O que é um blog Finalmente um Guia que explica o conceito.

O que é um blog? Finalmente um Guia que explica o conceito

O que é um blog? Esta é talvez das perguntas mais comuns e um dos conceitos mais subentendidos.

Muito longe vai o tempo em que um blog era apenas e só um diário ou um jornal online, usado para expor pensamentos! Hoje em dia, é talvez a ferramenta mais poderosa de marketing digital.

Mas, muitos empresários ainda não perceberam isso e continuam a ser diariamente ultrapassados pela concorrência.

Se quer começar a estar na vanguarda do marketing digital, invista num blog corporativo. Mas, no Blog Publicidade e Marketing vamos explicar-lhe de seguida tudo o que precisa saber.

 

O que é um blog?

Um blog é um diário ou um espaço localizado dentro de um site. O conteúdo do mesmo incluí por norma textos, vídeos, imagens, gifs ou scan de documentos antigos que ajudam a tornar o conteúdo ainda mais apelativo.

O mesmo pode ter apenas uma utilização pessoal, servir como forma de conversa e partilha de opiniões de um grupo, ou para comunicar com um determinado target.

Assim sendo, e nos dias que correm, para os empresários o último motivo é o mais comum para terem um blog e produzirem conteúdos relevantes para o consumidor.

A par disso ao criar um blog este ser público (acessível por qualquer pessoa) ou privado (não é possível aceder sem ter as devidas credenciais).

Quando um blog é público, o mesmo pode ser encontrado de diversas formas pelo leitor, mas, as mais comuns são:

  • Através de links disponíveis no próprio site ou em sites externos
  • Nos perfis das redes sociais
  • Na assinatura do email
  • Em campanhas de email marketing
  • Através da pesquisa por palavras-chave no google

A par desta questão, o conteúdo de um blog pode ser publicado de diversas formas. Pode estar todo numa página do seu blog, ou estar configurado com diversas páginas.

Mas, independentemente da sua forma de organização, saiba que o conteúdo irá sempre aparecer ao leitor de forma inversa à ordem cronológica.

Ou seja, o conteúdo mais recente é o primeiro a ser exibido.

 

Blogs e sites – Quais as principais diferenças

Agora que já sabe o que é um blog, é importante perceber que existe uma diferença considerável entre um blog e um site.

Tenha em conta que a principal diferença entre um blog e um site, é que o primeiro é um tipo específico de conteúdo que é produzido para um determinado tipo de página.

Por norma este tipo de confusão ocorre porque muitos empresários não têm o blog integrado dentro do site. E, dizemos-lhe desde já que isso é um erro.

E porquê? Porque na sua essência o trabalho de um blog é trazer tráfego para o seu site. Claro que para isso é preciso ter uma boa estratégia de content marketing, SEO e um calendário editorial que lhe permita organizar-se.

Mas, se o blog não está dentro do site, o consumidor irá ler o que escreveu, mas não vai associar esse conteúdo à sua marca. E isso, é uma perda enorme para o seu negócio.

Lembre-se sempre: os principais motivos para ter um blog são:

  • Estabelecer liderança na sua área de atuação
  • Ajudar o seu negócio a ser encontrado de forma gratuita no Google
  • Ser interativo e dinâmico
  • Facilitar o processo de compra e venda
  • Garantir-lhe resultados permanentes
  • Educar o consumidor sobre o seu produto
  • Aumentar a visibilidade e notoriedade da marca
  • É uma forma simples de melhorar o relacionamento com os seus potenciais clientes

Como vê, ter um blog pode ser sim aquilo que faltava para o seu negócio alavancar online. Por isso, agora que já sabe o que é um blog, está na hora de começar a trabalhar nesta estratégia.

blog corporativo, o que é preciso para criar um blog, o que é um blog, o que é um blog blog, o que é um blog brainly, o que é um blog como funciona, o que e um blog corporativo, o que é um blog de publicidade, o que é um blog e como funciona, o que é um blog e para que serve, o que é um blog e suas caracteristicas, o que é um blog na internet, o que é um blog pessoal, o que é um blog pessoal no instagram, o que é um blog post, o que é um blog responsivo, o que é um blog resumo, o que é um blog? escolha uma:, o que é um favicon no blog, o que é um gadget no blog, o que é um post no blog, por que aumentar visitas no blog não é considerado um objetivo para o marketing de conteúdo?


Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo, sou fundadora da FindUp e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.