10 Truques para fazer fotos perfeitas para impressão em tela

Se procura ideias para decorar a sua casa ou o escritório onde trabalha, temos hoje uma dica inovadora. E que tal fazer uma impressão em tela com fotografias da sua autoria? Não importa qual a natureza da fotografia. Pode ser um retrato familiar, um jantar de amigos, uma bela paisagem por onde passou quando estava de férias ou até mesmo do seu animal de estimação.

O que importa é que seja a fotografia certa e que tenha qualidade suficiente para uma impressão em tela. Uma vez que este tipo de impressão tem um preço associado, convém que tenha toda a certeza de que tem uma fotografia de que goste muito, que fique bem onde a quer expor e que tenha boa qualidade visual.

Não tem uma fotografia que responsa a estes requisitos?

Não se preocupe. Neste post vamos ajudá-lo a tirar a fotografia certa para fazer uma impressão em tela. Apresentamos 10 truques simples de fotografia para que possa pegar na sua máquina e capturar a imagem perfeita para imprimir numa tela.

1 – Olhos na lente

Quer que a fotografia na sua tela seja de uma pessoa e que transmita a sensação de que essa pessoa, mesmo não estando na sala, o está a observar e a seguir com os olhos para onde quer que vá? O truque para criar este efeito é muito simples mas frequentemente ignorado por fotógrafos… e pelos fotografados! Basta que a pessoa fotografada mantenha contacto ocular directo com a lente da máquina, estando esta ao nível dos olhos da pessoa, para criar a ideia de olhos magnéticos.

2 – A importância do fundo

Para fazer uma impressão em tela recomendamos a utilização de uma fotografia com um fundo liso e neutro. O fundo, ao ser mais uniforme, vai destacar o elemento que realmente interessa na fotografia: a pessoa ou o objeto. Por isso mesmo, avalie bem o espaço à sua volta e procure um fundo liso, como uma parede de uma só cor ou até mesmo o céu limpo. Verá que o resultado é muito mais interessante.

3 – Use flash

Não gosta de usar flash? Pois muito bem, e se lhe dissermos que pode usar o seu flash para tirar fotografias incríveis, mesmo em dias de sol? Frequentemente, o sol cria sombras indesejadas, alterando completamente a pessoa ou objeto que queremos fotografar. Ao utilizar flash conseguirá iluminar as caras e, em consequência, eliminar sombras indesejadas.

4 – Proximidade

Se quer fazer uma impressão em tela de uma pessoa – os seus filhos, por exemplo – sugerimos que faça um close-up ao rosto, de forma a capturar melhor o olhar e o sorriso. Desta forma, a pessoa fotografada vai ocupar a maior parte da área da imagem e as suas características especiais estarão em evidência.

5 – Perspetivas laterais

Se costuma centrar as suas fotografias, sugerimos que faça algo totalmente diferente. Fotografe o sujeito a partir de uma das zonas laterais, afastando-o do centro. Este pequeno truque, ainda que muito simples, permitirá acrescentar à imagem uma dinâmica mais animada e viva.

6 – Focagem

Ainda em sequência do ponto anterior surge-nos este tópico muito importante que diz respeito à focagem. Se optar por não centrar o elemento principal da sua fotografia, deverá ter cuidado com o foco. Como provavelmente saberá por experiência própria, a generalidade das máquinas compactas focam o que está no centro da imagem. Para evitar que isto aconteça, sugerimos que tranque o foco no sujeito quando este estiver no centro e que depois recomponha a fotografia no enquadramento desejado.

7 – Teste o flash

Se tenciona utilizar o flash como sugerimos acima é importante que tenha uma noção do seu alcance. Não queremos que, depois de uma sessão de fotografias, a maior parte delas fiquem escuras porque o flash não conseguiu alcançar o sujeito a fotografar. Ainda que o flash da maior parte das máquinas tenha um alcance de 4.5 metros existe alguma probabilidade do seu flash ter um maior ou menor alcance. Para descobrir o alcance, existem 2 coisas que pode fazer: consultar o manual de instruções da máquina ou testar o flash para medir as distâncias que consegue capturar.

8 – A luz

Todos os fotógrafos sabem que a luz é o elemento que torna possível a fotografia. Cada ângulo de incidência deve ser escolhido conforme a luz a incidir num determinado momento e local. Por exemplo, se tirarmos uma fotografia em contra luz, quando o sol estiver atrás do elemento a fotografar, não podemos esperar tirar boas fotografias ou que dêem enfoque ao elemento principal. Noutras situações, a luz pode ser usada para acentuar ou suavizar certas características do sujeito: rugas e músculos, por exemplo. Por isso mesmo, deve ter sempre em consideração este elemento e medir o impacto que pode provocar em várias situações.

9 – Vertical

Por norma, o fotógrafo tem inclinação para tirar fotografias na horizontal. É um instinto muito comum, já que a máquina se encontra moldada para esse efeito. Porém, será que o objeto que quer fotografar não ficará bem na vertical, de forma a fazer uma impressão em tela em pé? Não há nada como testar e ver o resultado.

10 – Segure bem a sua máquina

Fez uma sessão fotográfica muito longa e as suas mãos já tremem? Sempre teve dificuldade em manter a máquina fotográfica estável? A sugestão que temos para si é então muito simples: invista num tripé. Este equipamento fotográfico é ideal para manter a sua máquina imóvel e conseguir assim produzir os melhores resultados fotográficos.

Se deseja obter ainda mais informações e dicas sobre Decoração, não deixe de conferir o nosso E-Book Gratuito com 50 Dicas de Decoração para Casa e Escritórios Empresariais.

fotos em tela, grafica online, imagem vectorial, imagens para quadros, impressão de fotos, impressão digital, impressão em tela, impressão fotos, impressão offset, impressão online, papel de parede personalizado, vetor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.