Logos do Google: a evolução da identidade corporativa

Todas as pessoas com ligação à Internet conhecem e usam o Google diariamente. Assumindo-se, à primeira vista, como um mero motor de pesquisa para navegarmos no complicado e vasto mar que se tornou a Internet, o Google é hoje muito mais do que um serviço de filtragem de sites: é uma multinacional com ramificações internacionais, que assume um dos monopólios mais valiosos do mundo tecnológico em pleno século XXI.

A Google Inc. apresenta-se como uma multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. Hospedando e desenvolvendo serviços e produtos baseados na Internet, deve a maioria dos seus lucros a publicidade feita através do Google Adwords. Fundada em 1998, a empresa tem feito o seu melhor para acompanhar a evolução digital que se continua a manifestar de ano para ano.

A evolução, claro está, passa também pela modelagem da identidade corporativa do Google. Ao longo destes quase 20 anos que passaram, os logos do Google foram-se adaptando a novas tendências procurando melhor servir os utilizadores.

Os logos do Google: uma viagem por 20 anos de identidade corporativa

Bem sabemos que o logotipo do Google aparece em várias configurações para identificar a empresa de mecanismos de pesquisa. No entanto, aquele logo que hoje encontramos se formos ao motor de pesquisa está longe de ser aquele que acompanhava o site aquando do seu lançamento.

Em 1998, o fundador  do Google, Larry Page, criou uma versão computadorizada das letras do Google usando o programa gráfico gratuito, o GIMP. Pouco mais tarde, o tipo de letra foi alterado e um ponto de exclamação foi adicionado imitando o Yahoo! logotipo. Já abaixo, pode ver as primeiras tentativas desta plataforma para dar os primeiros passos na construção do logo que hoje conhecemos:

 

“Houve uma série de diferentes interações de cores”, disse Ruth Kedar, a designer gráfica que desenvolveu o logo que realmente tornou esta ferramenta numa plataforma famosa. “Acabamos com as cores primárias, mas em vez de ter o padrão em ordem, colocamos uma cor secundária no L, o que trouxe de volta a ideia de que o Google não segue as regras”.

 

Em 2010, o logotipo do Google (que se encontra acima) recebeu a sua primeira grande revisão desde 31 de maio de 1999. O novo logotipo foi primeiro visto pelo público a 8 de novembro de 2009 e foi lançado oficialmente a 6 de maio de 2010. Olhando bem para ele, percebemos que utiliza um tipo de letra idêntico ao logotipo anterior, mas o “o” é claramente mais cor de laranja no lugar do “o” anteriormente mais amarelado, além de uma sombra muito mais subtil, renderizada num  estilo de sombreamento diferente.

A 19 de setembro de 2013, o Google apresentou um novo logotipo “plano” (bidimensional) com uma paleta de cores ligeiramente alterada. A 24 de maio de 2014, o logotipo do Google foi atualizado, o segundo ‘g’ moveu um pixel e o ‘l’ foi movido para baixo e para a direita um pixel. O antigo logotipo do Google de 2010 permaneceu em uso em algumas páginas, como a página Google Doodles, por um período de tempo.

A 1 de setembro de 2015, o Google lançou um polémico “novo logotipo e família de identidade” projetado para funcionar em vários dispositivos.  A diferença notável no logotipo é a mudança no tipo de letra. As cores permaneceram as mesmas: no entanto, o Google mudou para um tipo de letra sem-serrâneo geométrico moderno chamado Product Sans, criado internamente no Google (e também usado para o logotipo do Alfabeto).

cores do google, google, google adwords, google doodles, google foundation, google logo marca, google trends, historia do google, identidade visual do google, imagem do google, larry page, logo marcas, logos do google, marketing google

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.