decorar sala

Conheça 5 dicas muito simples para decorar sala de estar

A decoração de uma casa é um aspecto que deve ser considerado por todos. Atendendo que este é o espaço onde passa a maior parte do seu tempo e onde recebe amigos e familiares, é importante que exista uma certa unidade visual e que o ambiente reflita a sua própria personalidade e gosto.

No espaço doméstico uma das divisões que costuma sobressair acima de outras é a sala de estar. Neste núcleo do lar, que costuma ser um espaço “público” para aqueles que recebe em sua casa, é normal encontrarmos certos elementos básicos: sofá, televisão, estantes, mesa, entre outros. Cada elemento presente irá ajudá-lo a relaxar, espairecer, e passar tempo de qualidade com os amigos e a família.

Se não sabe como decorar uma sala de estar, e está desmotivado porque pode ser uma tarefa desgastante, deixe-me então que lhe diga que pode também ser algo extremamente recompensador e divertido. Nos próximos parágrafos apresentamos algumas dicas para ajudá-lo a sua sala de estar.

Se deseja obter ainda mais informações e dicas sobre Decoração, não deixe de conferir o nosso E-Book Gratuito com 50 Dicas de Decoração para Casa e Escritórios Empresariais.

5 dicas para decorar sala de estar

1 – Idealize previamente como vai usar a sala de estar

Comece por fazer uma reflexão acerca do que deseja para a sua sala de estar. Pegue numa folha e comece a fazer uma lista de elementos que gostava de incluir no espaço, seja móveis a quadros e carpetes. Se preferir, pode mesmo fazer um esboço em desenho de como idealiza a sua sala. Porém, tenha em consideração alguns aspectos: o número de pessoas que vão usar a sala regularmente, os usos práticos que pretende dar à sala e a dimensão de certos elementos que certamente incluirá, como a televisão. A partir daqui pode definir outros aspectos como dimensão do sofá, o seu posicionamento, entre outros.

2 – Escolha um esquema de cores e um estilo

A escolha de um esquema de cores e de um estilo pode facilitar o seu trabalho como decorador. Se tem em mente um estilo que se adequa à sua casa na perfeição poderá aplicá-lo com facilidade. Considere as seguintes ideias para temas de sala de estar:

Tons Quentes

Para aplicar um tom quente à sua sala, comece por pintar as suas paredes com tons em verde-pepino e compre peças que acentuem o amarelo e o laranja, incluindo braços de cadeiras, almofadas e quadros. O esquema de cores cria um ambiente afetuoso e divertido.

Estilo Inglês

O estilo inglês implica a aplicação de papéis de parede, peças estampadas, móveis e porcelanas verdes, azuis, vermelhos ou cinzentas. É um estilo que permite compensar o excesso de cores com tons neutros, evitando que a sala de estar fique com uma aparência pesada.

Estilo Francês

O estilo francês, por sua vez, procura combinar padrões coloridos com listras e xadrez lado a lado com cores neutras. Se procura um estilo mais clássico, com peças vintage, este poderá ser o estilo mais adequado. Considere ainda em adicionar uma acentuação forte de vermelho ou azul e em adicionar cortinas elegantes.

Estilo Moderno

Encerramos com o chamado estilo moderno que aposta num design minimalista com base em tons neutros como o bege, o cinza e o castanho escuro. Atente ainda na escolha de móveis com linhas retas e superfícies lisas. Invista ainda num sofá com o formato de L em tons de bege e cinza escuro, que pode ser combinado com almofadas de cores semelhantes e uma mesa de centro de madeira escura.

3 – Tire as medidas

Este é um passo que não pode ser ignorado. Pegue na fita métrica e comece a medir a largura e comprimento da sua sala de estar, apontando as medidas num bloco ou no seu telemóvel, de forma a saber que móveis pode ou não comprar. Se já concretizou a primeira dica que sugerimos será capaz de perceber onde quer colocar cada móvel e elemento visual, fazendo por isso a medição apropriada. Sugerimos ainda que meça a altura do chão ao teto caso pretenda comprar um móvel alto.

4 – O Essencial

Não importa o estilo escolhido, o mobiliário comprado ou o posicionamento que idealizou para cada elemento. Para uma sala de estar necessitará sempre de certas peças indispensáveis que passamos a listar abaixo:

Um sofá – Sugerimos que faça um daqueles investimentos para a vida. Compre um sofá mais longo, com capacidade para 4 ou 5 pessoas, e um mais pequeno que dê para 2 ou 3 pessoas. Coloque-os de modo perpendicular um ao outro.

Mesa de centro – Uma mesa de centro é uma peça essencial para pousar revistas, livros, comandos de televisão, cinzeiros, entre outros.

Televisão ou lareira – Por norma, uma sala de estar é planeado em redor de um ponto de referência. A sala de estar contemporânea costuma ser planeada em função da televisão, mas há ainda quem opte pelo estilo tradicional e por organizar a sala em redor da lareira. Tudo depende da constituição da sua sala de estar e do seu gosto pessoal.

5 – Acrescente decorações

Uma vez realizadas todas as dicas apresentadas até aqui, está na altura de acrescentar objetos decorativos menores. Esta é uma questão que fica sempre ao seu critério e que deve refletir a sua personalidade e bom gosto. Ainda assim, apresentamos algumas sugestões: procure peças de arte para as paredes, decore o lintel da lareira com velas e fotografias, posicione uma taça de frutas no centro da mesa e decore a a mesa de centro com revistas e livros.




Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.


 

como decorar sala, decoração de sala simples, decoração de sala simples e barata, decoração moderna, decoração para sala, decoração para sala de estar, decoração sala de estar, decorando a sala, dicas de decoração barata, dicas de decoração para sala, dicas decoração, objetos de decoração para sala, sala de estar decorada, sala decoração, salas de estar decoradas


André Ferreira

André Ferreira

Nascido e criado no universo da publicidade, é impensável eu estar noutro lugar. Sou o fundador do Blog Publicidade & Marketing e também Digital Marketeer de profissão, mas sobretudo acredito que qualquer pessoa consegue alcançar o seu sucesso, através de muita dedicação e só com o apoio das ferramentas correctas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.