Home / Comunicação Visual /

Sabe qual a diferença entre resolução de imagem e pixel?

resolução de imagens

Sabe qual a diferença entre resolução de imagem e pixel?

O meio do design gráfico está repleto de uma série de especificidades. Por vezes, pequenos detalhes podem condicionar todo o trabalho gráfico realizado e afetar negativamente a produção final. Basta algo tão simples como uma medida errada para que tenha de reformular grande parte do trabalho!

Posto isto, decidimos que estava na altura de dedicar um post a algo tão simples, mas ao mesmo tempo tão importante, como a resolução de imagens.

Como a maioria dos designers gráficos sabe, um dos erros mais cometidos neste meio passa por escolher a resolução de imagens inadequada para trabalhos que serão mais tarde impressos. O que acontece? Das duas uma: ou o trabalho sai da impressora com baixa resolução ou com uma resolução acima do necessário.

Não estamos a dizer que a culpa é dos designers, ou que são uns desatentos e uns desleixados! Muitas vezes o problema passa mesmo por não conhecerem as regras e as medidas certas para os diferentes formatos. Se esse é o caso, então pode ficar descansado porque nos parágrafos vamos partilhar consigo tudo o que sabemos sobre a matéria.

O que é resolução de imagem?

Antes de prosseguirmos para uma discussão acerca de medidas, vamos explicar alguns conceitos básicos que precisa de ter em mente. A resolução de imagem mede a quantidade de pixels que cabem entre a largura e a altura de uma imagem (1 centímetro quadrado).

É normal que pergunte já de seguida: e o que é um pixel? Um pixel é a unidade mínima de medida de imagem, equivalente a um ponto colorido. Uma imagem é composta por um determinado número de pontos coloridos, ou melhor, pixels.

Veja a imagem abaixo para entender melhor estes dois conceitos.

Nesta imagem cada quadradinho pequeno corresponde a um pixel, independentemente da sua cor. Já a resolução diz respeito ao espaço ocupado pelo conjunto de pixels, que perfaz por isso a largura e altura da imagem.

Em termos práticos, isto significa que a resolução da imagem melhora ou piora de acordo com a quantidade de pixels por polegada (DPI). Regra geral, quanto mais pixels por polegada tiver, melhor a resolução da imagem, melhor a sua definição e mais detalhes poderão ser percebidos.

Todavia, tudo isto não quer dizer que, no momento em que temos de definir as configurações de um ficheiro, devamos escolher as maiores taxas de DPI possíveis para que a imagem fique perfeita na impressão. Esse é outro erro que pode cometer, mesmo que acredite que excesso pode significar perfeição.

A verdade é que existe uma relação entre a quantidade de DPI (dots per inch) na configuração de um arquivo e o tamanho da impressão. Se vai editar um trabalho gráfico é importante que configure a taxa de DPI logo no início, permitindo dimensionar um ficheiro com 300 DPI para que disponha da melhor resolução de imagem, principalmente se o ficheiro em questão for para impressão. Porquê esta medida? Basicamente, porque costuma ser suficiente para as imagens impressas em grandes formatos, não significando isso que percam qualidade.

Todavia, como dissemos acima, quanto mais DPIs uma imagem possui, mais pontos de resolução terá. Consequentemente, o ficheiro ficará proporcionalmente maior, de acordo com o tamanho do banner em que será impresso.

Atentemos em casos práticos. Uma imagem que esteja configurada em 300 DPI para ser impressa num banner A4 contará com cerca de 10 MB de peso. Se o tamanho aumentar, a taxa de DPI irá aumentar com ele e de 10MB podemos passar num abrir e fechar de olhos para 1 GB.

Dado o peso do ficheiro, poderão surgir alguns problemas: o envio do ficheiro para impressão pode ser difícil e é comum que as máquinas de impressão encravem enquanto imprimem. O melhor é fazer tudo direito e evitar todos os problemas.

O truque passa por considerar a distância em que o banner é visto pelas pessoas. Quanto mais próximo este banner ficar do campo visual da audiência, mais DPI deverá ter e, consequentemente, menor será o tamanho da sua impressão. Por outro lado, quanto mais distante ficar – os outdoors, por exemplo – será necessária uma maior impressão, mesmo que a taxa de DPI seja menor.

Num banner grande de aproximadamente 2 metros, é possível ver a imagem se estivermos perto dela. No entanto, experimente afastar-se e olhar de volta para o banner: irá vê-lo ainda melhor. Isto quer dizer que para definir a resolução do banner, precisa de saber aproximadamente qual a distância a que ficará da audiência.

Felizmente, na Internet existem já uma série de recursos que o ajudam a calcular a resolução de imagem certa, como a DPI Calculator.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *