Home / Marketing /

5 coisas que um briefing deve conter

5 coisas que um briefing deve conter

O briefing é um documento muito importante de uma empresa sempre que contrata serviços de design ou consultoria. Como o próprio termo briefing indica na sua língua original, o inglês, este deve ser um documento breve onde deve ser apresentada a sua empresa em termos gerais. De seguida, o briefing deve ser usada para o que realmente importa: explicar aquilo que deseja obter por parte de outra empresa.

Um dos casos onde o briefing é quase obrigatório acontece quando uma empresa contacta uma agência de design para obter um serviço como a criação de um logotipo ou até mesmo o desenho para um novo website. No briefing, a empresa deixa claro aquilo que idealizou para a sua empresa e que espera que a outra parte execute.

Usando sempre uma linguagem direta, o documento deve esclarecer os objetivos, as metas, os prazos e os orçamentos de cada novo projeto. Da mesma forma, pontos como o público-alvo, o material disponível e as etapas a executar devem fazer também parte do documento já que, uma vez terminado, será usado como guião para todo o projeto.

Dito isto, neste post é sobre o briefing que falamos, elaborando um pequeno guia sobre algumas das regras que deve seguir. Acreditamos que saber escrever um briefing é uma mais valia para qualquer profissional no mercado ou prestes a entrar nele, uma vez que dominará uma competência prezada pelas empresas.

5 coisas que um briefing deve conter

1 – Metas

Ao falarmos em metas não estamos a dizer para pegar numa folha de papel e traçar à sorte uma série de objetivos que acha que a sua empresa deve cumprir num determinado período. Tenha antes o cuidado de analisar aquilo que o cliente deseja, de reunir os seus colaboradores para fazer um brainstorming e perceber realmente a dimensão do espaço para o qual a empresa de pode alargar. Logo depois, vire-se para o Google e verifique se já há trabalhos feitos nessas áreas ou se será pioneiro. Só então conseguirá definir metas concretas e inovadoras que vão lançar todo o trabalho a planear no briefing.

   

2 – Prazos e orçamentos

De quanto tempo dispõe para receber o trabalho feito? E quanto dinheiro está disposto a investir? Uma vez mais, estas são decisões a exigir uma certa análise do mercado e da sua empresa. Quer apresentar um novo site ou um logotipo numa certa data? Então defina prazos em função dessa data, acrescentando sempre alguma margem temporal para evitar receber o trabalho tarde demais. No que diz respeito ao orçamento, deve deixar claro o montante que está disposto a pagar pelo projeto para que os envolvidos na sua execução saibam a margem de que dispõe para trabalhar.

3 – Público-alvo

A sua empresa nunca irá ao encontro dos desejos de todo o mercado. No entanto, há um grupo de pessoas que adere mais facilmente à sua identidade e àquilo que está a vender: o chamado público-alvo. No briefing deve incluir detalhes sobre esse mesmo público, como por exemplo a classe social a que pertence, a idade, o sexo, os rendimentos, entre outros. Estes dados serão usados por um criativo, por exemplo, para construir um site que provoque especial empatia com este público.

4 – Etapas

Como está estruturado todo o projeto? Isto é algo que deve esclarecer no briefing para que todos tenham noção das várias etapas a seguir. De forma a elaborar o cronograma, junte lado a lado as necessidades do seu cliente com as tarefas que precisam de ser realizadas para alcançar o trabalho final. Por questões de organização, sugerimos também que junto a cada etapa coloque o prazo em que deve ser cumprida.

5 – Material

Que materiais serão necessários para dar forma ao sue projeto? Isto deve estar também implícito no seu briefing, uma vez que deve considerar todos os recursos de que a empresa dispõe para tornar o projeto possível e listar as necessidades a suprimir. O ideal é que este trabalho seja usado para evitar desperdício e capitalizar lucros.


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Comentários

  • lenir moreira
    Novembro 12, 2017

    boa tarde estou estudando moda num colégio na minha cidade de cianorte chamado ceep tenho que fazer um trabalho de inspiração sobre carme miranda 2018 de inverno mais não consigo entender como fazer por mais que a professora explica sobre tendência mais complicado acho pode me da uma dica sobre como montar .desno de ja agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *