impressão de outdoor

Impressão de Outdoor: um outdoor deve ser em papel ou lona?

Como bem sabemos e já exploramos várias vezes no blog Publicidade e Marketing, o outdoor é a designação popular dada a um painel de publicidade colocado na rua. Dadas as suas características, os outdoors demarcam-se assim pelas suas grandes dimensões, sobretudo em placas modulares, dispostas em locais de grande visibilidade, como à beira de estradas ou nas laterais de prédios e edifícios.

No entanto,  é importante sublinhar que os outdoors têm padrões, e nem todos os meios de comunicação comercial disponíveis são chamados de outdoor. Painéis rodoviários, empenas, bandeiras, lonas, frontlights, backlights e totens, são outros exemplos de publicidade exterior que por vezes são descritos simplesmente como outdoor quando, na verdade, não correspondem a este formato.

O outdoor é um painel ou placa com propaganda, com medida padrão de aproximadamente 3 x 9 metros, que se encontra acima do nível de rua e pode ser vista ao longo pelos transeuntes e condutores de automóveis.

Impressão de Outdoor: papel ou lona?

O outdoor de papel tem como foco garantir a visibilidade de campanhas curtas. Para tal, a sua durabilidade não costuma ultrapassar mais do que os 14 dias por semana. Após este período, as suas cores começam-se a desbotar e partes do papel começam a descolar do painel. Existem ainda poucas opções de papéis para outdoor, que pode variar conforme a grossura do papel ou material.

O outdoor em papel, que é sem dúvida o mais popular e comum do mercado, tem como grande benefício a rapidez de produção e baixo custo, que pode chegar a 85% abaixo do custo de produção de uma lona. No entanto, os outdoors em lona contam também com as suas vantagens que vejo consigo já de seguida.

Os outdoors de lona, e uma vez que esta é uma impressão mais cara, são por norma usados em campanhas com períodos maiores de tempo. Este é um bom investimento a fazer, já que o material oferece maior durabilidade que o papel. Existem diversos tipos de lonas disponíveis no mercado e seu valor normalmente está relacionado com a qualidade dos materiais que a constituem.

A lona de outdoor é basicamente fabricada com tecido que recebe uma camada de PVC. O tecido serve para trazer resistência e o PVC para receber a tinta da impressão. Logicamente, quanto maior o número de fios do tecido, mais resistente será a lona. Entretanto, 1uanto mais grossa for a camada de PVC, mais tempo a lona preservará as cores originais da impressão.

Se comparado como Papel, a lona traz maior vivacidade de cores, praticamente não apresenta rugas ou falhas visuais e sua durabilidade varia de 6 meses até 3 anos, dependendo das condições climáticas as quais ficará exposta. O método de aplicação da lona no painel de outdoor é realizado através de envelopamento com presilhas ou ilhós.

banner lona, como imprimir outdoor, Empena, grafica outdoor, impressão colorida, impressão de outdoor, impressão em tecido, impressão gráfica, impressão offset, impressão outdoor, imprimir outdoor, lona com ilhós, lona de banner, lona transparente, lonas impressas, outdoor de papel, outdoor gráfica, outdoor lona


André Ferreira

André Ferreira

Nascido e criado no universo da publicidade, é impensável eu estar noutro lugar. Sou o fundador do Blog Publicidade & Marketing e também Digital Marketeer de profissão, mas sobretudo acredito que qualquer pessoa consegue alcançar o seu sucesso, através de muita dedicação e só com o apoio das ferramentas correctas.

Comment

  • Avatar

    Jesus Terra Cabral

    Olá , estou querendo saber o valor do M² do Outdoor de papel , produto final !
    Com não tenho experiência , nesse tipo de publicidade , por favor me diz , se tem um tempo minimo da publicidade , ou se é precificado por períodos , e se o local e escolhido pelo cliente , em região urbana ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.