Home / Marketing /

7 DICAS MATADORAS de Marketing para Iniciantes

7 DICAS MATADORAS de Marketing para Iniciantes

 

É um facto que nem todas as micro empresas ou trabalhadores independentes têm um orçamento para marketing como os Grandes Players do mercado.

Ser notado é uma tarefa difícil mas não impossível. Com as dicas de marketing que apresentamos neste artigo vai aprender a conseguir acompanhar os Gigantes do seu nicho de mercado.

 

Fique a conhecer as 7 dicas matadoras para ajudar a tornar o seu negócio mais competitivo.

 

1. Conhecer o seu Cliente

É importante saber com quem está comunicando. O primeiro passo é definir o seu público-alvo para conseguir criar uma comunicação eficiente, para isso faça uma recolha de dados.

  • Que tipo de informação recebe frequentemente por parte dos seus clientes?
  • Quais os pontos de dor ou comentários mais frequentes?

Se anunciar online ou distribuir panfletos na rua com uma comunicação direccionada terá garantidamente maior impacto do que com uma campanha abrangente.

 

2. Capriche no E-mail Marketing

Sabia que o elemento mais importante é a linha de assunto? Dito isto, capriche utilizando headlines matadoras e a taxa de abertura vai aumentar significativamente.

Quanto ao conteúdo, não conte a história toda, o objectivo é manter o leitor interessado o suficiente para seguir as chamadas para acção ou Call-to-action.

 

3. Publicidade Offline ainda funciona

Só porque vivemos em um mundo digital não quer dizer que os meios de comunicação offline não têm bom resultado. Se for bem sucedido na sua comunicação certamente terá o retorno desejado. Opte por imagens de alta qualidade impactantes e implemente pouca informação que apele à acção, com sorte ainda torna-se viral como os cases em baixo.

 

   

4. Envolva-se nas mídias sociais

Não há como fugir, vivemos num mundo onde a mídia social ocupa grande parte do tempo do consumidor. Contudo, para as empresas a existência de várias redes sociais pode sobrecarregar ou quebrar a sua estratégia de marketing se não tiver consistência, para isso sugiro que opte por uma ou duas plataformas. A melhor forma para escolher é perceber onde se encontra o seu público-alvo.

 

5. Explore o SEO

Utilize a poderosíssima ferramenta Google Adwords para ver o que os utilizadores estão procurando no seu nicho de mercado. No exemplo que se segue utilizamos a palavra chave Marketing para que possa perceber a quantidade de pesquisas realizadas por mês à distância de um clique.

Uma das formas mais comuns para trabalhar eficazmente o SEO é criação de um blog recheado de conteúdo relevante. Esta técnica é uma mais valia pela dinâmica comparando com um site de apresentação que é estático e porque todos os utilizadores procuram informação na web, quem sabe não será pioneiro a partilhar o seu conhecimento no seu nicho.

 

 

6. Seja directo na sua comunicação

O seu público-alvo entende o que está a vender? Pode até pensar que é óbvio, mas pode não ser para o seu potencial cliente. Certifique-se de que o seu público-alvo sabe tudo sobre o seu produto ou serviço. Seja prático e directo na sua comunicação, disponibilize o máximo de informação possível, seja no site, panfletos, etc –“Cliente informado é cliente comprador”.

 

7. Seja consistente

Quando o nível de satisfação é alto, o retorno do cliente ou boca a boca é garantido. Cada vez mais o consumidor confia nas recomendações, o engajamento nos grupos do Facebook é um exemplo disso. Certifique-se que o seu produto ou serviço é consistente. Não há nada pior do que um cliente receber um produto diferente do expectável, além de não voltar a comprar, certamente vai dar o seu feedback nas mídias sociais.

 

Seja qual for a sua opção, a regra número um é não perder a motivação, o sucesso é um caminho traçado por falhas e aprendizagem. A regra geral é a cadência de 6 meses para se enraizar, por isso continue a planear para ver as recompensas pelo seu trabalho árduo.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe a sua opinião!

 

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *