Home / Impressão Digital /

O que podemos imprimir com uma impressora 3D?

impressora 3d

O que podemos imprimir com uma impressora 3D?

No nosso blog já falamos anteriormente de impressão 3D. Ainda assim, considerando a pertinência deste assunto e o facto de se tornar algo cada vez mais comum na nossa sociedade, decidimos dedicar outro artigo ao tema pegando por um enfoque diferente: afinal de contas, o que podemos imprimir se tivermos uma impressora 3D em casa?

Para quem não está familiarizado com esta tecnologia, a impressão 3D pressupõe a produção de objetos em três dimensões através de uma máquina. Já se imaginou a produzir um prato, o seu almoço ou até mesmo a sua casa? Recorrendo a estas máquinas poderá imprimir uma variedade de produtos.

Ainda assim, existem limites que a tecnologia de impressão 3D ainda não conseguiu ultrapassar. Ainda não é possível, por exemplo, imprimir órgãos humanos – embora estejamos muito perto de conseguir – permitindo assim revolucionar a medicina e salvar milhares de vidas por todo o mundo.

Então o que é possível imprimir numa máquina 3D? É a isto mesmo que respondemos já de seguida, apresentando exemplos simples e práticos que provavelmente lhe fariam muito jeito no dia-a-dia.

O que podemos imprimir com uma impressora 3D?

Auriculares

Costuma ouvir música com auriculares ou usá-los para falar ao telemóvel enquanto conduz? Então saberá que os auriculares nem sempre são confortáveis, encaixando dificilmente no seu ouvido. Mas e se pudesse imprimir uns auriculares que se adaptassem ao seu ouvido? A marca Normal permite que faça download de uma app, tire fotos às suas orelhas e as envie para uma equipa de designers que vai modelar os auriculares ideais para as suas orelhas.

Alimentos

Este é um dos maiores passos da tecnologia 3D. Um modelo desenvolvido no MIT permitiu imprimir gelado – perfeitamente comestível – usando uma impressora 3D e em menos de 15 minutos. A mesma impressora, trabalhando de acordo com bases de gastronomia molecular, é ainda capaz de imprimir frutas e comida com formatos específicos, como a Torre Eiffel. E, claro, existe uma máquina apenas para os amantes de chocolate: a Chocabyte consegue produzir uma variedade de chocolates enquanto lhe cresce água na boca!

Veículos

Se pensava que as impressoras 3D só imprimiam objetos pequenos, deixe-me então dizer-lhe que estava muito enganado. Já existem impressoras capazes de imprimir veículos como a Airbike, uma bicicleta feita de nylon. E acha que é impossível imprimir carros? Bem, em 2014, durante a mostra internacional Manufactoring Technology Show, foi realizado o primeiro test drive de um carro produzido numa impressora 3D. E o que acontece quando o carro ficar velho? É simples: pode derrete-lo e usar o material para imprimir um novo.

Casas

Sim, leu bem: casas! Existem já impressoras 3D capazes de construir casas, prédios e até mesmo castelos! Recentemente, o norte-americano Andrey Rudenko construiu um castelo com as dimensões de uma casa para crianças. O trabalho foi conseguido através da impressora RepRap que imprimiu camadas de concreto de 1 centímetro de altura por 3 centímetros de largura, permitindo assim um acabamento muito superior ao alcançado por outras impressoras 3D.

Roupas

O mundo passaria a ser muito simples para muitas pessoas se pudessem imprimir a sua roupa todos os dias, não era? Era uma excelente forma de se adaptarem às novas tendências. A designer Anouk Wipprecht criou um vestido inteligente que capta as sinapses cerebrais da pessoa que o estiver a usar assim como os batimentos cardíacos e outras informações biológicas. Mas até mesmo a Nike já está a aderir a este mercado, tendo impresso durante o Campeonato Mundial de Futebol 2014 uma bolsa para os atletas.

Instrumentos Musicais

Gosta de tocar música? Fique então a saber que a impressão 3D já permite dar forma a instrumentos musicais. É verdade. Um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, por exemplo, tornou-se na primeira banda a fazer um espetáculo unicamente a partir de instrumentos impressos uma máquina 3D. No Brasil, também a guitarra brasileira já foi impressa numa impressora deste género e apresentada num seminário em São Paulo.

Utensílios e brinquedos

A impressão 3D permite fabricar a mais variada gama de produtos usuais do nosso dia-a-dia. Precisa de um martelo para pregar um prego na parede? Preciso do prego? Precisa de um brinquedo para entreter o seu filho? Com a máquina Mcor IRIS pode criar martelo e peças de protótipos, assim como brinquedos e maquetes: precisa apenas de cola e papel. Além de ser mais barato do que os modelos criados com plásticos, é uma opção menos prejudicial para o ambiente.

Impressora 3D

E, é claro, uma impressora 3D pode ser usada para imprimir uma impressora 3D. Faz todo o sentido, não faz? Atualmente já existem modelos capazes de produzir uma réplica exata de si mesmas como é o caso, por exemplo, da FABtotum.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *