Conheça 6 dicas para estimular a sua criatividade

Tem dificuldades em ultrapassar os limites da criatividade e em criar algo que seja, de facto, genuinamente inovador? Este é um problema que acontece a muitos profissionais, principalmente aqueles que trabalham dia após dia no ramo do design, do marketing e da publicidade.

No entanto, por vezes é necessário saber como estimular a nossa criatividade. Por essa mesma razão, hoje decidi voltar-me para a Internet para fazer um pouco de pesquisa sobre este tema e tentar encontrar algumas dicas que me ajudem – e a todos vocês – a tirar o máximo proveito de novas ideias.

Assim sendo, apresento 6 dicas para estimular a sua criatividade e dar forma a excelentes trabalhos inovadores. Preparado? Vamos lá então.

6 dicas para estimular a sua criatividade

1 – Aprender através de colaboração

A curiosidade irá levá-lo à criatividade. Andrew Ng, que fazia parte do Google e agora está integrado na empresa Baidu, não acredita que a inovação provenha de flashes imprevisíveis de génio. Em vez disso, disse que enquanto seres humanos nos podemos tornar mais criativos e inovadores de uma forma sistemática.

“Na minha vida, descobri que, sempre que não tinha a certeza do que fazer a seguir, iria aprender muito, ler muito, conversar com especialistas. Não sei como funciona o cérebro humano, mas é quase mágico: quando lemos o suficiente ou falamos com especialistas suficientes, novas ideias começam a aparecer “, disse em entrevista à imprensa.

Na verdade, colaborar e aprender com os outros pode ser exatamente o que precisa para aumentar sua criatividade.

2 – Faça algo que ama

Preso a certas ideias? Não tem a certeza do que fazer? A sua vida precisa de algum equilíbrio para garantir que a sua criatividade não sofre. Na Internet, descobri hoje que, numa uma carta a seu filho, Albert Einstein lhe deu um óptimo conselho para estimular o filho a tocar piano: fazer algo de que gosta.

“Essa é a maneira de aprender mais, já que quando estamos a fazer algo com prazer não percebemos sequer que o tempo passou”, escreveu Einstein. “Às vezes estou tão envolvido no meu trabalho que me esqueço de almoçar”.

O amor e a criatividade estão entrelaçados. Um hobby, como tocar um instrumento, correr ou colecionar objetos de arte, pode ajudá-lo a relaxar e lutar contra o stress, dando um impulso à sua criatividade.

3 – Encontre inspiração à sua volta

Procure inovação em diferentes mercados e nichos para além dos quais aqueles em que atua. Procure investigar aquilo que as empresas estão a fazer e entender porque razões o fazem. Se não sabe por onde começar, faça a si mesmo a seguinte pergunta: é leal a que empresas? E porquê? Tirar inspiração de outros modelos de negócio é uma ótima maneira de aumentar a sua própria criatividade.

4 – Desligue-se (ou simplesmente não faça nada)

Às vezes, as suas melhores ideias virão quando não está a esforçar o seu cérebro, obrigando-o a alcançar a próxima grande ideia. Esta ideia pode surgir-lhe enquanto dorme, por exemplo. Uma boa noite de descanso irá ajudá-lo a ser mais produtivo e criativo.

Por outro lado, a grande ideia pode ocorrer-lhe enquanto a sua mente vagueia no chuveiro, ou enquanto faz meia hora de passadeira no ginásio, ou uma longa caminhada à beira mar. Por isso, lembre-se: se a sua criatividade estiver a faltar, desligue-se. Relaxe. E deixe o seu cérebro fazer a sua magia por si mesmo.

5 – Caminhe

Uma pessoa passa, em média, 7 a 15 horas sentado, todos os dias. É de loucos, certo? Isto é terrível para sua a saúde e o seu humor, o que significa que pode ser terrível também para a sua criatividade.

Uma investigação de Stanford indicou que andar melhora o pensamento criativo. Num estudo de acompanhamento, a HBR descobriu que as pessoas que participam em reuniões enquanto caminham são mais criativas e comprometidas. Ao caminhar durante o trabalho não resolverá a crise do assento nacional, mas é um passo na direção certa.

6 – Defina o ambiente certo

A falta de ideias ou a incapacidade de resolver um problema podem ser extremamente frustrantes. A menos que valorize silêncio completo, a música pode ser o ingrediente em falta para dar um impulso na sua criatividade. Quer um bom exemplo? Steve Jobs usava música para mudar o seu humor e se manter criativo. E se funcionou com ele… por que não haveria de funcionar contigo?

boas ideias, como ser criativo, criatividade, design, design digital, dicas para ser criativo, editar imagens, ideias criativas, ideias de negocio, ideias online, imagens inspiradores, inspiração, inspirador, ser criativo online, ter boas ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.