Home / Comunicação Visual /

10 blogs de design para acompanhar todas as semanas

blogs de design

10 blogs de design para acompanhar todas as semanas

Uma das particularidades que tenho vindo a apreciar na Internet é a liberdade criativa e expressiva que permite a qualquer pessoa expressar-se da maneira que gosta. Após pesquisas na Internet tenho descoberto blogs incríveis sobre o mais variado tipo de temas. Artistas, designers e profissionais de todas as áreas deixam o registo mais sério e institucional dos sites para se dirigirem a nós num registo mais informal e descontraído e nos mostrarem de perto aquilo que fazem.

Hoje partilho consigo alguns dos blogs de design que tenho encontrado e acompanhado e que se dedicam puramente ao design. Mais do que mostrarem trabalhos inspiradores, capazes de inspirar qualquer artista durante um bloqueio criativo, estes blogs oferecem ainda conselhos inteligentes de negócios, truques para trabalhar com certos softwares e fazem ainda um balanço das últimas tendências de mercado.

Já abaixo deixamos o nosso top. De que blog gostou mais? Queremos saber a vossa opinião através da caixa de comentários.

10 blogs de design para acompanhar todas as semanas

1 – The Dsgn Blog

O The Dsgn Blog é tudo aquilo que um blog de design deve ser. Fundado e gerido por uma designer croata, Ena Baćanović, este pequeno cantinho da blogosfera compila trabalhos de jovens designers e estudantes de todo o mundo. Numa mistura de estilos e talentos é nos dada uma amostra muito próxima da criatividade jovem no setor do design.

2 – Design is Fine. History is Mine.

Este é um blog do site Tumblr e que conta com um feed divertido. Basta entrarmos para ficarmos imediatamente deliciados com o design retro e nostálgico, da velha escola, desenvolvido por um professor alemão que dá aulas de história do design. Uma vez mais, aqui podemos encontrar alguns dos melhores trabalhos de design alguma vez realizados.

3 – Design Cloud

O blog Design Cloud destaca-se pela sua limpeza e minimalismo, mas não é por isso que deixa de expressar menos talento. Os trabalhos aqui partilhados recaem nas áreas da tipografia, litografia, ilustração, arte visual e design gráfico. Poderá aqui encontrar alguns dos melhores trabalhos recentes de cada uma destas áreas.

4 – Hooked

O blog Hooked é um dos nossos favoritos desta lista. Este blog dedica-se a partilhar arte de rua de todos os recantos do mundo, bastando apenas que tenham sido feitos com dedicação e paixão. Há de tudo um pouco, desde ilustrações, a estêncil e screen printing. Um excelente blog para visitar se estiver à procura de boas ideias.

5 – Sex, Drugs and Helvetica

O blog Sex, Drugs and Helvetica – criado por designers de Melbourne e Brisbane – apresenta conselhos práticos para todos os designers a trabalhar como freelancers, com proteção de direitos de autor e preços. Claro está que aqui poderá também encontrar exemplos de trabalhos de design dignos de nota.

6 – Book Design Blog

O Book Design Blog é uma verdadeira biblioteca repleta de bons exemplos de designs de livros, exibindo trabalhos em capas de clássicos da literatura assim como de obras publicadas autonomamente por autores e até mesmo magazines online. Uma excelente galeria para inspirar designers que trabalhem na área da literatura e impressão.

7 – Creative Review

O blog Creative Review – que é uma extensão da popular revista norte-americana Creative – é o local perfeito para encontrar algumas das últimas notícias do mundo do design e conhecer ainda reviews de trabalhos conceituados deste mundo. Poderá ainda envolver-se em discussões artísticas e conhecer trabalhos criativos no campo da publicidade.

8 – Design Clever

O Design Clever, que assenta também no Tumblr, foi desenhando por Jonathan Ring e Bethany Baker para celebrar o trabalho de jovens mentes criativas. Os designers convidam todos a enviar os seus trabalhos para o e-mail do blog para que os vejam publicados caso expressem de facto talento e sejam capazes de inspirar a criatividade de outros.

9 – Mr Cup’s Graphic Exchange

O designer francês Fabien Barral, conhecido pelo seu pseudónimo Mr. Cup, partilha a sua experiência através do blog Mr Cup’s Graphic Exchange. É neste espaço digital que partilha projetos internacionais da sua autoria e terceiros e que forma a base de uma nova revista dedicado ao design chamada Walter.

10 – Creative Boom

Capaz de proporcionar uma boa dose de arte, design gráfico e inspiração fotográfica – o blog Creative Boom está direcionado para as indústrias criativas e oferece conselhos práticos assim como recursos que provarão ser úteis para qualquer designer. A gestão do blog é feita por uma equipa de designers distribuídos por todo o mundo.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *