produtividade

9 dicas para melhorar a sua produtividade no local de trabalho

Felizmente (ou não), o nosso dia é bastante limitado no que diz respeito a tempo. Portanto, aproveitar ao máximo o seu tempo é um cuidado a ter se não gosta de ficar até tarde no seu local de trabalho a terminar as tarefas ao qual não se conseguiu dedicar durante o dia.

Ser mais produtivo no trabalho não é propriamente uma ciência complicada, mas exige que faça uma melhor gestão do seu tempo e recursos. Por essa mesma razão, trago-lhe hoje este artigo na tentativa de melhorar a sua produtividade no trabalho.

9 dicas para melhorar a sua produtividade no local de trabalho

1 – Acompanhe e limite quanto tempo está a gastar em tarefas

Mesmo que acredite ser muito bom ao avaliar quanto tempo está a gastar em várias tarefas, alguns estudos de mercado sugerem que apenas cerca de 17 por cento das pessoas são capazes de estimar com precisão a passagem do tempo. Uma ferramenta como o Rescue Time pode ajudar, informando-lhe exatamente quanto tempo gasta nas tarefas diárias, incluindo redes sociais, e-mail, processamento de texto e aplicativos.

2 – Faça pausas regulares

Parece contra-intuitivo, mas fazer pausas programadas pode ajudá-lo a melhorar a sua concentração. Alguns estudos de mercado mostraram que fazer breves interrupções durante longas tarefas o ajudam a manter um nível constante de desempenho, enquanto trabalham numa tarefa, sem pausas, conduzindo a um declínio constante do ritmo de trabalho.

3 – Definir prazos auto-impostos

Embora geralmente pensemos em stress como algo mau, um nível de stress aceitável e capaz de gerir pode ser útil, dando-nos foco e ajudando-nos a atingir os nossos objetivos. Para tarefas ou projetos abertos, tente dar um prazo e, em seguida, cumpri-lo. Pode ficar surpreendido consigo mesmo ao descobrir quão concentrado e produtivo pode ser quando você está debaixo de pressão.

4 – Siga a “regra dos 2 minutos”

O empresário Steve Olenski recomenda a implementação da “regra dos dois minutos” para aproveitar ao máximo as pequenas janelas de tempo em que trabalha. A ideia é esta: se vir uma tarefa ou ação que sabe que pode ser feita em dois minutos ou menos, faça-a imediatamente. De acordo com Olenski, completar a tarefa imediatamente leva menos tempo do que ter que voltar a ela mais tarde. Implementar isso tornou-se numa das estratégias de conteúdo mais influentes do meio online.

5 – Diga não às reuniões

As reuniões acontecem com regularidade – e ocupam grande parte do seu dia a dia. De acordo com Atlassian, o trabalhador de escritório médio gasta mais de 31 horas por mês em reuniões que não são produtivas. Antes de marcar a sua próxima reunião, pergunte-se se pode alcançar os mesmos objetivos ou tarefas por e-mail, telefone ou reunião online (o que pode ser um pouco mais produtivo).

6 – Faça reuniões em pé

Se precisa mesmo de ter uma reunião, há algumas evidências de que as reuniões em pé podem resultar numa maior excitação do grupo, menor territorialidade e melhor desempenho. Para aqueles momentos em que as reuniões são inevitáveis, procure ser criativo.

7 – Não faça multitasking

Embora tenhamos a tentação de fazer multitasking para poupar tempo, o contrário pode, de fato, ser verdade. Os psicólogos descobriram que tentar fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode resultar em perda de tempo e produtividade. Em vez disso, tenha o hábito de se comprometer com uma única tarefa antes de passar para o próximo projeto.

8 – Trabalhe em intervalos de 90 minutos

Investigadores da Florida State University descobriram que os artistas de elite (atletas, jogadores de xadrez, músicos, etc.) que trabalham em intervalos não superiores a 90 minutos são mais produtivos do que aqueles que trabalham mais de 90 minutos. Os mesmos investigadores também descobriram que os assuntos de melhor desempenho tendem a funcionar durante períodos não superiores a 4,5 horas por dia.

9 – Desista da ilusão da perfeição

É comum que os empresários estejam unidos na tentativa de aperfeiçoar uma tarefa – mas a realidade é que nada é perfeito. Em vez de perder tempo a perseguir essa ilusão, coloque a sua tarefa na melhor das suas habilidades e siga em frente. É melhor completar a tarefa e deslocá-la do seu prato; se necessário, pode voltar a ela, ajustá-la ou melhorá-la mais tarde.




Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.


 

como estar concentrado, dicas de trabalho, Empreendedor, empreendedorismo, otimizar tempo, poupar tempo, produção, produtividade, produtividade empresarial, rescue time, ser produtivo, ser produtivo no trabalho, tecnicas de trabalho, trabalhar mais rapido, trabalhar rapido, trabalho de qualidade


André Ferreira

André Ferreira

Nascido e criado no universo da publicidade, é impensável eu estar noutro lugar. Sou o fundador do Blog Publicidade & Marketing e também Digital Marketeer de profissão, mas sobretudo acredito que qualquer pessoa consegue alcançar o seu sucesso, através de muita dedicação e só com o apoio das ferramentas correctas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.