Home / Marketing /

5 Dicas essenciais para a apresentação de empresa

apresentação de empresa

5 Dicas essenciais para a apresentação de empresa

Todas as empresas com perspectivas de crescimento e que tenham em vista a aquisição de novos clientes precisam de ter em consideração um aspecto muito importante, frequentemente negligenciado e por vezes mesmo até desvalorizado: a apresentação de empresa.

Por vezes os responsáveis pelo negócio estão tão embrenhados no quotidiano que se esquecem como a apresentação da empresa é o que vai marcar um potencial cliente. E, como diz a sabedoria popular, a primeira impressão é a que fica. O facto de descurar a apresentação da sua empresa, até ao mais simples detalhe que a seu ver pode parecer insignificante e até invisível, pode demonstrar o seu descuido e ignorância, que são duas qualidades que quando inexistentes podem afastar potenciais clientes.

Por essa mesma razão, reconhecida agora a importância da apresentação de empresa, achamos relevante elaborar um artigo para falar desta mesma temática. O que deve fazer parte da apresentação de uma empresa?

Dicas essenciais para a apresentação de empresa

A empresa

Antes de mais, vamos começar por aquele que é um dos pontos mais importantes: a própria empresa. É importante dar a um potencial cliente uma oportunidade de conhecer a sua organização e os seus produtos ou serviços, mas deve ter em conta não só aquilo que está a vender. Saber com fiabilidade qual a missão, valores e comprometimento social de uma empresa são aspectos que também pesam nas decisões dos consumidores.

No website da sua empresa, por exemplo, poderá facilmente integrar cada um destes parâmetros na página de apresentação da empresa. Poderá ainda estruturar estes pontos num panfleto com informação institucional da sua empresa que queira divulgar publicamente ou entregar a um potencial cliente com quem tenha reunido. No entanto, não descure estes pontos cruciais: trata-se de informação que pode fazer a diferença.

Produtos e serviços

A imagem que o cliente tem da empresa é essencial, mas refletir aquilo que tem para lhe vender é o que vai estar realmente na génese da relação entre empresa e consumidor. Por isso mesmo, de forma a assegurar a venda, é importante que aposte numa boa apresentação dos produtos e serviços que está a vender.

Faculte descrições detalhadas dos produtos/serviços, com informações técnicas e descrições que permitam perceber todas as características associadas. Ainda assim, há que ter sempre cuidado e evitar fazer descrições muito longas que se tornem difíceis de ler e aborrecidas. A utilização de fotografias para ilustrar o produto é essencial, especialmente na Internet, mas também em flyers, outdoors, mupis e outros tipos de publicidade estática.

Clientes

Uma das melhores formas de apresentar uma empresa e de converter uma pessoa interessada num novo cliente passa por mostrar a agenda de clientes que já adquiriu e com quem está a trabalhar nesse momento. Este é um detalhe que pode e deve incluir na apresentação de empresa, mas faça-o com cuidado: selecione apenas o nome da empresa dos clientes, sem citar referências ou contactos. A ideia é validar-se a si mesmo perante o trabalho que já fez para outros e demonstrar como pode concretizar trabalho de qualidade ou igual ou superior para um novo cliente.

Equipa

Na verdade, uma empresa baseia-se nas pessoas que fazem parte dela. Na apresentação de empresa, assegure-se de traçar um perfil geral dos colaboradores que trabalham para que todos os serviços e produtos sejam entregues ao cliente nas melhores condições. Cite competências adquiridas pelos seus colaboradores e de que forma podem, como equipa, contribuir para um trabalho de qualidade.

Contactos

Seja em que situação for que fizer a apresentação da empresa, assegure-se de disponibilizar o contacto da empresa: morada, endereço de correio eletrónico, website, número de telefone ou até mesmo fax. Todos os meios que possam ser utilizadas pelo público para entrar em contacto com a empresa devem ser apresentados de forma clara.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *