Home / Empreendedorismo /

5 razões para participar em feiras de negócios

feiras de negócios

5 razões para participar em feiras de negócios

Feiras, exposições de negócios e conferências são eventos importantes para as organizações e os seus colaboradores. Independentemente da área de mercado no qual a sua empresa se insere (por exemplo, marketing, vendas, engenharia, medicina, etc.), estes eventos podem proporcionar às organizações oportunidades para atingir metas e objetivos específicos.

Ainda assim, muitas empresas não reconhecem – ou têm dificuldade em reconhecer – as muitas vantagens que validam a participação em feiras de negócios. Por essa mesma razão, senti que devia escrever alguns dos motivos que explicam por si só porque deve começar a fazer participações em feiras de negócios.

Sem mais delongas, conheça já de seguida 5 razões para participar em feiras de negócios.

5 razões para participar em feiras de negócios

Rede

A maioria dos eventos oferece aos profissionais oportunidades para passar tempo com outras pessoas que partilham experiências e conhecimentos. Mais especificamente, as feiras de negócios reúnem indivíduos com ideias semelhantes, seja através da mesma profissão ou de indústrias similares, para trocar informações de contacto e aumentar a mensagem de marketing e a imagem da marca da empresa. O público pode incluir clientes atuais ou novos clientes, fornecedores e/ou futuros talentos de outras organizações onde as reuniões presenciais podem ser muito benéficas.

Branding

As organizações e os seus departamentos de marketing estão sempre à procura de oportunidades para expandir a sua marca. Tanto como participante quer como expositor, existem inúmeras maneiras de obter a marca perante clientes existentes ou novos. Certamente, como expositor, existem métodos de conexão da marca com os visitantes da feira, como design dos stands, ofertas, publicidade e outros. Como participante, existem também formas de se ligar à marca para a tornar visível: seja através do vestuário da empresa ou promovendo um workshop, por exemplo, durante o evento. São formas simples e menos convencionais para se promover a marca.

   

Treino

Outro motivo importante que leva tantas organizações a participar em feiras de negócios, conferências e eventos é a capacidade de treinar. Normalmente, existem associações industriais, academias ou organizações profissionais que utilizam feiras para reunir um ambiente de aprendizagem para mostrar a experiência dos seus membros. Esteja atento, durante a feira, e determine se existe algum treino ou workshop disponível, para que consiga assim aprender algo de novo durante a sua visita.

Negociações e tomadas de pedidos

A feira mostra todos os aspectos de uma indústria em conjunto – fornecedores, CEOs, distribuidores e às vezes até mesmo consumidores. Este público amplo que está em conjunto num único lugar, num momento específico, permite que os parceiros principais de diferentes empresas façam reuniões, negociem oportunidades de vendas e/ou colaborem em projetos de desenvolvimento de produtos. Uma vez que pode haver encontros presenciais, as feiras de negócios podem facilitar discussões e mover projetos para outro nível.

Pesquisa e Vigilância

As organizações podem beneficiar ainda mais ao comparecer em feiras de negócios, pesquisando sobre os seus concorrentes e fornecedores. A pesquisa, também referida como vigilância de mercado, permite que a equipa da organização tenha acesso privilegiado a material da concorrência ou a um novo produto que o fornecedor esteja a lançar.

Muitas vezes, as empresas testam produtos ou serviços de mercado numa feira para obter feedback muito antes do produto ser lançado ao público. Portanto, durante este processo de pesquisa e vigilância, uma organização pode obter uma visão avançada dos planos do seu maior concorrente.


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *