Home / Design /

Logos do Google: a evolução da identidade corporativa

Logos do Google

Logos do Google: a evolução da identidade corporativa

Todas as pessoas com ligação à Internet conhecem e usam o Google diariamente. Assumindo-se, à primeira vista, como um mero motor de pesquisa para navegarmos no complicado e vasto mar que se tornou a Internet, o Google é hoje muito mais do que um serviço de filtragem de sites: é uma multinacional com ramificações internacionais, que assume um dos monopólios mais valiosos do mundo tecnológico em pleno século XXI.

A Google Inc. apresenta-se como uma multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. Hospedando e desenvolvendo serviços e produtos baseados na Internet, deve a maioria dos seus lucros a publicidade feita através do Google Adwords. Fundada em 1998, a empresa tem feito o seu melhor para acompanhar a evolução digital que se continua a manifestar de ano para ano.

A evolução, claro está, passa também pela modelagem da identidade corporativa do Google. Ao longo destes quase 20 anos que passaram, os logos do Google foram-se adaptando a novas tendências procurando melhor servir os utilizadores.

Os logos do Google: uma viagem por 20 anos de identidade corporativa

Bem sabemos que o logotipo do Google aparece em várias configurações para identificar a empresa de mecanismos de pesquisa. No entanto, aquele logo que hoje encontramos se formos ao motor de pesquisa está longe de ser aquele que acompanhava o site aquando do seu lançamento.

Em 1998, o fundador  do Google, Larry Page, criou uma versão computadorizada das letras do Google usando o programa gráfico gratuito, o GIMP. Pouco mais tarde, o tipo de letra foi alterado e um ponto de exclamação foi adicionado imitando o Yahoo! logotipo. Já abaixo, pode ver as primeiras tentativas desta plataforma para dar os primeiros passos na construção do logo que hoje conhecemos:

 

“Houve uma série de diferentes interações de cores”, disse Ruth Kedar, a designer gráfica que desenvolveu o logo que realmente tornou esta ferramenta numa plataforma famosa. “Acabamos com as cores primárias, mas em vez de ter o padrão em ordem, colocamos uma cor secundária no L, o que trouxe de volta a ideia de que o Google não segue as regras”.

   

 

Em 2010, o logotipo do Google (que se encontra acima) recebeu a sua primeira grande revisão desde 31 de maio de 1999. O novo logotipo foi primeiro visto pelo público a 8 de novembro de 2009 e foi lançado oficialmente a 6 de maio de 2010. Olhando bem para ele, percebemos que utiliza um tipo de letra idêntico ao logotipo anterior, mas o “o” é claramente mais cor de laranja no lugar do “o” anteriormente mais amarelado, além de uma sombra muito mais subtil, renderizada num  estilo de sombreamento diferente.

A 19 de setembro de 2013, o Google apresentou um novo logotipo “plano” (bidimensional) com uma paleta de cores ligeiramente alterada. A 24 de maio de 2014, o logotipo do Google foi atualizado, o segundo ‘g’ moveu um pixel e o ‘l’ foi movido para baixo e para a direita um pixel. O antigo logotipo do Google de 2010 permaneceu em uso em algumas páginas, como a página Google Doodles, por um período de tempo.

A 1 de setembro de 2015, o Google lançou um polémico “novo logotipo e família de identidade” projetado para funcionar em vários dispositivos.  A diferença notável no logotipo é a mudança no tipo de letra. As cores permaneceram as mesmas: no entanto, o Google mudou para um tipo de letra sem-serrâneo geométrico moderno chamado Product Sans, criado internamente no Google (e também usado para o logotipo do Alfabeto).

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *