15 livros sobre Publicidade e Marketing que recomendamos

A aprendizagem é um processo contínuo que deve ser continuado ao longo da nossa vida e carreira. Num meio como o da comunicação, onde Marketing e Publicidade são soberanos, existe muito conhecimento a ser gerado a cada ano que passa. O facto de ambos os meios se terem transformado com a revolução digital a que assistimos nos últimos anos prova ainda que um profissional de comunicação deve ter um cuidado redobrado em manter-se a par de tudo o que se passa neste meio e a dominar as particularidades da Publicidade e do Marketing.

Felizmente, esta área está repleta de profissionais – bons profissionais! – que contribuem com novas estratégias de Marketing e Publicidade todos os anos e partilham com os colegas da área a sua experiência e conhecimento científico.

Inspirados por esta ideia, decidimos elaborar um post com 15 livros sobre Publicidade e Marketing que fazem parte da nossa estante e que recomendamos a todos os nossos seguidores. Os livros abaixo, da autoria de alguns dos maiores nomes da Publicidade e do Marketing, devem ser usados como manuais profissionais para lidar com as mais diversas tarefas do dia a dia.

Não perca também a oportunidade de garantir o E-Book Gratuito Ferramentas de Publicidade e Marketing AQUI NESTA PÁGINA.

15 livros sobre Publicidade e Marketing que recomendamos

BRANDSENSE – OS SEGREDOS SENSORIAIS QUE NOS LEVAM A COMPRAR (MARTIN LINDSTROM)

Sabia que o “cheiro de carro novo”, aquele odor tão especial que se sente num modelo acabado de comprar, vem de um spray que é aplicado no momento em que os carros deixam a fábrica? Ou que o som crocante dos cereais Kellog (que é uma marca registada) foi desenvolvido em laboratórios de som? No livro mais importante e criativo sobre a forma como os sentidos afetam as nossas decisões de compra diária, o guru do branding Martin Lindstrom revela como as empresas e os produtos mais bem-sucedidos do planeta integram o tato, o sabor, o cheiro, a visão e o som para criar marcas que os consumidores não conseguem esquecer. Com uma abordagem inovadora, reveladora e muito surpreendente, Brandsense demonstra a importância da ligação multissensorial no comportamento consciente e subconsciente do consumidor. Depois de ler este livro, a sua perceção dos mais variados produtos quotidianos vai alterar-se por completo.

PUBLICIDADE – LUÍS RASQUILHA

Numa altura em que todos os paradigmas da Comunicação (e mesmo os do Marketing e da Gestão) estão postos em causa, justifica-se uma obra cuja reflexão toque a Mãe de todas as técnicas de comunicação: a Publicidade. Vista como a técnica das técnicas, o peso que a Publicidade tem em qualquer estratégia de Comunicação Empresarial e de marca é incontornável. Mesmo com o surgimento de novos conceitos, aplicações e formas de comunicar, a Publicidade continua a ser a matriz orientadora da comunicação, mantendo uma preponderância relevante na vida das marcas, das empresas e dos profissionais. Este é na prática um manual prático para o desenvolvimento de campanhas de Comunicação e um guia para marcas que queiram explorar todas as vantagens da Comunicação Integrada.

FUNDAMENTOS DE MARKETING , 3ª EDIÇÃO REVISTA E CORRIGIDA – VÁRIOS

O marketing é uma técnica de gestão utilizada atualmente pela maior parte das empresas. Aquelas que se alheiam e não dominam esta prática correm o risco de se verem desfasadas das necessidades e interesses do mercado onde atuam, correndo ainda o risco de estagnarem e perderem a corrida no mercado competitivo empresarial. O que é exatamente o Marketing, qual o seu domínio de ação, quais as suas principais variáveis, os seus objetivos, as suas estratégias e quais os meios e técnicas a que recorre são alguns dos temas que, em linguagem simples, clara e objetiva, esta obra expõe. Esta obra não se destina a especialistas na matéria, mas sim a todos aqueles que pretendam dar os primeiros passos no conhecimento e aprendizagem do marketing, em especial, alunos de gestão e de comunicação social, bem como dirigentes de pequenas e médias organizações que pretendam desenvolver as suas próprias iniciativas, controlando-as, medindo-as e quantificando os seus resultados.

NOVOS HORIZONTES DO MARKETING – CARLOS MELO BRITO, PEDRO DE LENCASTRE

Sem pretender ser um manual, este livro posiciona-se como um guia dos desenvolvimentos recentes em áreas avançadas do Marketing. Esta obra não assume uma natureza eminentemente teórica, plena de referências bibliográficas ao estilo dos artigos publicados em revistas científicas. Mas também está longe de ser um simples trabalho superficial de dicas práticas. O livro divide-se em quatro partes: a 1ª designada de Novos Paradigmas, centra-se em duas áreas que refletem um amadurecimento dos princípios básicos do Marketing: a abordagem relacional e o branding; a 2ª parte é dedicada a Novas Práticas, onde se incluem o marketing sensorial, o tribal e o verde; a 3ª centra-se em Novos Públicos, sendo objeto de análise os atores organizacionais numa perspetiva de rede, os clientes internacionais e o público infantil; e a 4ª dedica-se às Novas Aplicações do marketing, ao nível do desenvolvimento e promoção do território, dos serviços públicos e de saúde, e do desporto.

INFLUÊNCIA DO NEUROMARKETING NOS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO – FERNANDO RODRIGUES

Será que podemos decidir? É possível que o nosso cérebro não nos deixe decidir e apenas nos deixa escolher? Estaremos nós limitados no processo de tomada de decisão e o livre arbítrio um processo ilusório? Este livro não pretende exclusivamente responder a estas questões, mas o leitor ficará por certo mais elucidado para tirar as suas ilações. Os processos de tomada de decisão costumam ser vistos por modelos computacionais, matemáticos, económicos, enfim… por várias ciências. Mas agora chegaram as neurociências e trazem uma nova visão. Irá mudar para sempre a abordagem de comportamento do consumidor com esta nova disciplina? Será este o futuro do Marketing como disciplina que cada vez mais se aproxima da ciência? Poderemos criar produtos e comunicações cada vez mais perfeitas e que proporcionam mais prazer ao consumidor? Desde o neurodesenvolvimento, aos sistemas sensoriais, demarcando as decisões emocionais das decisões por género, até chegar às principais estruturas, o primeiro livro científico sobre NeuroMarketing em Portugal é fascinante.

MERCATOR DA LÍNGUA PORTUGUESA – VÁRIOS

A primeira edição do Mercator foi lançada em Portugal em 1992 e, nessa altura, foi considerado um verdadeiro “manual que aborda o marketing na sua globalidade… e que pode constituir -se como uma referência a nível académico e empresarial”. Desde então, as várias edições do Mercator têm acompanhado a evolução económica e social do país, reflectindo as profundas reestruturações empresariais e alterações profundas nos hábitos e comportamentos de compra e consumo dos portugueses. Tudo isto obrigou as empresas a repensarem e ajustarem as suas estratégias e políticas de marketing. E foi com base nesta premissa que os autores se lançaram num novo desafio: publicar um livro que contribua para um melhor conhecimento da realidade socioeconómica e práticas de marketing, de modo a permitir aos gestores identificarem oportunidades e adequarem as estratégias de marketing.

A ARTE DA GUERRA NO MARKETING – PEDRO BARBOSA

Aviso: este não é apenas mais um livro de Marketing. Imaginando o cansaço dos leitores perante tantas obras e temas no domínio da gestão, o autor de A Arte da Guerra no Marketing construiu um livro totalmente distinto. Partindo da mítica obra de Sun Tzu, Pedro Barbosa conta-nos uma história real, sem ficção nem invenção, exactamente como aquelas que encontramos no quotidiano das empresas. Através de um texto genuíno, autêntico, verdadeiro e imensamente relevante, A Arte da Guerra no Marketing explora um conjunto de estratégias e tácticas criadas para mudar a face de um centro comercial, desvendando segredos da arte de negociar e de criar propostas de valor inéditas e que mudaram para sempre a face de uma determinada empresa. A leitura é muito acessível e divertida, sendo imperdível para marketeers, gestores e estudantes.

CONFISSÕES DE UM PUBLICITÁRIO – DAVID OGILVY

David Ogilvy é um dos grandes génios da história da publicidade mundial, sendo autor de alguns dos mais deliciosos aforismos sobre o universo criativo. Neste livro fascinante, o escocês, que é considerado por muitos como o Pai da Propaganda, reúne e relata as experiências dos publicitários enquanto protagonistas de um Mundo recheado de multinacionais de publicidade. Criador de campanhas inesquecíveis para marcas como a Swheppes, a Rolls Royce ou a Shell Oil Company, David Ogilvy revela neste livro muitos dos seus segredos profissionais: como angariar clientes, como criar frases que perdurem na mente dos consumidores, como manter os clientes ou o que fazer para ascender ao topo. Um livro obrigatório para os profissionais da área e, muito útil para todos os consumidores que diariamente estão expostos a variadíssimas formas de publicidade.

SHOPPER MARKETING: A NOVA ESTRATÉGIA INTEGRADA DE MARKETING PARA A CONQUISTA DO CLIENTE NO PONTO DE VENDA – RAFAEL D’ANDREA, MATHEUS ALBERTO CÔNSOLI E LEANDRO ANGOTTI GUISSONI

Este documento é precioso. Na verdade, Shopper marketing é um dos principais livros em português que discute e propõe estratégias para trabalhar o consumidor no ponto de venda. Mas o que é shopper marketing? Consiste numa nova sub-disciplina que visa compreender e dominar todos os fatores que estão envolvidos na decisão de compra dos consumidores. Assim, o shopper marketing é uma tendência que valoriza o comportamento dos clientes e procura oferecer a melhor experiência possível para fidelizá-los. Neste contexto, o ponto de venda ganha importância crucial para aqueles que decidem adotar o conceito como estratégia. Neste contexto, a obra parte da premissa que no ponto de venda o consumidor possui um comportamento diferenciado e que necessita ser estudado, para que se possa continuamente melhorar as estratégias de posicionamento das marcas. A obra pretende desmistificar a estratégia e apresentar planos de ação para empresários e diretores de marketing.

A ALMA DO NEGÓCIO: COMO ERAM AS PROPAGANDAS NOS ANOS 50, 60 E 70

Você sabia que no auge do regime militar brasileiro, uma propaganda mostrava uma mulher amordaçada na mala de um automóvel de luxo? Lembra-se quando os anúncios de cigarros vendiam a ideia que fumar até dava saúde? O livro A alma do negócio: como eram as propagandas nos anos 50, 60 e 70′, do jornalista e escritor brasileiro Alberto Villas remete cada leitor para uma época pré-tecnológica quando ainda não existiam os computadores e os smartphones. Sendo naturalmente focado na realidade brasileira, o livro mostra no entanto o trabalho dos pioneiros da propaganda do Brasil, que é sem dúvida um país referência na área. Apresentando uma impressionante colecção de livros, discos e revistas, o autor conseguiu criar uma obra invulgar que se revela uma viagem ao mundo da propaganda nos anos 1950, década em que nasceu, e também nas décadas de 1960 e 1970.

THINK LOCAL – NOVAS IDEIAS NO MARKETING E NA PUBLICIDADE – THIAGO FONSECA

“Há neste livro dois equívocos de base. Dois equívocos positivos que engrandecem o livro e o autor. O primeiro é que este livro não é exactamente sobre a publicidade. É sobre a criatividade. É sobre a arte de buscar ideias na vida quotidiana onde parece não surgir vestígio de inspiração. O segundo equívoco reside no termo ‘local’. Afinal, o ‘local’ do autor Thiago Fonseca é o mais universal dos mundos. Um universo sem tamanho que se revela no detalhe da nossa alma comum.” Esta descrição de Mia Couto é elucidativa sobre o valor acrescentado que o dono da principal agência de publicidade de Moçambique revela neste livro fascinante. Sendo um publicitário, mas em simultâneo um observador atento e astuto da realidade moçambicana, com uma enorme capacidade de ler a alma do seu povo, Think Local é importante em vários sentidos, sendo na verdade muito mais do que um livro de publicidade e de gestão. Leitura imperdível para quem pretende pensar fora da caixa.

BANG! UMA EXPLOSÃO DE MARKETING E PUBLICIDADE DE LINDA KAPLAN THALER E ROBIN KOVAL

Todos querem que sua mensagem seja ouvida. E em Bang! – Uma Explosão de Marketing e Propaganda, Linda Kaplan Thaler e Robin Koval dizem como a cada leitor. Após assinarem vários anúncios memoráveis e bem-sucedidos, as autoras dão conselhos inteligentes e apresentam estratégias comprovadas para transmitir uma mensagem sonora, clara e envolvente sobre qualquer produto ou serviço. Apresentando um arsenal de ideias, a obra entrelaça lembranças curiosas sobre os próprios sucessos e fracassos de ambas enquanto publictárias, bem como os de outras empresas, com diretrizes específicas sobre como fomentar uma atmosfera propícia a criações inovadoras. Repleto de anedotas vívidas e relatos inspiradores sobre campanhas que propulsaram ganhos e aumentaram drasticamente participações de mercado, Bang! – Uma Explosão de Marketing e Propaganda mostra aos administradors como desenvolver uma campanha de marketing que atravesse o embaralhado de mensagens e provoque uma explosão de mercado.

TEMPESTADE CEREBRAL – PUBLICIDADE E O MARKETING SEGUNDO O MEU TIO OLAVO I I DE EDSON ATHAYDE

 

 

 

 

 

 

 

Esta obra inspiradora assume-se como um descontraído manual de como se faz e se vive a publicidade, escrito por um criativo nascido no Brasil mas que escolheu Portugal para trabalhar e ser reconhecido pelo mundo. Aliás, Edson Athayde é um dos publicitários mais premiados da história de Portugal. Já ganhou centenas de nomeações e prémios nos festivais mais importantes do planeta, como Cannes, New York, Eurobest, Épica, Clio e muitos mais. Além da publicidade, desenvolve atividades como cronista, guionista para TV e cinema, autor de teatro, produtor musical, profissional de marketing comercial e político, apresentador de programas de televisão, professor, especialista em storytelling, entre outras coisas. Por todas estas razões, Tempestade Cerebral funciona como uma forma do autor destacar algumas práticas, técnicas e tácticas que vão seduzir cada leitor.

AS MINHAS AVENTURAS NO MARKETING: LIÇÕES DE VIDA E DE NEGÓCIOS DO MARKETEER MAIS INFLUENTE DO NOSSO TEMPO DE PHILIP KOTLER

No livro As Minhas Aventuras no Marketing estão reunidos artigos publicados por Philip Kotler na prestigiada revista japonesa Nikkei. Ao longo destas páginas, o guru do marketing moderno reflete acerca de uma grande variedade de temas ligados à liderança, ao marketing, à gestão e à responsabilidade social, com alguns apontamentos autobiográficos igualmente enriquecedores. Refletindo sobre questões como a história e o futuro do marketing, o marketing social, político e cultural, e a relação entre o capitalismo consciente e a desigualdade social, Philip Kotler partilha, ao longo destas páginas, a sua visão pessoal, sempre relevante e incisiva, bem como incontornáveis e preciosas lições de vida. Não é por acaso que  este distinto professor norte-americano é muito reconhecido no ambiente académico, sendo considerando o pioneiro teórico acerca das estratégias de prática de mercado. Desde os anos 60 até aos dias de hoje, os cursos de Administração e Gestão utilizam as suas obras como referência indispensável para o estudo de diversas disciplinas.

FOI VOCÊ QUE PEDIU UMA HISTÓRIA DA PUBLICIDADE? DE LUÍS TRINDADE

Um álbum com 170 imagens dos anúncios mais emblemáticos que circularam em Portugal no século XX. Esta é a premissa base do livro assinado por Luís Trindade, que resume assim a obra: “Aqui, é possível reunir nas mesmas páginas margarinas e automóveis, homens poderosos e donas de casa, o tradicional e conservador ao lado do arrojado e sofisticado. Em princípio, não há limites para o estudo da publicidade. Esta leitura procura acompanhar os modos como os próprios anúncios invadiram o quotidiano e entraram em todos os espaços e momentos da existência humana. Foi Você Que Pediu Uma História da Publicidade? é, assim, o resultado de escolhas difíceis. Muitos anúncios ficaram por mostrar e temas por tratar. O que fica, espera-se, conta ainda coisas que normalmente não podemos ler em livros de história. Sobre o século passado, sobre Portugal, mas também, e fundamentalmente, sobre cada um de nós.” Este é um documento para ler, aprender, reflectir e assimilar como a publicidade pode dar uma perspectiva privilegiada sobre a evolução do gosto e dos valores.

A VOZ DAS EMPRESAS: UMA VIAGEM AO MUNDO DA PUBLICIDADE ESCRITA POR UM CRIATIVO DE RICARDO MIRANDA

A publicidade sofre de um problema de imagem. A opinião pública tem ideias muito estranhas sobre ela. Fala-se em manipulação mental, invasão de privacidade e aldrabice pura e dura. Mas se, por um lado, a publicidade é vista como essa coisa maligna e decadente, por outro, ela não deixa de exercer um fascínio inexplicável sobre toda a gente. É sobre tudo isto e muito mais que trata A voz das empresas, uma obra escrita por um redactor publicitário premiado, dedicada a todas as pessoas que sempre quiseram saber mais sobre a publicidade e a todas as que fazem da publicidade a sua vida. Ricardo Mirando explica ainda que “a melhor publicidade é sempre cativante, criativa, inteligente. No entanto, a maior parte da literatura sobre publicidade é maçuda, formal e, pior ainda, chata. Foi esta contradição inexplicável uma das razões que me levou a escrever A voz das empresas. A ideia era que existisse um livro sobre publicidade que as pessoas pudessem entender e gostar. Um livro que explicasse a complexidade do fenómeno publicitário de uma forma descomplicada, acessível a qualquer curioso da vida, mas sem perder rigor científico.” E conseguiu!

livro kotler, livro sobre marketing digital, livros, livros de publicidade e marketing, livros marketing, livros sobre publicidade, philip kotler livros, philip kotler marketing, propaganda e publicidade, publicidade agencia, publicidade de marketing, publicidade em marketing, publicidade no marketing, publicidade propaganda

Comentários (5)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.