black friday

Black Friday a origem por detrás das Mega promoções

Sabia que a Sexta Feira Negra é uma herança do século XIX? Se tem curiosidade em descobrir a origem da Black Friday acaba de escolher o artigo certo!

Black Friday é só o evento mais aguardado do ano, o momento das promoções imperdíveis e, não nos podíamos esquecer do mega frenesim que as pessoas fazem nas filas das lojas ainda de madrugada, como se tratasse da última compra das suas vidas.

Apesar de ainda estar longe, já conseguimos imaginar a loucura da próxima Black Friday! O que seria muito estranho era se em pleno Julho não encontrasse já lojas a anunciar a data que inaugura a temporada das compras natalícias!

A data ficou mundialmente conhecida como uma ação promocional muito importante para o comércio e, para a publicidade e marketing.

E, como se não fosse suficiente, é ainda conhecida como a data do “eu mereço”, a altura ideal para as pessoas se presentearem com alguns mimos, aderindo em massa às compras por impulso.

O mais bizarro de tudo isto é o facto das pessoas andarem ansiosas por um evento que não fazem a mais pequena ideia de como poderá surgido.

Como profissionais de marketing chegámos a esta conclusão ao entrevistar várias pessoas sobre a origem da Black Friday e, não ficamos nada admirados com os silêncios constrangedores.

Não estará na altura de conhecer o verdadeiro simbolismo da tradição mais desejada do ano?

Quer descobrir as lojas que vão aderir ao black friday?

Vamos a isto!

 

Quando fomos pesquisar sobre a origem da Black Friday rapidamente nos apercebemos que existe uma chuva de teorias da conspiração por detrás desta tradição!

A teoria mais debatida para a origem do evento está associada aos americanos que, após o dia da Ação de Graças, enchiam as ruas e instalavam um tremendo caos, tudo para serem os primeiros a entrar nas lojas e a ficar com os melhores descontos natalícios.

De tantas vezes se repetir este evento, a determinada altura passou a ser coroado como “Sexta Feira Negra” pela polícia norte-americana.

A data coincidia sempre após o feriado de Ação de Graças ou Thanksgiving, comemorados todos os anos sem falta nos Estados Unidos.

Por ser um feriado prolongado, várias viaturas comerciais circulavam nas ruas aproveitando a desordem e agitação causada para destacarem as suas promoções especiais e, sobretudo, para atrair a atenção de novos clientes.

Mas também há quem diga e, é possível que esta seja a origem verídica da Black Friday: que o termo passou a ser utilizado para se referirem à crise económica de 24 de setembro de 1969. Esta será a verdadeira data da Black Friday!

Em síntese, dois deputados bolsistas de Wall Street Jay Gould e Jim Fisk, depois de fazerem todos os impossíveis para gerar mais lucros na bolsa, fracassaram contribuindo assim para a bancarrota do mercado.

A partir deste evento, passou-se a denominar Black Friday ao dia que segue o feriado Thanksgiving.

Outra das teorias está relacionada ao papel dos pequenos comércios. Reza a tradição que, depois de um ano de grandes perdas, repleto de gordos números vermelhos nas contas bancárias, depois do feriado chegava a época natalícia, a temporada dedicada aos saldos.

Com os saldos chegavam os números negros e, como eles, as contas ficavam em muito pouco tempo positivas.

Apesar de tudo, temos de reconhecer que a Black Friday foi um evento que veio alavancar as vendas de inúmeras lojas tanto físicas como online e, ser for estrategicamente usada, é uma ótima ação de marketing para atrair e fidelizar clientes.

Agora que já sabe a teoria de conspiração realmente verídica, é altura de conhecer a lista das lojas que decidiram aderir em peso ao próximo Black Friday:

Dito isto, já consegue atualizar os seus amigos, familiares e conhecidos acerca da verdadeira origem da Black Friday e, surpreendê-los com a lista exclusiva que acabámos de partilhar consigo.

black friday, black friday data, black friday em portugal, black friday portugal, deco black friday, descontos black friday, o que significa black friday, quando é a black friday