Home / Empreendedorismo /

10 Métricas de Marketing Digital que deve acompanhar regularmente

métricas

10 Métricas de Marketing Digital que deve acompanhar regularmente

Uma das tarefas mais importantes de Marketing Digital passa por interpretar todas as métricas associadas aos resultados das suas páginas. Olhando para os dados obtidos através do Google Analytics é possível traçar o cenário do desempenho geral da página. Até aqui nada de novo, mas há que salientar que não basta conhecer a ferramenta para fazer marketing na Internet.

Mas mais do que ter acesso aos dados, é preciso saber interpretá-los para depois encontrar as causas do sucesso ou do fracasso. Conhecendo o negócio e olhando para os números, temos a capacidade de estabelecer relações de causa-efeito e, em seguida, corrigir erros que possam ter sido cometidos.

Para o ajudar a avaliar o desempenho do seu website, recomendo que esteja sempre atento a 10 métricas de Marketing Digital do Google Analytics. Quais? Continue a ler e descubra.

10 Métricas de Marketing Digital  que deve acompanhar regularmente

1 – Descrição Geral de Público-Alvo

Em Descrição Geral de Público-Alvo tem acesso a uma série de dados que resumem o desempenho do website. Esta área é o resultado de várias outras que, mais à frente, deverá explorar de forma detalhada. Entre outras métricas, aqui pode ver o número de sessões, a percentagem de novos visitantes e a visualização de páginas.

2 – Fontes de Tráfego

Saber de onde vem o seu tráfego é fundamental para que saiba em que canais investir os seus esforços. Existem 5 tipos de tráfego: o tráfego direto (pessoas que escrevem endereço na de pesquisa); o tráfego social (usuários que chegam via redes sociais); o tráfego orgânico (quando é encontrado no Google e restantes motores de busca); o tráfego de referência (quando é redirecionado através do link de outras página); e tráfego pago (resultado de investimento em publicidade do Google Adwords)

3 – Tráfego Mobile

Tráfego Mobile tem crescido em importância. Se até agora criar uma versão do site para dispositivos móveis não era uma prioridade, com a mudança do algoritmo do Google, o motor de busca começou a prejudicar sites que não tenham versão móvel. Estudos recentes mostram que as pessoas estão cada vez mais a usar o smartphone para aceder à Internet e, como tal, é preciso analisar como tirar partido deste tipo de tráfego.

4 – Taxa de Cliques (CTR)

Taxa de Cliques ou Click Through Rate (CTR) é uma métrica que nos permite saber, em média, quantas pessoas clicaram no seu anúncio. O resultado surge sob a forma de uma percentagem e é calculado a partir do número impressões, divididas pelo número de cliques. Por outras palavras, é através do CTR que sabemos se o nosso anúncio está ou não a chamar a atenção das pessoas que o vêem.

5 – Custo por clique

O  valor do Custo por Clique está dependente de uma série de fatores, nomeadamente da popularidade das palavras-chaves que escolheu para o website, da sua Quality Score influenciada pela Taxa de Cliques e ainda pelos preços padrão estabelecidos pelos motores de pesquisa.

6 – Taxa de Conversão

   

Taxa de Conversão é obtida a partir do número de pessoas que clicam num determinado call to action e finalizam a ação pretendida. O número é apresentado em percentagem e as conversões podem ser configurados mediante os seus objetivos. Frequentemente, são usadas para medir o número de vendas, mas podem também servir para perceber quantas pessoas descarregar um ebook ou isca digital.

7 – Taxa de Rejeição

taxa de rejeição é um valor percentual das sessões com uma página única. O que é que isto significa? É simples: depois de abrir o website, o utilizador não navegou para outra, limitando-se a esta interação. Design e conteúdo devem trabalhar em conformidade para reter a atenção do visitante e despertar interesse pelo seu website.

8 – Média de Páginas Vistas por Visita

Quanto maior o número de páginas visitas por cada visitante, maior a probabilidade de acontecer uma conversão. Esta é uma métrica extremamente importante para avaliar a relevância do conteúdo de uma página e perceber se está a atingir os propósitos para os quais foi criada.

 

9 – Tempo Médio no Site

Esta é uma métrica muito importante para perceber, uma vez mais, se o conteúdo que estamos a publicar no site é ou não relevante para o público. Ao percebermos o tempo médio gasto por visitante numa determinada página conseguimos perceber se o conteúdo aí apresentada é suficientemente apelativo para reter o visitante tempo suficiente para converter a visita numa ação.

 

10 – Retorno sobre o Investimento (ROI)

O ROI (Return On Investment), traduzido para o português sobre Retorno sobre o Investimento, é uma métrica essencial para medir a performance de um determinado investimento feito pela empresa. Sempre que aplicar uma estratégia de marketing pode calcular, por exemplo, que retorno monentário tal decisão lhe trouxe. O objetivo é perceber que estratégias estão realmente a funcionar e em quais não vale a pena investir.

 

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *