5 passos a dar para estabelecer uma estratégia de redes sociais de sucesso

As redes sociais já não são uma novidade no mundo da Internet. Agora estabelecido como um fluxo de marketing respeitado – com investimentos que podem exceder os 35 mil milhões – estas redes precisam de ser tratadas como qualquer outro tipo de canal de marketing.

Isto significa que não se pode dar mais ao luxo de efectuar, de forma imparcial, os seus esforços de redes sociais com o entusiasmo de uma tarefa doméstica. Se adotar essa atitude, não vai a lugar nenhum.

Se se identifica com o que acabei de dizer, então sei exatamente do que precisa: uma estratégia incrível de marketing de redes sociais. Uma estratégia forte deve incluir uma auditoria da situação atual, e avaliação de onde quer estar presente, tal como um plano para saber como lá chegar. E precisa de ser específico – informações genéricas não são úteis para ninguém.

Parece impressionante? Claro, tornar-se um mestre de redes sociais pode parecer um objetivo irrealizável, mas hoje trago-lhe algumas etapas a percorrer para alcançar estas metas com facilidade.

5 passos a dar para estabelecer uma estratégia de redes sociais de sucesso

1 – Estabeleça objetivos de negócios

“Aumentar a consciência da marca” e “aumentar as vendas” : parecem objetivos fáceis, certo?

Sim, ouvimos esses objetivos antes e com certeza são importantes, mas ao falar de redes sociais precisa de ser mais específico.

Por exemplo, dizer “aumentar as vendas” é muito vago. Em quanto deseja aumentar as vendas? Em que ponto alcançará o objetivo? As margens líquidas nas vendas cobrem o investimento nas redes sociais?

É importante estabelecer parâmetros para tornar os objetivos alcançáveis ​​e tangíveis. Esta abordagem permitirá medir o sucesso da sua estratégia e determinar um ROI mais preciso que esteja em concordância com os objetivos da sua empresa.

Além disso, não exagere: muitos objetivos vão dominar e distrai-lo. Seja específico, seja inteligente e fique atento. Se pode demonstrar o valor de uma estratégia de marketing de redes sociais em termos de objetivos comerciais claros, é muito mais provável que possa obter apoio e aprovação dos responsáveis pelas tomadas de decisão.

2 – Faça uma análise da situação atual

É difícil saber onde quer chegar se  não sabe onde está agora. Por isso, faça uma auditoria da sua situação atual, incluindo todas as diferentes plataformas e as atividades que acontecem em cada área do seu negócio e pessoa que nele integra. Faça ainda uma análise aos seus concorrentes, anote os seus pontos fortes e fracos e preste atenção aos resultados de todo esse trabalho de análise.

Novamente, quanto mais específico e focado puder ser, mais fácil será para si entender a situação atual para estabelecer objetivos realistas e a prazo.

3 – Escolha as redes onde quer atuar

Quando se trata de plataformas de redes sociais, há muita escolha. Mas cuidado: não se deixe cair na tentação de estar em tudo. Não há necessidade disso. Na verdade, vale a pena concentrar-se apenas em algumas.

Comece com uma ou duas redes sociais e expanda apenas a sua empresa se tiver a capacidade de fazê-lo. Se estiver responsável por todos os canais de comunicação, então terá de gerir bem o sue tempo e de priorizar tarefas. Faezr um bom trabalho num punhado de redes é preferível a fazer um mau trabalho em muitas. Qualidade não é quantidade!

4 – Conteúdo, conteúdo e conteúdo

Uma estratégia de marketing de redes sociais não seria digna de nota sem um foco sólido no conteúdo. Conteúdo é rei e rainha!

Primeiro, precisará de decidir no entanto que tipo de conteúdo funciona para o seu negócio e audiência – e isso, claro, variará dependendo da plataforma. Profissional, empresarial, amigável, peculiar, bem-humorado – as oportunidades de personalidade são infinitas. Escolha-as com sabedoria.

A sua estratégia também deve abranger a frequência de publicação e tom de voz. Faça testes para determinar o que funciona melhor e obtenha inspiração de outras contas. Não há vergonha em adaptar ideias para a sua própria audiência, desde que não seja um plágio absoluto.

Lembre-se de não ser muito lucrativo – reserve este tipo de conteúdo para anúncios. Aqui, trata-se de criar uma personalidade com a qual os clientes se podem relacionar e envolver.

5 – Métricas e tracking

Esta é uma parte crítica de qualquer estratégia – não estará a maximizar as suas oportunidades se não estiver a rastrear e alterar adequadamente a estratégia para se adaptar a todas as realidades. Este é um trabalho que exige muita atenção e que precisa de ir muito mais longe do que contar os seus gostos e e número de seguidores – estas são apenas métricas de superfície que não fornecem uma indicação clara das coisas importantes, como as conversões.

Seja claro no que diz respeito a ferramentas que quer utilizar para rastrear o sucesso e medir as conversões. As métricas dependerão dos seus objetivos comerciais globais delineados na primeira dica que lhe dei, mas, em última instância, o rastreamento deve sempre voltar às conversões.

marketing digital, marketing em redes sociais, midia sociais, midias digitais, mídias sociais, rede social para empresas, rede social profissional, redes sociais, redes sociais para empresas, Social Media Marketing, socialmedia, vantagens das redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.