Home / Marketing /

Descubra 7 truques eficazes para conseguir publicidade gratuita

publicidade gratuita

Descubra 7 truques eficazes para conseguir publicidade gratuita

A publicidade continua a ser um meio em constante desenvolvimento e a fazer parte do orçamento da maior parte das empresas nacionais e internacionais. O princípio é muito básico: a criação de conteúdos de promoção de uma marca, que promovam mesmo produtos e serviços, de forma a captar a atenção da audiência e a converte-la em clientes.

Ainda assim, fazer publicidade é algo dispendioso, especialmente nos meios onde os anúncios são mais efetivos. O custos de produção de um spot publicitário televisivo podem rondar os milhares e nesta conta nem incluímos já os custos que terá para passar tal anúncio na televisão. Entretanto, a emergência da Internet e o aparecimento da publicidade digital abriram também novas oportunidades para as empresas, mas frequentemente este é um tipo de publicidade que requer investimentos constantes para surtir os efeitos esperados.

Para o ajudar, decidimos fazer uma análise rápida ao mercado de forma a encontrar algumas estratégias de publicidade gratuita. Não se preocupe se o seu orçamento é apertado: felizmente, existem várias opções sem custo monetário algum e que podem ajudar a promover o seu negócio, tal como tinha planeado.

7 maneiras de obter publicidade gratuita

Comunicado de imprensa

Embora raramente seja usado por PMEs, o comunicado de imprensa pode de facto fazer bastante pela sua empresa se o enviar para as pessoas certas. Reúna uma lista de contactos de jornais, revistas, estações de rádio e canais de televisão e faça-lhes chegar o seu comunicado de imprensa. Claro que o segredo passa por saber a vender o seu negócio sem estar, de facto, a fazer o papel de vendedor. Procure afastar-se dos produtos e tente apostar numa apresentação interessante e criativa, que tente dar valor de notícia à sua empresa e mostrar como não há nada de igual no mercado. Só assim receberá a atenção dos media, completamente gratuita.

Entrevistas

Outra forma de usar os media em seu favor sem pagar para receber promoção passa por dar entrevistas. Entre em contacto com repórteres que façam parte da sua comunidade local e mostre-se disponível para prestar entrevistas sobre algum evento que está a organizar ou um projeto em desenvolvimento que pode beneficiar a economia local. Mesmo que seja um jornal local, qualquer promoção é boa, especialmente quando chega diretamente a pessoas que estão próximas de si e do seu negócio.

Internet

A Internet tem de fazer parte desta lista obrigatoriamente, uma vez que abre muitas possibilidades às empresas. Uma pesquisa no Google será suficiente para que consiga listar dezenas de diretórios no qual pode inscrever a sua página grauitamente, para que assim façam parte de uma espécie de agenda pública. Mas existem muitas técnicas ao seu dispor. Coloque o seu negócio no Google Maps para que seja facilmente encontrado e procure estabelecer parcerias com outros sites, prometendo um espaço para os promover no seu próprio site e recebendo o mesmo tipo de tratamento no site deles.

Redes Sociais

Ainda falando da Internet, não se esqueça de fazer bom uso das redes sociais para se promover e chamar atenção. Plataformas como o Facebook, o Twitter e o Instagram – especialmente usados por um público mais jovem – são excelentes canais para promover produtos, anunciar promoções e dar novidades em primeira mão. Já para alcançar um público mais profissional e qualificado, sugerimos o LinkedIn, uma rede social desenvolvida para profissionais.

Blogs

Tal como se sucede com as redes sociais, os blogs podem ser usados para chegar de forma gratuita à audiência para lhes dar conteúdo de qualidade. Ainda assim, o blog conta com um potencial muito maior: pode ser explorado para criar Marketing de Conteúdo e Search Engine Optimization, uma estratégia que implica a aplicação de técnicas para que o seu blog e site sejam facilmente encontrados pelo Google quando um utilizador fizer uma pesquisa. O que podiamos pedir mais para obter este tipo de publicidade gratuita?

Parcerias

Além da Internet, pode ainda estabelecer parcerias em várias entidades da sua comunidade local que concordem em promovê-lo sem qualquer preço, nem que seja pela simples afixação de um cartaz promocional. Estabeleça contacto com escolas, empresas, igrejas, hotéis e organizações sem fins lucrativos: faça a sua escolha conforme o tipo de público que espera atingir. A partir daí, procure criar as parcerias e negociar uma forma de se promoverem um ao outro ou de recompensar a outra parte de alguma forma, como por exemplo a oferta de um desconto.

Publicidade boca a boca

Trata-se de um dos meios de promoção mais antigos e um dos que, em pleno século XXI, continuam a ser mais apreciados pela audiência. Estamos a falar da publicidade boca a boca, algo que não tem nenhum custo monetário mas que só pode ser concretizável depois de esforço por parte das empresas. Este tipo de publicidade assenta na reputação que a sua empresa tem e que pode ser determinada pela qualidade do atendimento e dos produtos/serviços à venda. Quanto melhor for o seu serviço, mais hipóteses terá de que os seus clientes recomendem o negócio a conhecidos, conduzindo-os até si.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *