suportes publicitários

Por que razão as empresas procuram novos suportes publicitários?

Desde que se começou a falar em crise económica, e a sentir os efeitos da mesma, que o setor da comunicação tem redobrado a sua atenção e esforços criativos de forma  a encontrar novos suportes publicitários que atinjam sobretudo duas metas: que consigam ser mais baratos a nível de produção e promoção, face a outras estratégias utilizadas pelas empresas; e que transmitam eficazmente a mensagem ao público, marcando-o de tal forma que será facilmente persuadido a comprar o produto/serviço, mesmo que esteja a atravessar uma fase de contenção de custos.

É por isso mesmo que, com o objetivo de chamar cada vez mais a atenção, a publicidade tem surgido nos locais mais insuspeitos e moldando-se ao suporte como nunca antes foi feito, captando de facto a atenção e imaginação do consumidor.

Um dos exemplos mais criativos de publicidade a acontecer fora do sítio e recorrendo a outros suportes é a de Game of Thrones. Esta popular série da HBO, para promover uma das suas novas temporadas, decidiu criar um anúncio publicitário muito realista na praia:

Já imaginou o que seria estar na praia e de repente depara-se com o crânio gigantesco de um dragão? Foi isso mesmo que acontece nos Estados Unidos e não é de estranhar que este crânio se tenha tornado rapidamente no falatório da Internet e chegado a aparecer em meios de comunicação social, tal era a dimensão e criatividade desta campanha. Em Portugal, a burocracia a que estaria sujeito um processo destes acabaria por inviabilizá-lo.

Ainda na praia, e a provar que a imaginação no uso dos suportes não tem limites físicos, surgiu nos Estados Unidos uma empresa que se dá pelo nome de Beach’n Billboard e que pretende mesmo levar a publicidade para um suporte que ninguém jamais teria pensado: a areia? Esta empresa da Califórnia tem a patente de publicidade inscrita na areia. O sistema consiste em acoplar um rolo com a mensagem pretendida às máquinas de limpeza das praias. Uma ideia ecológica, original e, acima de tudo, rentável.

Enquanto se limpa a praia são feitas cerca de 5 mil impressões na areia. Como contrapartida pela “utilização” da praia, e associada à publicidade, surge a mensagem “Não deite lixo para o chão”. De acordo com alguns municípios norte-americanos que se associaram a este projecto, nas praias abrangidas por este novo suporte publicitário registou-se uma redução de lixo na ordem dos 20%.

Entretanto, à procura de novos suportes publicitários, nem os túneis do metro conseguiram escapar ao impacto das mensagens publicitárias. Na linha de metro de Atlanta, a empresa Sub-media decidiu colocar mupis iluminados ao longo dos túneis para criar uma sequência de imagens dispostas. Quem está dentro do comboio e vê as imagens surgir a alta velocidade fica com a sensação de que está a ver um filme com a duração de 20 segundos. Uma forma original de publicitar e que bebe diretamente dos efeitos utilizados em livros infantis que, quando folheados rapidamente, criavam a ilusão de imagem em movimento.

Em Portugal, estes novos suportes publicitários começam a dar lentamente os seus primeiros passos. As agências de publicidade são as que estão mais relutantes em dar forma a estas campanhas mais ambiciosas. Entretanto, a falta de métodos padronizados para medir as audiências surge como uma das principais entraves à utilização de muitos dos novos meios.

Ainda assim, começa-se cada vez mais a ver publicidade surgir em casas de banho, postos de abastecimento de combustível e parques de estacionamento. A escolha depende não tanto do factor preço mas do público-alvo a atingir. Entretanto, existe ainda a publicidade aérea que, mesmo não sendo uma novidade, se torna também mais frequente.

canais de publicidade, fazer anuncios criativos, meios de publicidade, novas formas de publicidade, novos suportes publicitários, onde fazer publicidade, Publicidade, publicidade adwords, publicidade chocante, publicidade criativa, publicidade inovadora, publicidade na televisao, publicidade online, publicidade para mupi, suportes publicitarios, tipos de publicidades, tipos de suportes publicitarios


André Ferreira

André Ferreira

Nascido e criado no universo da publicidade, é impensável eu estar noutro lugar. Sou o fundador do Blog Publicidade & Marketing e também Digital Marketeer de profissão, mas sobretudo acredito que qualquer pessoa consegue alcançar o seu sucesso, através de muita dedicação e só com o apoio das ferramentas correctas.

Comentários (2)

  • Parabéns, você criou uma página muito útil para quem quer aprender mais sobre o mundo do Marketing. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.