Home / Marketing /

4 Livros de SEO essenciais para se tornar um EXPERT

4 Livros de SEO essenciais para se tornar um EXPERT

 

Tem surgido muitos artigos com guias de livros SEO que deve ler. De um modo geral são todos sobre SEO, um após o outro.

Com este artigo, procuro partilhar material educacional diferente que abranja um pouco de todos componentes do SEO moderno. Como sabe o SEO não funciona no vácuo, mas em conjunto com outros métodos de marketing, como marketing de conteúdo, mídia social, análise e outros.

Por esse motivo, nesta lista partilho para mim os melhores livros de SEO. Desejo-lhe boas leituras!

 

Livros sobre optimização de mecanismos de pesquisa ou SEO.

 

1. A Arte de SEO – Dominando a Otimização dos Mecanismos de Pesquisa

por Eric Enge, da Stone Temple Consulting, Stephan Spencer e Jessie C. Stricchiola

Esta é uma das principais leituras obrigatórias. Se é um novato em SEO ou um expert, o livro A Arte de SEO, é um óptimo começo ou atualização das suas habilidades em SEO.

Eric Enge, aborda os fundamentos do mecanismo de pesquisa: o histórico, como avaliam o conteúdo e como entender o que os mecanismos de pesquisa veem quando navegam pelo conteúdo.  Vai ganhar uma sólida formação nas áreas de planeamento de SEO, as fases de implementações de SEO, pesquisa de palavras-chave, desenvolvimento de sites SEO-friendly, marketing de conteúdo, mídia social e o seu papel em SEO. Vai encontrar ainda informações actualizadas sobre os mais recentes factores de algorítmicos a serem considerados, como penalidades do Panda, do Penguin e do mecanismo de pesquisa.

Este livro de Eric Enge é imprescindível na sua estante.

 

2. Otimização para Mecanismos de Busca Para Leigos

por Bruce Clay

Se está iniciando no SEO, ou não tem muito “jeito” para tecnologia, este é o livro que deve ler.

Bruce Clay expõe as suas estratégias e todos os princípios básicos que necessita de saber.

Este é talvez um dos melhor livros para ler, se pretende descobrir o que é na realidade o SEO e melhorar a sua capacidade de identificar o que não está feito ou não deve fazer. A melhor parte é que todas as actualizações e pesquisas já foram realizadas para si.

Bruce Clay discute a estratégia de palavras-chave, vinculando estratégia, conteúdo, web design, programação, ou seja tudo o que está envolvido na criação de um site optimizado para SEO ou SEO-friendly. Também aprofunda nos detalhes técnicos, o que também torna este livro em uma espécie de curso intensivo ou uma atualização para o SEO experiente.

O livro Otimização para Mecanismos de Busca para Leigos será um verdadeiro clássico na sua estante.

 

   

3. Guerreiro SEO

por John I. Jerkovic

O livro Guerreiro SEO tem um dos títulos mais militantes que a maioria dos livros deste universo, com um falcão na capa. O título e a imagem prenunciam o rigoroso conteúdo educacional que vai encontrar no seu interior, pois o livro Guerreiro SEO é para leitores avançados que querem aprender mais sobre optimização para mecanismos de busca ( SEO ). Este livro destaca-se pelas técnicas avançadas.

No entanto existem algumas desvantagens, apesar da sua publicação ter sido em 2010, existem atualmente alguns mecanismos de busca que são mencionados mas não analisados em profundidade. De um modo geral, não é relevante, porque todos os livros neste universo de SEO perdem sempre algo devido à rápida evolução da tecnologia. O Guerreiro SEO é bastante técnico e pode ser difícil para os leitores iniciantes e intermédios entenderem o seu conteúdo. Este livro é de facto para profissionais de SEO experientes.

Este livro distingue-se pela sua meticulosidade e visão geral das técnicas de SEO. Podia apresentar mais técnicas contudo é um livro equilibrado e uma adição na sua estante.

 

4. ABC do SEO – Estratégias para Mecanismos de Busca

por David George

Como o título indica “ABC do SEO” é uma brincadeira alfabética através do mundo frequentemente arcano da optimização para mecanismos de busca. O livro aparenta não ter conteúdo relevante, mas garanto que é caso para dizer “não julgue um livro pela capa“, o autor David George conseguiu escrever um livro muito interessante.

Todos os principais tópicos de SEO, como classificação, selecção de palavras-chave, algoritmos de classificação de páginas e etc. As definições do livro são bastante extensas em alguns casos, a discussão do algoritmo de PageRank do Google, por exemplo, estende-se por várias páginas. No entanto, o objectivo do livro ABC do SEO não é apenas fornecer definições concretas ou actuar como um léxico de mecanismo de busca, o objectivo é transmitir algumas práticas recomendadas para que o leitor possa optimizar e aumentar o tráfego para o seu site.

O livro ABC do SEO fornece boas e más práticas. Os bons conselhos garantem que o seu site seja vinculado internamente, por forma a obter um bom Page Rank compartilhado, indicadores de recursos úteis online, discussão de selecção de palavras-chave e muito mais. Em termos das más práticas aborda o farm de links, spam de palavras-chave, páginas de salto e outros, tudo claramente descrito.

Um livro capaz de fornecer uma boa leitura e muito provável ser uma mais valia para a maioria dos praticantes de SEO. Embora não prometa direccionar milhões de utilizadores para o seu site, o ABS do SEO certamente pode sugerir coisas práticas a fazer (e não fazer) ajudando assim a melhorar os seus resultados.

Recomendo.

 

O SEO está em constante mudança. Hoje em dia inclui um ecossistema de tecnologias e métodos que devem fazer parte do seu planeamento de marketing.

Nem tudo é propício para altas classificações, como as mídias sociais. Mas a componente de mídia social ajuda a encontrar pessoas reais como clientes, em vez de números de tráfego que podem ou não ser convertidos.

Cada componente do SEO funciona em conjunto, e é fundamental estar em constante aprendizagem para que consiga perpetuar uma presença online bem sucedida.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe a sua opinião!

 

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *