5 dicas para fazer dos seus clientes verdadeiros fãs da marca

Se abriu um negócio – seja ele digital ou tradicional – irá certamente ficar interessado com o artigo que lhe trago hoje: ao longo dos próximos parágrafos vou abordar um tema que tenho estudado e acompanhado e que diz respeito ao papel do cliente face ao nosso negócio.

Todos nós temos clientes, certo? No entanto, nem todos temos fãs da marca. A diferença pode não parecer muito fácil de identificar, mas garanto-lhe que existem pontos a diferenciar um fã de um mero cliente. O cliente é aquela pessoa que o visita para comprar um determinado produto ou serviço e que, mesmo que regresse, mantém uma relação automática e transaccional. Contudo, o fã é um upgrade do cliente: mesmo que faça compras na sua empresa, o fã está disposto – de livre vontade – a promover a marca dado o seu interesse que por ela sente. Este é um interesse que pode ser demonstrado de múltiplas formas: seja através da recomendação da marca a conhecidos, da exibição do seu logotipo na roupa, entre outros.

Assim sendo, neste artigo apresento então 5 formas de conseguir fazer do seu cliente um fã da marca. Não se trata de estratégias infalíveis, atenção! Todo o conhecimento que aqui partilho parte da minha própria experiência e de pequenos cuidados que adopto no dia a dia.

5 dicas para fazer dos seus clientes verdadeiros fãs da marca

1 – Se está a resultar… repita.

Imaginemos o seguinte caso: um cliente está sempre a chamar o empregado de mesa, num restaurante.  Primeiro, pede que diminua a temperatura do ar condicionado porque a sala está quente demais. Pouco depois, chama o empregado para se queixar que tem muito frio e a pedir que mude de novo o ar condicionado. Isto prolonga-se por mais de uma hora. O empregado, no entanto, foi muito paciente e nunca se aborreceu. Finalmente, um segundo cliente perguntou ao empregado por que não respondeu torto aos pedidos bizarros do cliente. “Ah, não me importo”, diz o empregado sorridente. “Nós nem sequer temos um aparelho de ar condicionado”.

Este é apenas um ligeiro exagero das interações diárias dos clientes com as organizações orientadas a serviços. O empregado ouve sem perder a calma. O cliente sente que o problema está a ser resolvido e deixa o restaurante satisfeito, partindo mesmo com vontade de regressar.

2 – Saber prever os problemas e como os resolver

Em vez de chegar ao ponto em que já só  tem clientes irritados, tente evitar problemas antes que se sucedam. Às vezes, basta que o cliente tenha alguém do outro lado com quem desabafar para que se sintam muito menos propensos a desabafar a sua frustração noutro lugar.

Se cometeu um erro e o site da sua empresa está em baixo, por exemplo, considere notificá-los imediatamente para que saibam que está a fazer o seu melhor para resolver o problema. Se, por outro lado, prevê atrasos num projeto ou entrega de uma encomenda, notifique o cliente imediatamente. Seja honesto e explique a situação, salientando que está a dar o seu melhor para encontrar a melhor solução. Caso a sorte esteja do seu lado, e consiga afinal entregar o pedido antes do tempo previsto, o cliente ficará impressionado com a sua honestidade e habilidade.

Orientar-se por cuidados simples como estes evitará problemas maiores na gestão do seu negócio.

3 – Ouça, envolva e aja

Os seus clientes e fãs estão todos presentes na Internet. Os seguidores estão no Facebook, Twitter, Google+, YouTube, Foursquare, GetGlue e até mesmo no Pinterest, apenas para citar alguns exemplos. E eles não estão apenas a consumir conteúdo – estão a criar conteúdo através de blogs, upload de vídeos e fotos e muito mais. Estes seguidores estão a falar de uma forma autêntica, um com o outro, sobre si, a sua marca e os seus produtos. Com as redes sociais, como você responde ao que os seus clientes dizem pode ser a diferença entre compensar mais os seus fãs ou perdê-los totalmente.

Imaginemos que ao fazer uma publicação no Facebook comete um lapso simples como escrever um erro ortográfico. Quando um seguidor da página encontra tal erro e o aponta através do comentário, vê-se confrontado com um problema ou uma oportunidade: como lidar com a situação? A forma como responde pode determinar, por exemplo, se o seguidor se vai tornar um fã.

4 – Aprenda com o cliente

Tanto quanto deve educar os seus clientes, deve também aprender com eles. Se lhes proporcionar maneiras fáceis de fornecer sugestões e comentários, muitos clientes terão prazer em partilhar o que gostam e não gostam sobre a marca, o seu produto ou serviço e o serviço ao cliente. Em vez de assumir uma posição defensiva, ouça atentamente os seus clientes mais frustrados. O mais provável é que digam o que muitos outros pensam.

Tanto quanto acha que entende o seu cliente, há sempre mais para aprender: se está a ouvir, o que ouve geralmente inclui algumas surpresas. Nenhum cliente é exatamente o mesmo. Quanto mais se concentrar em aprender e em entender as suas necessidades, melhor será o serviço que lhes pode fornecer e ao resto dos seus clientes. Além disso, poderá refinar os seus produtos, serviços e processos de maneiras pequenas, que proporcionem maior satisfação e conexões emocionais positivas.

5 – Aproveite momentos felizes

Quando um cliente acabou de ter uma experiência positiva por intermédio da sua empresa (especialmente se estiverem impressionados o suficiente para partilharem esse sucesso consigo!), é fundamental aproveitar esta oportunidade para, finalmente, os recrutar como promotores. Por favor, tenha em consideração que não é literalmente um “recrutamento”, mas sim uma forma de perceber quais as oportunidades estratégicas para que o cliente partilhe voluntariamente a sua experiência positiva com os outros.

Se está a prestar um serviço, responda aos elogios a dizer que está grato pelo reconhecimento e pela oportunidade de trabalhar com o cliente, mencionando que referências de clientes satisfeitos são importantes para a sua empresa. Quando apropriado, forneça materiais promocionais que facilitem que o cliente os encaminhe para terceiros.

Se você está a fornecer um produto ou serviço, use a oportunidade para solicitar um comentário rápido em algum site estratégico. Estes clientes super felizes que tiverem um contacto pessoal positivo deixarão as avaliações mais brilhantes, e muitas vezes irão fazê-lo com prazer.

atrair clientes, base de fãs, cliente digital, clientes, como atrair clientes, conseguir fãs, conversões de vendas, converter clientes, dicas para negocios, fãs, fãs da marca, fãs de página, Marketing, marketing digital, novos clientes, satisfação do cliente, satisfazer cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.