Home / Impressão Digital /

5 razões que justificam fazer cartões de visita

fazer cartões de visita

5 razões que justificam fazer cartões de visita

Quase tudo o que fazemos hoje no mundo de negócios é digital – enviamos e-mails, assinamos contratos, participamos em reuniões através do Skype e estabelecemos ligações profissionais usando o Linkedin. No entanto, há certas coisas que o digital nunca conseguirá superar e o cartão de visita é uma delas.

É difícil não estarmos familiarizados com o termo, mas mesmo assim vamos apresenta-lo sucintamente. Um cartão de visitas é uma ferramenta indispensável para o profissional que precisa de ser lembrado. Mas, afinal, o que é um cartão de visitas? Trata-se de um pequeno cartão com os dados profissionais de pessoas ou organizações. Por norma, contém informações como o nome, cargo, endereço, número de telefone e e-mail.

Atualmente, no mundo dos negócios, a importância do cartão de visitas é elevada, uma vez que além de servir para que o contato estabelecido entre dois profissionais seja mantido, também pode passar a quem o recebe a impressão de como é a sua empresa. Um cartão consegue ser tão poderoso como a sua aparência e irá criar uma primeira impressão para terceiros. Um cartão mal impresso, amarrotado ou com um erro de ortografia não irá favorecer muito a sua imagem: mas um cartão bem feito pode mudar tudo!

Neste artigo é sobre cartões de visita que falamos, mencionando 5 razões pelas quais devia fazer cartões de visita.

5 razões que justificam fazer cartões de visita

1 – É mais pessoal para trocar informação de negócios

As redes de contactos profissionais são firmadas em conexões genuínas. O envio de informações de contato via texto ou e-mail no local é conveniente, mas também é extremamente impessoal. Como a experiência pessoal nos mostrou, participar ativamente numa conversa fazendo uso de contato visual consolida de forma mais significativa relacionamentos que estão a começar.

Dois indivíduos com os seus narizes enterrados nos telefones a digitar uma mensagem ou o contacto um do outro não criarão qualquer tipo de memória significativa do encontro, especialmente se o encontro for rápido. Para evitar que tenha de passar informações de contacto ou sobre a empresa  através do meio digital, um cartão de visita é o mais certo para ter no bolso, seja em que situação for.

2 – São incrivelmente eficazes

Muitas estratégias de comunicação que usamos, entre as quais e-mail marketing, otimização de motores de pesquisa e redes sociais fazem um excelente trabalho em atrair leads e novos prospectos de negócios. No entanto, de uma coisa temos a certeza: nenhuma destas estratégias é ainda tão eficaz quanto uma reunião em pessoa fechada com um aperto de mão e uma troca de cartões de visita.

Pode encontrar um potencial líder ou contato a qualquer momento – feiras, conferências empresariais, happy hour, lounges do aeroporto e muito mais – e, estando munido de cartões de visita em todos os momentos, irá garantir que nunca perde a oportunidade de fazer uma conexão comercial valiosa. Mantenha alguns cartões nos seus bolsos, na carteira ou na bolsa do seu computador portátil.

   

3 – É uma primeira impressão para a sua marca

Quando conhece alguém que poderia potencialmente ser um excelente cliente, não quer que ele ou ela vá embora com uma ótima primeira impressão? Um cartão de visita memorável faz muito mais do que simplesmente transmitir um endereço de e-mail ou número de telefone.

Quando tentar estabelecer um novo contacto por intermédio do seu cartão de visita, não quer que a sua empresa transmita um ar “foleiro”, pois não? Uma loja de rua a tentar criar uma ótima primeira impressão não criaria uma boa imagem ao passar um pedaço de cartão com letras rabiscadas à mão.

Por isso mesmo, o ideal é que deixe uma primeira impressão memorável, usando um cartão original que fuja a todas as convenções. O design do seu cartão é algo que pode explorar você mesmo, procurando alguns exemplos na Internet, ou que pode escolher seguindo os especialistas na matéria: os profissionais de impressão. Tenha ainda em mente que um cartão de visita não precisa de ser necessariamente de papel: existe uma gama variada de outros materiais que pode usar.

4 – Podem ser partilhados

Um cartão de visita é um objeto físico transmissível que, ao passar da sua mão para a mão de terceiros, fica à solta no mundo e se pode propagar de formas que nem sequer imagina. Já imaginou. por exemplo, se aquela pessoa a quem deu o cartão o passar a alguém que precisar de serviços que você pode prestar? O poder da recomendação é extremamente forte no marketing e a probabilidade de que um conhecido peça uma sugestão a alguém que tem o seu cartão pode sempre existir.

Se encontrar um potencial cliente e trocar endereços de e-mail e números de telefone, o encontro termina simplesmente com dados registados num smartphone, dados esses para os quais provavelmente nunca voltará a olhar. Mas se entregar um cartão de visita criativo que faça uma ótima impressão, é provável que essa pessoa mostre a outras pessoas – colocando você e a sua marca nas bocas do mundo.

5 – Mostram que está preparado

Alguma vez estabeleceu uma relação de negócios e o outro interveniente teve de anotar as informações acerca da sua empresa num guardanapo ou no seu telemóvel? Bem, podemos assumir que esta não é a abordagem mais profissional.

Se tiver consigo um cartão de visita, mostrará que está prevenido para qualquer situação. E, ao mostrar que está preparado, o pequeno cartão pode significar muito mais: pode inspirar confiança e segurança.

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *