O que é e como funciona a sublimação têxtil?

O processo de sublimação têxtil é uma técnica de personalização que permite fazer estampagens em peças brancas feitas de 100% poliester. Atenção ao que acabamos de dizer: o processo de sublimação têxtil só funciona mesmo com peças brancas.

Apesar desta pequena desvantagem, esta é sem dúvida uma opção a considerar se precisa de fazer peças de roupa técnicas ou desportivas (uniformes para os seus trabalhadores, camisolas para promover uma corrida, etc.). Não dizemos isto à toa: o poliester não tapa os poros, permitindo que a pele respire e que não sofra de problemas de transpiração. Para quem for usar a peça durante várias horas, ou fazer exercício físico com ela, é sem dúvida uma boa escolha.

Como vamos ver mais à frente, a sublimação têxtil é feita através da utilização de uma impressora de jato de tinta, papel especial e uma prensa térmica. A tinta, claro está, não é como a que utilizamos para imprimir documentos. Trata-se de uma tinta especial, com uma fórmula química adulterada e própria para a estampagem permanecer no tecido.

As vantagens entretanto provam que o investimento vale mesmo a pena. A impressão em sublimação não sai com nada, podendo lavar a peça de roupa as vezes que quiser sem danificar a estampagem. Esta garantia é dada pelo facto da tinta ser fundida quimicamente com o tecido.

Além do mais, a tinta não é sensível ao toque e não pesa de forma alguma. E o melhor de tudo guardamos para o fim: se o processo de sublimação têxtil só pode ser aplicado em peças 100% poliéster e brancas, isto não significa que esteja limitado a nível de cores. É possível estampar todas as imagens que quiser sem se preocupar com as cores a usar!

Uma vez explicado tudo isto, explicamos já de seguida como funciona o processo de sublimação têxtil.

Como funciona a sublimação têxtil?

Antes de mais, fique alerta de que este é um processo que não conseguirá reproduzir em casa. Quer dizer, poderá reproduzir se tiver o equipamento certo, algo que é pouco provável, dado o valor do material.

Em primeiro lugar, começa-se por imprimir o desenho a estampar no tecido, usando uma impressora ou plotter que esteja abastecido com tintas especiais para o efeito. O papel onde fará a impressão deve ter também características especiais de forma a não absorver a tinta. Sim, leu bem. A impressora imprime a imagem no papel, dispondo nele a tinta, mas o papel não faz a absorção.

O passo seguinte implica então colocar o papel sobre o tecido da peça a personalizar. O lado do papel onde se encontra a tinta é aquele que deve encostar com o tecido. Já está? Então depois colocamos a peça na prensa e esperamos que a tinta se evapore com o calor, penetrando nas moléculas de poliéster.

Ao abrirmos a prensa podemos remover o papel especial que utilizamos para fazer a primeira impressão. E aqui está: assim temos uma peça de roupa com uma estampagem personalizada ao nosso gosto.

artes gráficas, camisetas com estampas, camisetas estampadas, camisetas para estampar, como estampar camisetas, curso de sublimação, estampagem, estampar camisetas, estamparia de camisetas, estampas camisetas, estampas de camisetas, estampas para camisetas, impressora epson sublimatica, o que é sublimação, ponto da sublimação, prensa para sublimação, prensa termica para sublimação, t shirt branca, tipografias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.