Aprenda como escrever uma carta de apresentação para emprego

Aprenda como escrever uma carta de apresentação para emprego

 

Entrar no mercado de trabalho não é simples. Mas, saber como escrever uma carta de apresentação pode ser meio caminho andado para o sucesso.

Muitas pessoas cometem o erro de enviar o currículo a uma empresa sem anexar qualquer tipo de carta motivacional.

Claro está que nem sempre a mesma surte efeito. Mas, se um recrutador tiver de escolher entre dois currículos muito similares, o que tem uma carta de apresentação anexada irá ter alguma vantagem.

Assim, hoje resolvemos dar-lhe uma ajuda. Deixamos-lhe de seguida algumas dicas para criar uma carta de apresentação praticamente perfeita.

 

Como escrever uma carta – 4 dicas para que a mesma seja perfeita

Preparado?

 

O mercado de trabalho esta cada vez mais renhido. As empresas, têm agora a possibilidade de escolher entre um leque muito variado de potenciais colaboradores.

Não é mentira nenhuma o fato de algumas empresas receberem mais de 1000 currículos para uma única vaga. Mas, neste caso, como conseguir destacar-se no meio de todas as outras pessoas?

É isso que iremos indicar-lhe de seguida.

 

1. Invista na personalização

Sim, sabemos que é bastante trabalhoso, mas se quer realmente ter alguma hipótese de conseguir aquele emprego de sonho (ou pelo menos ser entrevistado), terá de o fazer.

Cada vez que enviar um currículo, pesquise um pouco sobre a empresa à qual se está a candidatar. Depois, ajuste a sua carta motivacional à empresa e à sua cultura.

Assim, vai acabar por conseguir diferenciar-se de quem utiliza um template padrão para todas as empresas.

Acredite, um bom recrutador sabe a ver a diferença.

 

2. Sim, o tamanho importa…

Se há alguns anos os recrutadores tinham tempo para ler cartas de apresentação com várias páginas, isso não acontece mais.

Sabe que tem 6 segundos para captar a atenção de quem recebeu a sua carta de apresentação?

Se não conseguir captar a sua atenção nesse período temporal, a carta não irá surtir nenhum efeito.

Pense novamente na pessoa que recebe 1000 currículos para uma vaga. Se for perder 5/10 minutos a ler e analisar cada carta de apresentação, vai demorar algum tempo até ter a tarefa concluída.

Assim, escreva o máximo uma página, é mais do que suficiente.

 

3. … o conteúdo também

Lembra-se de termos dito anteriormente que era importante considerar a cultura da empresa de forma a perceber como escrever uma carta de apresentação com impacto?

Pois bem, isso é importante para que perceba qual o tom de voz que deve utilizar.

Não vai escrever uma carta de apresentação igual para uma empresa de advogados e para uma empresa de software, correto?

Deixe sempre claros alguns pontos como as suas competências para o cargo, realizações pessoais e organizacionais e projetos especiais e relevantes em que esteja inserido.

Além disso, escreva sempre a apresentação baseada em fatos reais. Mais uma vez, acredite, o recrutador consegue perceber se o seu currículo é verdadeiro ou não.

 

4. Dicas extras

Por último, existem mais alguns pontos que pode considerar quando estiver a escrever uma carta de apresentação para uma empresa.

  • Utilize negritos para fazer sobressair informação importante
  • Dê exemplos relevantes que o façam sobressair dos outros candidatos (por exemplo alguns trabalhos que já tenha realizado para ganhar algum dinheiro a mais)
  • Deixe espaços em branco entre os diversos parágrafos (ajuda a uma leitura pela diagonal)
  • Use palavras de ação para vender as suas competências

 

Agora que já sabe como escrever uma carta de apresentação, está na hora de o fazer corretamente. Contudo, deixamos-lhe uma dica extra.

O paradigma do mercado de trabalho está a mudar. As empresas querem ver mais currículos originais e menos currículos em Europass.

 

Invista na dinamização e diferenciação. Vai ver que é mais simples captar a atenção de quem recebe dezenas ou centenas de currículos diariamente.

 

Bom, se necessitar de ajuda, basta nos chamar via email ou redes!

Antes de sair deste artigo, ajude-nos! Basta partilhar esta página, certamente existe alguém seu conhecido, um amigo ou familiar que até pode querer ler também 😉!

Até à próxima e fique atento todas as semanas publicamos conteúdo novo!

[social_warfare buttons=”Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Total”]

 

 

a carta, carta de apresentação, carta motivacional, carta profissional, como escrever carta de emprego, como escrever uma carta, como fazer curriculum vitae, como fazer uma carta, curriculum vitae simples, escrever carta de apresentação, regras da carta, templates carta, templates online, tipo de cartas


Filipa Cardoso

Filipa Cardoso

Sou apaixonada pelo que faço. Com uma formação base em Marketing, a área digital leva-me diariamente a precisar de aperfeiçoar os meus conhecimentos. Especialista em Marketing de Conteúdo, sou fundadora da FindUp e formadora em SEO. Adoro aprender e acredito que todos nós podemos fazer o que quer que seja, desde que haja esforço e dedicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.