Design Gráfico

Quais são as melhores cores para folhetos de marketing?

No nosso blog já apontamos anteriormente que os folhetos continuam a ser utilizados por milhares de empresas. Mesmo que passemos neste momento pela era do digital, a verdade é que há certas estratégias do marketing tradicional que manterão para sempre o seu valor e utilidade. Os folhetos, principalmente quando utilizados em comunidades locais, prometem resultados rápidos.

Porém, tudo conta no mundo do design gráfico e da comunicação, especialmente as cores.  Mais do que optar pelo seu gosto pessoal, deve escolher as cores do seus folhetos seguindo regras estéticas e semióticas. A ideia é que consiga atrair o atenção da audiência para o seu folheto e usá-lo para facilmente criar uma ligação emocional positiva.

Neste post, apresentamos as 5 cores mais usadas em folhetos de marketing para que possa fazer a decisão de forma acertada, consciente do que significa cada cor e quais as sensações que transmite à audiência.

Análise às cores mais comuns em Folhetos de Marketing

Amarelo

Parece não haver margem para dúvidas: as cores vivas atraem a atenção da audiência e o amarelo é uma das que mais chama a atenção. Ainda assim, tenha cuidado na quantidade de amarelo que usa no seu folheto de forma a evitar fadiga visual. Para o texto, procure usar cores escuras, que facilmente se articulam com o amarelo quando colocadas como cor de fundo. Entretanto, a nível emocional a cor está fortemente associada ao sol e ao sentimento de alegria.

Vermelho

Não precisamos que ninguém nos diga que o vermelho é uma cor forte e poderosa, que evoca sentimentos excitantes. Se quer mesmo chamar a atenção da sua audiência, esta é sem dúvida a cor que deve utilizar. De preferência, combine o vermelho com o preto para permitir ao leitor que se foque mais facilmente no que realmente interessa no folheto.

Laranja

Entretanto, o laranja é também uma boa cor a usar no seu folheto, uma vez que consegue chamar a atenção tão bem como o vermelho. Ainda assim, fique desde já a saber que esta não é uma cor utilizada frequentemente por designers, já que nem sempre é fácil combiná-la com outras cores. O laranja é associado psicologicamente a estados de alma outonais.

Verde escuro

O verde escuro  é uma cor que exige a atenção da audiência e que, por parte dos designers, deve ser especialmente considerada e usada com outras cores que estabeleçam um contraste forte. Mas atenção! Ao usar o verde escuro num texto, pode dificultar muito a leitura. A nível semiótico, esta é uma cor extremamente relacionada com a natureza – com a sua clara associação às florestas – mas simboliza também saúde e novidade.

Preto

O preto nunca sai de moda, não é? Não é difícil perceber porquê. O preto, por ser uma cor neutra, comunica muito facilmente com a audiência, especialmente quando utilizada em folhetos de marketing. A utilização de letras pretas e grossas permite ainda que o título do folheto sobressaia facilmente e prenda a atenção do leitor. A nível de design, o preto contrasta facilmente com a maioria das cores e é esteticamente agradável. Já a nível psicológico, simboliza poder e elegância.