Liderança emocional: uma nova perspetiva para gerir o seu negócio

Nem tudo sobre liderança é racional, por muito que acredite nesta suma. Basta fazer um pequeno exercício para perceber que estou certo. Não acredita? Então vamos lá.

Desafio-o a fazer uma lista dos 5 líderes que mais admira. Não importa os nomes que apontar: podem ser homens de negócios, nomes influentes nas redes sociais, figuras proeminentes do mundo da política, da tecnologia, das ciências, de qualquer outra área.

Agora faço uma outra pergunta: olhando para todos esses nomes, por que razão os escolheu? A hipótese de que tenha feito a sua escolha porque admira tais pessoas pelas suas realizações é bastante alta. Mas aposto ainda que cada uma das suas escolhas tem uma carga emocional magnânime.

Esta capacidade de alcançar as pessoas de uma forma que transcende o intelectual e o racional é a marca de um grande líder. Todos têm isso. Eles inspiram-nos: é tão simples quanto isso. E quando estamos inspirados, damos o nosso melhor.

Então, surge uma pergunta: será que esta habilidade para inspirar as pessoas pode ser aprendida? A resposta é dúbia. Muitas pessoas não nasceram com o carisma suficiente para ser líderes. Para vos ser sincero, hoje convenço-me cada vez mais disto.

Mas para aqueles que não são líderes natos (por norma, a grande maioria), existem certas habilidades que podem ser adquiridas e devidamente aperfeiçoadas. Em tais situações, as suas hipóteses de envolver o seu talento na ação são ainda maiores.

Está tudo relacionado com o termo inteligência emocional: uma forma de liderança que nos faz ver para além do raciocínio. Ao longo dos próximos parágrafos, falo-vos um pouco dos pilares que sustentam a liderança emocional.

Liderança emocional: ser líder dominando a emoção

1 – Inteligencia emocional

Os grandes líderes entendem a empatia e têm a capacidade de ler as necessidades e desejos das pessoas (às vezes inconscientes, muitas vezes não declaradas). Isso permite-lhes falar com tais necessidades e, sempre que possível, cumpri-las. Quando as pessoas sentem que são entendidas e que existe empatia com o seu líder, elas respondem. Uma ligação como nenhuma outra é assim formada.

2 – Aprendizagem contínua

Curiosidade e um desejo insaciável de sempre fazer melhor é a marca de um grande líder. Os grandes líderes raramente estão satisfeitos com o status quo e recebem novos conhecimentos e conhecimentos frescos (mesmo que desafiadores). É tudo sobre investir em si mesmo.

3 – Contextualizaçã0

Grandes líderes respondem a cada desafio de forma diferente. Eles sabem que o que funcionou numa situação pode ser inútil noutra. Antes de agir, certifique-se de compreender as especificidades da situação e adaptar as suas ações em concordância.

3 – Nem tudo é sobre controlo

Muitas pessoas pensam que liderança é sinónimo de controlo. Na verdade, grandes líderes inspiram e depois desviam-se. Eles sabem que as pessoas talentosas não precisam nem querem pessoas a geri-las. A liderança é assim sobre influência, orientação e suporte, e não controlo. Procure maneiras de fazer o seu trabalho e depois fique fora do caminho para que as pessoas possam fazer o delas.

 

4 – Bondade e respeito

Ignorância e arrogância são assassinos de liderança e  uma marca de insegurança. Tratar todos com um nível básico de respeito é um traço absoluto de liderança. E a gentileza é o presente que você, enquanto líder, continua a devolver. Claro, haverá sempre pessoas a provar não merecer respeito e que devem ser tratadas em concordância com o seu comportamento. Mas esse trabalho será muito mais fácil e terá muito menos impacto na sua organização, se tiver uma reputação de bondade, honestidade e respeito.

5 – Colaboração

Os empregos e carreiras das pessoas são parte integrante das suas vidas. Quanto mais fizer pela sua organização, mais facilmente fará da sua equipa mais do que subordinados: parceiros. Isso significa, na medida do possível, comunicar as estratégias, objetivos e desafios da sua organização. Por outro lado, faz com que a sua marca se torne numa marca de respeito. As pessoas não serão apanhadas de surpresa com contratempos se estiverem por dentro de tudo o que se passa.

como liderar empresa, como ser lider, dicas para liderar, emoção, estrategias de liderança, grandes lideres, líder, lider empresarial, liderança, liderança emocional, liderança racional vs liderança emocional, liderar, liderar equipa, melhores lideres do mundo, os melhores lideres empresariais, técnicas de liderança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.