Feng Shui

10 dicas de Feng Shui para aplicar à decoração de sua casa

O Feng Shui, como provavelmente sabe, é uma arte tradicional chinesa que suporta a arquitetura e atua diretamente na escolha dos móveis para a decoração do seu espaço doméstico. De acordo com as regras mais básicas desta filosofia, os espaços devem ser organizados de modo a criar-se uma verdadeira harmonia entre o interior e o exterior da casa. O termo Feng Shui, aliás, lembra as palavras “vento” e “água” que, de acordo com a cultura chinesa, equivalem à saúde, felicidade, paz e prosperidade.

Os princípios do Feng Shui têm em consideração a presença de campos magnéticos e energéticos na disposição dos móveis. Cada escolha tem como objetivo criar ambientes acolhedores que são capazes de promover o bem-estar das pessoas que ali vivem. Escolher decorar a própria casa com consciência, seguindo os princípios e os conselhos do Feng Shui permite passar o próprio tempo em lugares agradáveis, confortáveis e arrumados, ideais para momentos de relax e para receber amigos.

Hoje, como deve ter percebido, decidi  trazer-lhe algumas dicas úteis para decorar a sua casa de forma harmoniosa e equilibrada seguindo as boas regras do Feng Shui.

10 dicas de Feng Shui para aplicar à decoração de sua casa

1 – Decluttering

No Feng Shui, a ordem é a palavra chave do sucesso. Antes de decidir mudar o sofá ou o espelho de lugar livre-se de tudo aquilo que é supérfluo. O excesso de objetos não utilizados ou em desordem, de acordo com o Feng Shui, impede o fluxo de energia positiva e pode criar situações de estagnação e ter um impacto negativo sobre o bem-estar da vida doméstica. O primeiro passo a dar passa por arrumar a casa todos os dias e livrar-se do que não precisa da forma mais ecológica possível.

2 – Cores

Se vai pintar a casa, escolha as cores adequadas. A escolha não deve ser aleatória e deve ser adequada para cada ambiente. Na sala de estar, cores como vermelho ou laranja facilitam a conversa com a sua família ou amigos. O azul e o verde nos quartos promovem sensações como relaxamento e um sono reparador, enquanto o cor-de-rosa estimula o romance e a paixão. O amarelo na cozinha, entretanto, estimula o apetite e fornece energia desde o início do dia.

3 – Sofá e Cama

A disposição dos móveis é um dos princípios básicos do Feng Shui. Na sala, o sofá deve ser posicionado de modo a que esteja virado para a porta de entrada. Assim, quem entra na casa percebe imediatamente a presença de um símbolo de acolhimento e hospitalidade. Além disso, o sofá deve ter o seu encosto perto da parede para dar uma sensação de proteção a quem se vai sentar. A cama, para criar uma situação de maior relax, deve ser posicionada de modo que não se encontre diretamente em frente da porta.

4 – Espelhos

O Feng Shui acredita que os espelhos podem obstruir o fluxo de energia positiva. A presença de um espelho perto da sua cama poderia dificultar o sono. Assim, o ideal seria colocar um espelho no interior das portas do armário ou num corredor fora do quarto.

5 – Janelas

As janelas da casa devem ser grandes o suficiente para permitir a entrada de luz natural para a iluminação dos espaços internos durante o dia. Deve ser dada uma atenção particular às janelas que dão para uma rua movimentada. Tenha ainda atenção que o trânsito dos automóveis não deve perturbar a harmonia da casa. O Feng Shui recomenda proteger as suas janelas com uma cortina de cor clara, que não prejudique a entrada da luz natural.

6 – Cozinha

A cozinha deve ser um espaço acolhedor e arrumado. A porta nunca deve ser posicionada atrás do cozinheiro, a fim de promover uma sensação de tranquilidade a quem está a cozinhar. O fogão deve ser mantido sempre limpo, a fim de favorecer a abundância e prosperidade. O forno nunca deve ser colocado perto do frigorífico ou da banca. Na cozinha, como em todas as outras divisões, deve-se preferir móveis com formas fluídas e arredondadas.

7 – Materiais

Para a decoração da casa, o Feng Shui aconselha que escolha materiais mais naturais possíveis, como a madeira, a pedra e o metal. Portanto, seria melhor evitar o uso de plásticos. O chão e as janelas de madeira permitem obter uma continuidade, pelo menos do ponto de vista visual, entre os ambientes externos e internos da casa.

8 – Casa de banho

De acordo com o Feng Shui, o banheiro pode ser posicionado em qualquer lugar da casa. Há porém uma recomendação importante: a porta do banheiro não deve se abrir diretamente para a cozinha, de modo a evitar a propagação de germes. Em banheiros deveriam haver sempre uma janela, de modo a permitir uma ventilação adequada e garantir condições de luz que possam permitir sua utilização sem recorrer à energia eléctrica durante o dia.

9 – As Escadas

As escadas no interior da casa devem ser sempre harmoniosas e não muito íngremes. Tenha em atenção que as escadas devem ter os degraus de altura regular e construídos com materiais naturais e resistentes.

10 – Jardim

A horta e o jardim não devem ser entregues ao abandono e descuido. Mesmo as plantas dentro de casa ou no terraço devem receber os cuidados necessários para evitar a presença de folhas secas e a sensação de desarrumação. A presença de áreas do jardim com plantas descuidadas dificulta o fluxo de energia positiva, favorecendo as emoções negativas.

blog decoração, cores do feng shui, cores no feng shui, decoração com feng shui, decoração de quarto feng shui, decoração feng shui quarto, decoração quarto casal feng shui, design interior, feng shui cores, feng shui decoração de interiores, feng shui decoração interiores, feng shui na casa, feng shui objetos de decoração, feng shui para casa, feng shui quarto, filosofia feng shui, fonte de agua decorativa feng shui, quadros para quarto de casal feng shui, revista decoração, revista feng shui decoração


André Ferreira

André Ferreira

Nascido e criado no universo da publicidade, é impensável eu estar noutro lugar. Sou o fundador do Blog Publicidade & Marketing e também Digital Marketeer de profissão, mas sobretudo acredito que qualquer pessoa consegue alcançar o seu sucesso, através de muita dedicação e só com o apoio das ferramentas correctas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.