Home / Marketing /

Sabe qual a ligação entre Publicidade e Marketing?

ligação marketing e publicidade

Sabe qual a ligação entre Publicidade e Marketing?

É muito habitual existir confusão do entendimento entre marketing e publicidade. De facto, a maioria das pessoas não entende qual é a diferença e acham que ambos são a mesma coisa. Mas Marketing e Publicidade não são sinónimos, apesar de estarem umbilicalmente ligados um ao outro.

O Marketing é muito mais amplo que a Publicidade, ambos estão ligados, mas são muito distintos um do outro. Por isso, vamos explicar as características de cada um e qual a sua ligação.

Em termos gerais, o Marketing pode ser considerado o ‘pai’ da publicidade, pois é muito mais abrangente. Podemos dizer que Marketing pode ser considerado como a estratégia geral, que abrange todo o processo de venda e a relação entre o consumidor e a empresa, desde a criação dos produtos e serviços, passando pela introdução no mercado até às tácticas de publicidade e comunicação do negócio. O marketing é pura estratégia, sendo responsável por desenvolver acções concretas para levar a mensagem aos clientes, entendendo e satisfazendo as suas necessidades pelo caminho.

Por sua vez, a Publicidade consiste na difusão das ideias definidas pela estratégia de Marketing. Consiste no acto de tornar algo público, ou seja, baseia-se na divulgação directa dos produtos e serviços perante os consumidores.

Refere-se não somente à propaganda comercial (como anúncios nos meios de comunicação social), mas também aos meios publicitários utilizados pelas empresas e marcas. Cartões de Visita, Impressão em Vinil, Flyers, Outdoors, Mupis, Quadros, Tecidos, Expositores, Stickers, Autocolantes, Etiquetas, Cartazes, Envelopes, Folhetos, decoração de espaços e viaturas: tudo isto é também Publicidade.

Uma ligação natural até ao consumidor final

O Marketing trata do planeamento e execução de uma estratégia global para alcançar o objetivo da empresa, seja ele qual for, utilizando uma série de atividades para conquistar os clientes. A comunicação da empresa, também faz parte desse planeamento. O Marketing também define quem é a empresa e quem são seus clientes, além dos diferenciais dos produtos e serviços.

Por sua vez, a Publicidade faz parte do Marketing: é uma das suas ferramentas. O profissional de marketing cria as estratégias para atender os desejos do cliente e para isso realiza pesquisas de mercado, estudos sobre o público alvo, concebe a comunicação da empresa e produtos, além de planear a divulgação.

   

É neste ponto que ambos os conceitos se tocam: essa divulgação é precisamente a função da Publicidade, que tem como objetivo convencer o consumidor de como aquilo poderá beneficiá-lo, levando-o a comprar o produto ou adquirir o serviço promovido.

Ambos estão ligados, pois um está dentro do outro e um depende do outro. O Marketing é quem vai determinar o que será feito na Publicidade, ou seja, decide quando, como e onde os meios publicitários são promovidos. A Publicidade é então uma componente essencial e influencia diretamente o trabalho do Marketing.

E não existe também uma Publicidade que seja eficaz sem antes conhecer o público-alvo e concorrência, ou sem planeamento, ou seja, sem Plano de Marketing. Para que a sua empresa tenha sucesso no mercado é importante que as 2 áreas andem juntas, pois se uma falha a outra também será afetada. Em conclusão: o Marketing consiste na arte de planear o antes, durante e depois do processo de vendas. E a Publicidade é uma maneira de estimular o cliente a realizar a compra.

Não perca também a oportunidade de garantir o E-Book Gratuito Ferramentas de Publicidade e Marketing AQUI NESTA PÁGINA.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

Entenda as diferenças entre publicidade institucional e comercial

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *