Conheça agora 15 blogs para aprender a investir melhor

Uma das mais-valias da Internet é que todo um mundo de informação se abre no nosso ecrã. Todos temos acesso em meia dúzia de cliques do rato a informação partilhada diretamente de alguns dos maiores especialistas de certas áreas com que lidamos no dia-a-dia. É assim em muitas áreas e também no universo dos investimentos financeiros, que está repleto de gurus e profissionais que ajudam terceiros a investir nas opções que lhes serão mais rentáveis a curto ou longo prazo.

Contudo, um dos paradoxos da Internet também é que a quantidade de informação não significa qualidade, sendo por vezes difícil discernir entre as informações reais ou fictícias, os conselhos gratuitos e as recomendações encapuzadas com intuitos comerciais. Por isso mesmo, para o ajudar a encontrar opiniões e análises qualificadas, decidi neste artigo focar o olhar em bloggers que escolheram o mundo digital para propor dicas e explicar as suas estratégias financeiras de investimento.

Após uma análise cuidada à blogosfera, elegi aqueles que me parecem ser os 15 melhores blogs para quem quer aprender a investir.

Se quer mesmo aprender a investir siga estes blogs!

Mais-valias – http://www.maisvalias.net

Com mais de 4 mil visitas todos os dias, o “Mais-valias” é atualmente o blogue de economia mais visitado em Portugal. Os artigos deste blog dirigem-se fundamentalmente a assuntos como poupança e a fiscalidade, já que o objetivo é o de contribuir positivamente para a gestão do orçamento das famílias portuguesas.

Bons Investimentos – http://bonsinvestimentos.com/blog

O “Bons Investimentos” é atualizado todos os dias pelo gestor e analista André Ribeiro que dá o seu parecer sobre temas da atualidade a afetar o mercado financeiro. Além das análises textuais apresentadas pelo blogger, poderá também encontrar gráficos e vídeos para melhor entender o mercado e aprender a fazer de facto “bons investimentos.”

Economia & Finanças – http://economiafinancas.com

O blog “Economia & Finanças” é um dos maiores sobre o mercado financeiro. Alimentado por quatro bloggers que estudaram Economia, os artigos procuram focar-se sempre nas finanças pessoais e dessa forma apresentar dicas sobre fiscalidade, poupanças e reforma usando sempre uma linguagem acessível.

Financial Samurai – http://www.financialsamurai.com/

Sam Dogen é ex-colunista do Financial Times e assume-se hoje com o nome Financial Samurai, mantendo um blog muito interessante onde fala sobre o mercado financeiro e apresenta dicas para quem procura fazer investimentos. Tudo o que escreve não se limita a informar: cria também um diálogo que consegue engajar a audiência numa conversa.

Financial Ducks in a Row – http://financialducksinarow.com/

Jim Blankenship é um especialista em planeamento financeiro e partilha o seu conhecimento e experiência através de inúmeras plataformas online. O seu blog fala especialmente sobre investimentos para a reforma ou para bolsas escolares. Este é um site que o ajuda a perceber muito sobre alguns dos meios que pode usar para fazer os seus investimentos.

Abnormal Returns – http://abnormalreturns.com

O “Abnormal Returns” é uma das maiores referências da blogosfera financeira. Gerido por Tadas Viskanta, um profissional com uma carreira no mundo da economia com mais de 20 anos, o blog junta todos os dias textos de opinião de vários autores, assim como várias notícias, sempre relacionadas com a bolsa financeira.

FT Alphaville – http://ftalphaville.ft.com

Este é o blog oficial do jornal Financial Times que, todos os dias, publica neste espaço dezenas de artigos de opinião sobre alguns dos temas do mercado financeiro mais populares no momento. O dia começa sempre com o mesmo conteúdo: 3 relatórios matinais com os temas que marcarão o dia na Europa, Ásia e América.

The Reformed Broker – http://thereformedbroker.com

Se procura conselhos de investimento, então não espere encontrá-los no “The Reformed Broker”. Os artigos assinados por Josh Brown, colunista regular do “The Wall Street Journal”, “Forbes” e “CNN Money”, mostram antes a perspetiva pessoal de Brown sobre o dia-a-dia da bolsa, economia e finanças. O melhor é que este é um espaço cheio de humor e que no fundo dão que pensar nos futuros investimentos que pensa fazer.

The Big Picture – http://ritholtz.com/blog/

Barry Ritholtz é um dos jornalistas económicos mais influentes nos EUA e um dos principais autores do blog “The Big Picture”. Através de uma escrita acessível e irónica, o autor e a sua equipa de bloggers faz publicações todos os dias sobre o mercado de capitais de Wall Street e a economia global.

A Wealth of Common Sense – http://awealthofcommonsense.com/

Ben Carlson faz um excelente trabalho a explicar conceitos realmente muito complicados sobre o mundo financeiro. Apesar de não debater frequentemente assuntos em discussão no momento, costuma dar enfoque ao conhecimento e à análise e compreensão deste mercado, recorrendo a factos verídicos e concretos.

Dealbreaker – http://dealbreaker.com

O “DealBreaker” é considerado pela imprensa como “um tabloide ‘online’ de negócios e um sítio de fofocas de Wall Street, que abrange as personalidades e a cultura que molda a indústria financeira”. Dito isto, já percebeu que este é um espaço que leva informação sobre investimentos e o mercado da bolsa ao extremo da gargalhada.

Ms. Cheat Sheet – https://mscheatsheet.com/newsletter/#_l_1p

Antiga analista de investimentos, Kathryn Cicoletti dedica-se hoje ao seu blog e a juntar o mercado dos investimentos com piadas repletas de humor e ironia. Quem disse que dinheiro e gargalhadas não formavam um bom par? A blogger produz também vários vídeos para falar de temas da atualidade.

Bespoke Invest – http://bespokeinvest.com

Especialmente popular no universo da blogosfera, o”Bespoke Invest” é uma combinação de textos que se concentram na análise técnica com comentários de profissionais sobre tendências macroeconómicas em redor de ações, obrigações, ‘commodities’ e outros ativos financeiros.

Blog Optimize – http://optimize.pt/blog

Não sabe como poupar? No blog da Optimize é possível encontrar ideias de investimento para as suas poupanças. Os autores somam já com vários anos de experiência na consultoria financeira e brindam os seus seguidores com conteúdos regulares, incluindo dicas sobre ferramentas como simuladores e guias de investimento.

The White Coat Investor – http://whitecoatinvestor.com/

Jim Dahle tem um blog focado em investimentos mas aplicado a um nicho muito concreto: médicos. Embora este pareça um segmento muito reduzido, os tópicos abordados pelo blogger aplicam-se à maior parte dos investidores e a qualquer pessoa que procure dicas para pagar empréstimos facilmente.

 

Nota: Miguel Silva é o autor do Blog Ecossistema Digital, onde este artigo foi publicado originalmente com o título 15 blogs para aprender a investir melhor




Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.


 

aprender a investir, blog de economia, blog economia, bom negócio, bons negócios, como ganhar dinheiro, dinheiro, idéias de negócios, investimentos, investimentos melhores, Investir, investir melhor, jornal de negócios, jornal económico, jornal valor económico, valor economico


Miguel Silva

Miguel Silva

Ajudo PME, organizações e grandes empresas a otimizar e desenvolver a sua presença na Internet de forma eficaz, com o objetivo de angariar clientes e/ou aumentar as vendas, ao mesmo tempo que constroem a sua reputação online. Por isso fundei o Blog Ecossistema Digital, onde publico artigos sobre Marketing Digital, Comércio Electrónico, Redes Sociais e assuntos relacionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.