Home / Marketing /

Descubra agora 5 dicas para obter mais sucesso nas redes sociais

Descubra agora 5 dicas para obter mais sucesso nas redes sociais

É nas suas mãos que está a tarefa de fazer a gestão das redes sociais da sua empresa? Como tenho vindo a promover no blog Publicidade e Marketing, as redes socias permitem a qualquer negócio crescer de forma rápida, gerando leads qualificados e construir uma reputação para a marca.

Mas há certas dicas que pode seguir de forma a melhorar as suas hipóteses de sucesso, aproveitando assim os vários recursos de que cada rede social dispõe.

Se está agora a começar a gerir redes sociais ou já esteve ativo em sites como o Facebook e o Twitter, mas não teve muito sucesso até agora, siga então as 5 dicas de marketing de redes sociais pensadas para impulsionar projetos digitais.

5 dicas para conseguir melhores resultados nas redes sociais

1 – Criar um plano para cada rede social

Se falhar em planear a estratégia da sua rede social, então está mesmo a planear para falhar. Muitas empresas cometem o erro de ignorar a componente mais básica das redes sociais, lançando-se para esta tarefa sem estratégia ou plano.

Se não consegue responder a perguntas como “por que está nas redes sociais?” está no momento de reiniciar tudo o que fez até agora. Comece a montar um plano escrito que você e a equipa que o acompanha podem consultar quando necessário.

O seu plano de redes sociais deve consistir em mini-planos para cada canal onde tenciona estar ativo, ou seja, poderá ter um plano para Twitter, Facebook, Instagram e qualquer outra rede social que queira desenvolver. Uma recomendação que dou, especialmente a iniciantes, é que trabalhem um número reduzido de redes sociais ativos. É preferível ter uma boa presença em três, do que uma má presença em sete. Para a maioria das empresas, particularmente as pequenas empresas, tentar trabalhar cinco contas de redes sociais diferentes resulta frequentemente em fazer um trabalho medíocre com pouco ou nenhum resultado.

2 – Publicar consistentemente

Enviar um Tweet por dia pouco vai estimular os seus resultados para esta rede social. Já por outro lado existem certas plataformas, como Instagram e Snapchat, que não se movem tão rapidamente quanto o Twitter ou o Facebook. Isso significa que não precisa de publicar com tanta frequência. Acompanhando tal lógico, sugiro que faça um cronograma de publicação de rotina e que o siga de forma consistente.

Isto relaciona-se, claro, com o seu plano de marketing nas redes socias. A sugestão que dou é que considere a frequência com que publicará em cada rede social, que tipo de conteúdo tenciona publicar e que calendário de divulgação de redes sociais pretende seguir.

Lembre-se de que os seus seguidores provavelmente seguem centenas ou mesmo milhares de outras pessoas. Se não estiver a publicar novos conteúdos tão frequentemente quanto as outras contas lá fora, é fácil perder-se e ser esquecido.

3 – Seja selecto relativamente ao que partilha

Quando se trata de fazer o levantamento de conteúdos a partilhar nas redes sociais, a qualidade bate a quantidade. Se deseja publicar conteúdo de forma consistente, lembre-se também que o valor deve ser consistente. Aos olhos do público, o conteúdo de qualidade é aquele que assume relevância, utilidade e que é de alguma forma divertido.

   

Seja cauteloso ao confiar em ferramentas que “sugerem” conteúdo para partilhar com o seu público. Às vezes, as sugestões são decentes, mas na maioria dos casos vai acabar com muito conteúdo sugerido que não é relevante ou de alta qualidade.

Se não dedicar algum tempo para verificar este conteúdo e o incluir no plano sem o considerar com atenção, pode incorrer o risco de violar a regra da inconsistência de que falei acima e deitar todo o seu esforço pelo cano abaixo. Esforce-se para partilhar o melhor conteúdo, e não apenas o que está disponível imediatamente.

Uma boa dica para receber conteúdo novo de forma constante passa por criar uma lista de sites do mercado onde se encontra alojado e que partilhem com frequência conteúdo de alta qualidade. Adicione esse mesmos sites a um leitor de RSS, como o Feedly, e vá confirmando todos os dias se caiu alguma coisa de interessante. Desta forma, terá um painel atualizado constantemente com a lista de sites, e respectivos conteúdos.

4 – Publique mais imagens

Uma imagem vale mais do que mil palavras: não é isso que a sabedoria popular nos diz? Portanto, acredito que ao investir em imagens estará a aumentar a sua probabilidade de conseguir interações.

O exemplo mais evidente do poder das imagens nas redes sociais é notável em sites como o Instagram e o Pinterest, que são principalmente impulsionados por imagens.  Não é uma coincidência que ambas as redes comecem a registar maior sucesso e afluência de ano para ano.

Adicionar imagens às suas redes sociais nunca foi tão fácil. Ferramentas como Canva e Paisagem permitem que crie crie imagens de tamanho perfeito e que sejam adequadas para todos os principais canais de redes sociais. Entretanto, também pode sar imagens para eventos futuros, fazer fotografias da empresa e criar posts que resultem em interações.

5 – Acompanhar os resultados

Por fim, volto a insistir numa das etapas mais importantes do Marketing Digital: a necessitdade de acompanhar o reusltado do seu trabalho. De acordo com estudos de mercado recentes, mais de 40% das empresas norte-americanas não acompanha o ROI do trabalho realizado nas suas redes sociais, estando por isso totalmente alheios aquilo que está a resultar ou não.

Algumas das métricas que deve acompanhar nas redes sociais são:

  • Alcance e engagement no Facebook
  • Impressões, visitas e menções no Twitter
  • Visualizações e ações no Google+
  • Impressões, cliques e interações no LinkedIn
  • Impressões e engagement no Pinterest
  • Gostos, comentários e menções no Instagram

Idealmente, deve rastrear estas métricas todos os dias, dada a rapidez com que tudo acontece nos dias de hoje na Internet. Caso não consiga, faça pelo menos um acompanhamento semanal e mensal. Em certos casos, para avaliar futuras estratégias, pode considerar ainda uma avaliação das métricas que seja trimestral para alinhar novas ideias a desenvolver.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *