O outdoor da McDonald’s que provocou a Burguer King

Há certas rivalidades icónicas no mundo empresarial. Certas marcas, com ofertas de produtos semelhantes, costumam servir-se anúncios publicitários para trocar farpas amigáveis que ajudam apenas a estimular as vendas e a gerar valor. Para os consumidores chega a ser mesmo interessante e divertido perceber que duas marcas que apreciam se envolvem em pequenas zangas, quase como se fossem dois ser humanos constantemente à “paulada”.

Entre as clássicas marcas rivais temos casos como a Adidas e a Puma, a Pepsi e a Coca-Cola e, claro, o McDonald’s e o Burguer King. Este post, como poderá ter percebido já pelo título acima, é exatamente sobre uma batalha recente travada entre as duas cadeias multinacionais de venda de hambúrgueres.

O episódio teve início em França quando a McDonald’s divulgou um anúncio publicitário que apresenta uma estrada com dois sinais: um sinal pequeno e simples, que diz que o McDonald’s mais próximo fica 5 quilómetros mais à frente e um outro sinal muito longo, cheio de passos e direções, que lhe diz como chegar ao Burguer King. A ideia aqui era demonstrar de forma humorística é que muito mais fácil chegar ao McDonald’s do que ao Burguer King.

Enquanto o McDonald’s ficava a meros 5 quilómetros, para chegar ao Burguer King precisava de viajar quase 300 quilómetros. Os painéis, que foram de facto instalados numa pequena cidade francesa, não tardaram a captar a atenção de todos os condutores que por aí passavam. Este momento, que foi compilado em vídeo, pode ser visto abaixo.

Esta estratégia ousada, no entanto, não deixou de receber uma resposta por parte da Burguer King.

Entrando no jogo do McDonald’s, o BK preparou um anúncio em vídeo que circulou na televisão e na Internet que mostra um condutor a passar pelo serviço de McDrive das McDonald’s para comprar uma única coisa: café para a viagem a fazer até ao Burguer King mais próximo.

De forma pouco convencional, o vídeo acaba ainda por agradecer à concorrência: “Obrigado McDonald’s por estares em todo o lado”. Sem grandes floreios ou produções, a Burguer King consegue mostrar o lado mais cómico da sua companhia e justificar que vale mesmo a pena viajar mais quilómetros para comer o Whooper do Burguer King em vez de um Big Mac do McDonald’s.

Este duelo criativo, que se sucedeu em 2016, é uma excelente forma de perceber como duas marcas concorrentes podem interagir no mercado e gerar valor entre si, sem se prejudicarem diretamente.

anuncios criativos, burguer kings vs mcdonalds, historias da mcdonalds, marcas rivais´, mcdonalds, mcdonalds e burguer king, melhores anuncios, outdoor da McDonalds, outdoors criativos, Outdoors do mundo, publicidade criativa, publicidade da mcdonalds

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.