Evento empresarial: todo o trabalho que vem depois do evento terminar!

Achava mesmo que o fim de um evento era o “final” de tudo? Mesmo depois das salas se esvaziarem, dos convidados regressarem a casa e de empacotar tudo de volta ao escritório da empresa, deve ter bem em mente que o evento não chegou ao fim: significa apenas que entrou na fase a que gosto de chamar “pós-produção”.

Sim, se o seu evento empresarial foi um sucesso então está de parabéns. No entanto, não deixe que a sensação de triunfo se sobreponha a algo muito importante: as tarefas que devem tomar a sua atenção após a realização de um evento que reuniu tanta gente!

Está mais do que comprovado que os organizadores que alcançam maior sucesso no mercado são aqueles cujo trabalho não termina quando é encerrado o evento e os convidados deixam o local. Na verdade, segue-se um processo de análise profunda pós-evento para medir o impacto que cau sou, verificar se os objetivos foram cumpridos e que falhas se registaram e devem ser colmatadas num futuro evento organizado pela empresa.

Não estava consciente deste passo fundamental a dar na produção de eventos empresariais? Atrevo-me então a dizer que, se organizou eventos no passado, então é quase certo que deixou escapar informação valiosa que o poderia ter ajudado, nomeadamente recomendações e comentários dos participantes. Nos próximos parágrafos falo melhor deste processo que vem após o evento empresarial.

Evento Empresarial: como foi a reação do público?

Todos os empresários têm um objetivo, mesmo que não o formem em palavras ou o digam em voz alta: fazer a sua empresa crescer, colocando-a no topo do mercado e superando todas as expectativas do público. Por isso mesmo, a opinião que o consumidor tem acerca da empresa, dos produtos e dos eventos que promove é uma peça chave para saber que caminhos seguir para levar a marca a esse patamar que idealizou.

Mas como descobrir esta opinião dos consumidores? Antigamente, este era um processo complicado. Ou se faziam questionários no local ou se estabelecia um contacto após o evento (através de telefone ou carta). No entanto, como bem sabemos, hoje a realidade é muito diferente. Não só podemos usar os meios tradicionais, como enviar e-mails e usar as redes sociais para interagir com o público que esteve presente no evento. Por vezes parte até do próprio público usar a Internet para prestar a sua opinião acerca do evento!

A análise de todas estas opiniões permite assim alinhar as perceções dos organizadores com a realidade descrita pelos participantes. Se souber fazer as perguntas certas, obterá respostas que o ajudarão a entender melhor o público e o que verdadeiramente achou do evento. Mas que tipo de perguntas?

Abaixo apresentamos uma selecção de algumas delas:

  • A programação do evento foi ideal ou podia ser melhor?
  • A data do evento foi adequada ou seria oportuna outra data?
  • O palco e os oradores corresponderam às suas expectativas?
  • A divulgação sobre o programa foi suficiente para esclarecer todas as dúvidas dos participantes?
  • O serviço gastronómico do evento teve uma avaliação positiva ou negativa?

Ao fazer estas perguntas aos participantes do seu evento – seja através de um questionário enviado por e-mail ou até mesmo um questionário na página do evento no Facebook – conseguirá extrair informações relevantes sobre o público e aquilo que gostou e que gostava de ver melhorado no evento seguinte.  A partir deste feedback tão importante poderá tomar decisões e propor mudanças com maior precisão atendendo sempre a precisão e o sucesso.

campanhas de marketing, emprego organização de eventos, empresas de organização de eventos, eventos corporativos, eventos corporativos criativos, eventos empresariais, mercado de eventos, organização de eventos, organização de eventos lisboa, tipos de eventos empresariais

Comentários (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.