Home / Marketing /

6 DICAS BOMBÁSTICAS de como praticar Buzz Marketing sem investir muito dinheiro

6 DICAS BOMBÁSTICAS de como praticar Buzz Marketing sem investir muito dinheiro

 

Todos os negócios necessitam de promover para atrair interesse por parte do seu público-alvo. No entanto, temos o caso das Startups, muitas das vezes sem dinheiro e com dificuldade em encontrar um budget para investir em campanhas de marketing. Temos uma boa notícia, não se preocupe neste artigo vamos partilhar seis dicas bombásticas para fazer Buzz Marketing sem despender de muito dinheiro!

Antes de partilharmos as dicas, primeiro vamos perceber o que se entende por buzz marketing. O Buzz Marketing é uma técnica de marketing com foco em maximizar o potencial do passa-a-palavra de uma determinada campanha ou produto, seja através de conversas entre familiares e amigos dos consumidores ou discussões em maior escala nas plataformas de mídia social. Ao fazer com que os consumidores falem sobre os seus produtos e serviços, as empresas que praticam o buzz marketing esperam aumentar a sua conscientização através do crescimento do tráfego on-line e do aumento de vendas e lucros.

 

Leia as dicas e crie uma estratégia de buzz marketing infalível.

 

1. Construa uma rede

Seja on-line ou fisicamente, a rede é uma das etapas de marketing mais importantes que todo o empresário deve adoptar e isso pode ser feito gratuitamente ou por um pequeno custo.

Uma das estratégias mais comuns é participar em feiras ou visitar-las ( caso opte por participar tem disponível stands pequenos ), aproveitando para distribuir cartões de visita. Procure eventos locais que possam atrair clientes e influenciadores. Envolva-se com outros empresários experientes e absorva qualquer informação útil que lhe seja partilhada.

 

2. Iniciar um concurso ou passatempo

Já ouviu o case da Bike Wrappers? Muito bem, Brent Thomas estava procurando uma forma de promover os seus reflectores de bicicleta. Então ele criou uma caçada em toda a cidade natal, onde escondeu os produtos e usou a rede social Twitter para dar pistas sobre os locais.

O seu evento levou cinco horas, fez com que blogs locais escrevessem sobre o seu produto e gerou um aumento de vendas perto dos 200%. Concursos como este são uma óptima forma de engajar os clientes e se aproximarem mais do produto, este tipo de evento custa muito pouco, especialmente quando consegue ser promovido de forma gratuita através de comunicados de imprensa, e-mail e mídias sociais.

 

3. Seja social

Independentemente do seu tipo de negócio, é provável que os seus clientes e público-alvo usem alguma rede social. Até as empresas B2B geralmente obtêm sucesso no LinkedIn e, ocasionalmente, no Twitter, enquanto o Facebook e o Twitter costumam ser os favoritos das B2C.

   

Crie a página de empresa e um grupo, locais esses onde vai partilhar conteúdo relevante e ofertas especiais para os seus seguidores. Este é um dos primeiros passos para iniciar o engajamento.

 

4. Recompense a lealdade

É importante lembrar os seus clientes de voltar a comprar os seus produtos ou adquirir os seus serviços e não se esqueça de os recompensar quando isso acontecer. Pode oferecer um pequeno presente ou desconto para referências ou novas encomendas. No mínimo, lembre-se de agradecer aos seus clientes pelo passa-a-palavra.

 

5. Faça barulho

É uma excelente ideia começar a criar ruído ou o buzz (burburinho) antes do lançamento de algum projeto, produto ou serviço. Comece por informar o seu público-alvo e clientes sobre como terá a solução para um dos seus problemas muito em breve. Gerar esse buzz antes do lançamento pode deixar o seu público-alvo no desejo de adquirir. Seja eficiente e racional na gestão desse entusiasmo entre o público.

 

6. Crie parcerias com Bloggers

Faça uma pesquisa sobre quais os blogs no seu nicho, geralmente têm seguidores leais. Uma óptima ideia, portanto, é fazer com que os potenciais blogs escrevam sobre o seu negócio, produtos ou serviços. Os próprios blogs adoram escrever publicações sobre produtos recém-lançados. Então, pode ser uma excelente oportunidade de criar um buzz para a sua empresa.

 
Estas seis dicas são cruciais para uma promoção bem-sucedida. A publicidade tradicional ainda funciona para o apelo das massas e ainda é muito eficaz, mas se tiver um pouco mais budget e precisa conquistar os consumidores, estas dicas podem percorrer um longo caminho e começar a incutir lealdade à marca.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe a sua opinião!

 


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *