Como saber se a sua boa ideia é de facto uma ideia brilhante?

Eureka! É isto que dizemos naquele momento de epifania profunda em que nos surge uma boa ideia. Para muitos de nós, que nos assumimos como empreendedores e estamos constantemente à procura de novas ideias de negócio, a tarefa de encontrar uma grande ideia é constante.

No entanto, se já encontrou a sua grande ideia de negócios, ou aquela que acredita ser uma ideia com pernas para andar… sugiro que tenha calma e respire fundo. Antes de começar a pôr a sua ideia em marcha, é necessário ter em primeiro lugar noção se é, de facto, uma ideia brilhante.

Embora não exista uma bola de cristal para o mundo de negócios onde possa validar o sucesso da sua ideia de negócios, pode ficar a saber se a sua ideia vai funcionar caso use um sistema muito confiável para determinar se deve investir mais tempo, talento ou recursos para desenvolver a ideia.

Por isso, o que sugiro que comece a fazer é responder às perguntas que lhe coloco abaixo.

1 – A sua ideia tem uma missão ou uma visão?

Uma boa ideia atrai e inspira as pessoas que se sentem assim impelidos a reunir-se em torno de tal ideia. Qual é o objetivo final? O que as motiva a querer seguir essa ideia? É algo que se mantém relevante e acessível, até mesmo em períodos difíceis da economia? Todas estas perguntas são pertinentes. A sua ideia deve ser boa ao ponto de deixar os seus consumidores apaixonados e dispostos a fazer de tudo, independentemente do custo, para a consumir.

2 – Existe mercado para essa boa ideia?

As pessoas gastam dinheiro em produtos e serviços que lhes resolvem problemas. O problema precisa de ser suficientemente grande para que as pessoas se preocupem o suficiente para o querer resolver. Passe algum tempo a pesquisar se a sua ideia preenche estes requisitos no mercado e se já foi feita alguma vez.

Mesmo que a sua ideia não seja pioneira, deve adicionar um toque inovador que a coloque acima da concorrência. A marca Dominos não inventou a pizza e não foram os primeiros a entregar pizza, mas especializaram-se em fazê-lo em 30 minutos ou menos.

3 – A sua ideia pode crescer?

Uma boa ideia de negócios deve ter espaço para expansão. Mesmo que comece a partir das bases, precisa de um plano para que, mais tarde, se consiga expandir. Os negócios, muitas vezes, não são tão lineares como pensamos. Não há uma linha direta, mas é óbvio que deve começar sempre com uma base na qual pode construir e expandir-se ao longo do tempo à medida que o mercado cresce e muda.

4 – A sua ideia é lucrativa?

Para ser bem sucedido no mundo de negócios, tem que ganhar dinheiro. Os seus produtos e serviços devem ter baixo investimento e alta margem de lucro. Quanto mais rápido conseguir ganhar dinheiro com sua ideia, maior será a probabilidade de ter sucesso. Faça uma longa pesquisa para descobrir quanto custa em média para dar forma a um negócio semelhante ao que quer começar. Além disso, considere o seu preço ideal. Aproveite o tempo para contar o custo mais cedo e pode assim economizar muito tempo e dinheiro.

Para a maioria das startups, pode esperar algum tipo de investimento. No entanto, se os seus custos de início de atividade forem muito pesados, será difícil manter esse negócio.

arte de empreender, boas ideias para negocios, comercio eletronico, como criar negocio, criar loja online, criar negocio, dicas para negocios, Empreendedor, empreendedorismo, excelentes ideias, grandes ideias, ideia de negocios, ideias para investir, melhores ideias crise, negocios, negocios online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.