estratégia de redes sociais

4 dicas para orientar a sua estratégia de redes sociais

As redes sociais estão em crescimento e não há dúvidas de que há cada vez mais negócios a reconhecer o valor destas plataformas e a procurarem comunicar através delas, estabelecendo uma ligação com bases de seguidores que se encontram já segmentados devido ao seu interesse e lealdade pela marca.

Mas as redes sociais vão ainda mais além: feedback, demonstrações de produtos e serviços e mais proximidade com os seus clientes são algumas das inúmeras vantagens que as redes sociais podem trazer ao mercado empresarial.

No entanto, é importante ter uma estratégia de redes sociais para melhor gerir as relações com os seus seguidores. Não basta criar uma página no Facebook, colocar os seus produtos e serviços e esperar que seja o seu público a encontrá-los. É essencial que saiba quando e como apresentar-se perante os seus seguidores de forma a garantir que estarão sempre a seguir aquilo que diz ou faz.

4 dicas para orientar a sua estratégia de redes sociais

1 – Escolher as redes sociais certas

Qual a melhor rede social do momento? A verdade é que não existe uma resposta esta pergunta, porque tal resposta está em constante transformação conforme as tendências e novidades que integram o mercado. Além do mais, uma resposta a esta questão depende por vezes de qual a rede social mais utilizada pelo tipo de público que quer atingir. Por isso, recomendamos que deve tentar perceber qual a rede social que apresenta a maior percentagem de interessados e potenciais clientes.

Normalmente, quando uma empresa pretende vender o seu produto para um cliente final, as redes mais utilizadas serão o Facebook e o Instagram. Se os seus clientes são grandes empresas, procure clientes nas redes sociais como o Linkedin. Se no entanto são pequenas e médias empresas, o Twitter e o Facebook poderão apresentar melhores resultados.

2 – Conteúdo para as redes sociais

Acima de tudo, o conteúdo a publicar nas redes sociais deve ser sempre relevante. Algo que seja do interesse do seu cliente, ou seja, que corresponda a informação que queiram saber sobre o seu produto ou serviço: não algo que não tenha nada a ver com ele.  Por vezes, quando se publica notícias, estas deverão estar inseridas na mesma temática da sua empresa ou, pelo menos, relacionada com ela.

3 – Como gerir a relação com os seguidores?

Como já tínhamos dito anteriormente, não basta criar um perfil para a sua empresa e esperar que o público o encontre. Uma rede social é um rede de interação contínua, ou seja, se a sua empresa não interagir com a rede de pessoas, o mais provável é não conseguir relacionar-se e vender. Se garantir que estabelece uma interação contínua com o seu cliente, podemos garantir que não passará de mais um e que, por se sentir valorizado, irá converter mais facilmente.

4 – Publicidade nas redes sociais: sim ou não?

Este é sempre um assunto sensível, mas se quer alguma visibilidade nas redes sociais a publicidade é uma opção a considerar. Quem pretende substituir a interação na rede pela presença de publicidade, consegue acelerar o processo de garantia de clientes e também ganhar dinheiro.

A maior parte das redes sociais já permite a utilização de ferramentas de publicidade onde define os anúncios a utilizar e escolher que público o deverá ver, isto é, se o anúncio deverá aparecer para aqueles que considera ser os seus potenciais clientes.

conteúdos redes sociais, criar facebook, dicas marketing digital, Facebook, facebook ads, gostos facebook, Instagram, marketing digital, paginas facebook, partilhar fotografias, redes sociais, redes sociais dicas, seguidores facebook, social media, Social Media Marketing, twitter, videos youtube


André Ferreira

André Ferreira

Nascido e criado no universo da publicidade, é impensável eu estar noutro lugar. Sou o fundador do Blog Publicidade & Marketing e também Digital Marketeer de profissão, mas sobretudo acredito que qualquer pessoa consegue alcançar o seu sucesso, através de muita dedicação e só com o apoio das ferramentas correctas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.