marca como especialista em determinada área profissional. Isto porque oferece uma plataforma para partilhares informações importantes e sobre o setor.

À medida que constróis autoridade no teu nicho, geras confiança e familiaridade. E assim manténs-te na mente dos teus potenciais clientes quando estes estão prontos para comprar. Isto leva-nos à próxima vantagem…

5 – Melhora as taxas de conversão

Um blog ativo mostra que a tua empresa está viva e bem de saúde. Por isso, se estás a pensar em criar um, mas não o podes atualizar regularmente, talvez devas reconsiderar essa questão.

Ao partilhares conteúdo de alta qualidade também ajudas a criar fidelidade à marca, aumentando as tuas taxas de conversão.

De acordo com a Hubspot, o ROI global também é mais provável que aumente para empresas com blog. Na verdade, as empresas que priorizam os blogs experimentam um aumento de 13X no ROI, ano após ano.

6 – Ajuda a gerar links de entrada

A existência de links referenciados de entrada de alta qualidade para o teu site é um dos três pilares do SEO.

No entanto, sem um blog, pode ser extremamente difícil atraíres links interessantes para o teu site.

Quando adicionas novo conteúdo, que serve como um recurso para outros blogs e media, começas a acumular links de entrada naturalmente.

Isso acontece porque outros autores, colunistas, jornalistas, bloggers e contribuintes fazem referência e citam esse conteúdo nos seus próprios artigos.

Esses links são importantes a nível de SEO, mas também podem gerar tráfego de referência significativo para o teu site.

7 – Ajuda-te a alcançares as pesquisas de cauda longa

Um site sem blog dificilmente irá obter um bom ranking nas pesquisas de cauda longa.

Um site pode, muitas vezes, obter sucesso com palavras-chave específicas do negócio. Contudo, terá dificuldade no ranking com frases altamente específicas como “Onde comprar calçado para pés pequenos”.

Ter mais conteúdo é a melhor forma de surgir nos resultados da cauda longa. Quanto mais conteúdo adicionares, mais hipóteses terás de surgir nas pesquisas de palavras-chave menos comuns.

8 – Aumenta as ligações para o site

Uma investigação mostra que quanto mais páginas um site tiver, mais sucesso terá ao ser procurado.

De acordo com a Hubspot, as empresas com 401 a 1000 páginas de conteúdo recebem 6x mais leads do que aqueles com 51 a 100.

Em termos simples, quanto mais posts fizeres no blog, melhores resultados terás. Mais conteúdo significa mais envios de formulários, mais opt-ins de e-mail, mais solicitações de cotação e, finalmente, mais vendas.

9 – Menos custos e investimento

Comparado com muitas outras estratégias de marketing, como publicidade paga, um blog é relativamente económico. O que torna mais fácil mantê-lo.

O custo principal é o tempo e os recursos necessários para criares conteúdo de alta qualidade.

10 – Longevidade do conteúdo

O conteúdo do blog pode continuar a atrair tráfego e gerar leads durante um longo período, desde que seja relevante e de alta qualidade. Isso proporciona um retorno contínuo sobre o investimento.

Em resumo, um blog bem gerido pode ser uma ferramenta poderosa para promoveres o teu negócio, aumentares a visibilidade online, construíres credibilidade e cativares o teu público-alvo de forma eficaz.

No entanto, é importante lembrar-te que o sucesso requer consistência, qualidade e um entendimento sólido do teu público-alvo e das suas necessidades.

Resumidamente, podemos dizer que o blog está para o marketing digital da mesma forma que os cartões de visita estão para o marketing tradicional. São uma porta de entrada no teu negócio.