Home / Decoração de Espaços /

10 sugestões inovadoras para mudar a sua casa e decoração

casa e decoração

10 sugestões inovadoras para mudar a sua casa e decoração

Está cansado da sua atmosfera doméstica e quer agitar um pouquinho as coisas? Bem, não necessita de um orçamento muito vasto para aplicar as ideias para casa e decoração de que falo nos próximos parágrafos.

Uma vez que sou apologista de que a casa é um dos espaços que merece mais atenção na nossa vida, já que é aí que viveremos alguns dos momentos mais especiais e importantes, não podem haver desculpas para que este espaço não seja perfeito. Dê uma certa liberdade ao seu gosto pessoal e molde o seu lar.

Sem mais delongas, apresento então 10 sugestões inovadoras para mudar a sua casa e decoração.

10 sugestões inovadoras para mudar a sua casa e decoração

1 – Tapeçaria

As tapeçarias tornaram-se populares como elementos decorativos na época palaciana da Idade Média. No entanto, as tapeçarias continuam a ser um importante objeto decorativo usado por muitas pessoas. O que sugiro aqui é que escolha uma tapeçaria bonita e com bom gosto, que se encaixe com a decoração da sua casa e com o espírito que espera transmitir para o lar. Para pendurar a tapeçaria pode usar pregos, fixando-a num ponto bem alto da parede ou, se preferir, fita-cola de dupla face.

2 – Flores artificiais

Pode parecer estranho, mas a verdade é que as flores artificiais podem revolucionar de forma radical a sua decoração doméstica. Hoje em dia já existem flores artificiais que, felizmente, parecem muito naturais. Algumas são tão lindas que fica difícil acreditar que não sejam verdadeiras! Portanto, porque não usá-las na decoração da sua casa? Use fita-cola transparente para fixar as flores na parede, preferencialmente por trás da flor e não do cabo, para não ficar visível.

3 – Post-it

Tem muitos post-its grandes, com cores variadas e não sabe onde os pode usar? Bem, a parede da sua casa poderá ser beneficiada com alguns post-its. Comece por alinhar os post-its de cima para baixo, mais próximo do teto que conseguir, e vá colando “linha” por “linha” na horizontal, posicionando todos os post-its com a faixa que contém a cola virada para cima. Se quiser pode construir verdadeiros mosaicos de papel na sua sala e fazer algo criativo que mais ninguém está a fazer.

4 – Quadros de Pano

Os quadros de pano são uma das opções que mais aprecio! Para integrar quadros de pano na decoração da sua casa, escolha uma estampa de tecido que lhe agrade, recorte-o, encaixe-o numa moldura e pendure. É tão simples quanto isto. Se quiser ser mais ousado, tente uma composição de retalho costurados. Uma outra opção incrível é usar restos de papel de parede que tenha aí por casa.

5 – Pratos

   

Todos nós conhecemos estes elementos decorativos da casa dos nossos pais e avós. No entanto, não tem necessariamente de usar os pratos com elementos mais tradicionais: pode muito bem usar pratos modernos e variados, espalhando-os de uma forma com pouco nexo, para dar um ar de rebeldia ao seu lar.

6 – Fita-cola

Pode parecer surreal, mas a fita-cola – especialmente a colorida – pode ser usada para mudar totalmente a decoração da sua casa. No lugar do papel de parede, use fitas adesivas coloridas ou uma única cor que tenha contraste com a cor de fundo da parede. Antes de começar, marque o espaçamento que deseja entre as faixas, usando uma régua e um lápis. Também marque o início, o meio e o final da linha, para facilitar a colagem de maneira reta. Mas é claro que o desenho, formas e estilo dependem sempre de si.

7 – Jornais

Se tem um montão de jornais velhos na sua casa, talvez seja uma boa ideia fazer uso desse papel. Em vez de o despachar para o balde azul da reciclagem, experimente antes passar cola branca (devidamente diluída em água) na parede da sua sala e de seguida colar o papel de jornal aberto, alisando-o suavemente para evitar que retenha ar. Verá que o resultado final é muito bonito e elegante. Se os jornais contarem ainda com conteúdo interessante e histórico, poderá fazer desse cantinho da sua sala um memorial especial. Capas de revistas, posters e panfletos são também uma hipótese a considerar.

8 – Tear com linha

Procura dar um pouco de cor e criatividade à sua sala? Não se preocupe porque tenho uma solução simples para si: um tear com linhas coloridas. A conceção deste tear é muito simples: basta colocar pregos na parede, desenhar muito levemente o padrão do que seria o seu trabalho e de seguida comprar lãs coloridas numa casa de costura. Com as lãs, pode ligar os diferentes pregos e criar um tear no meio da sua sala. Uma solução que vem também da decoração medieval e clássica.

9 – Vinil adesivo

casa e decoração

Quem conhece este blog, sabe que gosto muito de vinil adesivo para decorar paredes e, portanto… é sobre esta dica que volto a falar. O vinil adesivo é um autocolante que pode colar à sua parede, acrescentando-lhe um elemento decorativo diferente de tudo o resto, mas que se encaixa na perfeição com o ambiente doméstico. Felizmente, existem centenas de opções de vinil adesivo para sua casa e para todos os gostos.

10 – O estendal

E se pendurasse um estendal no meio da sala, a pender do teto, ou até mesmo na parede? Sim, leu bem. Não significa que tenha necessariamente de pendurar a sua roupa lavada. Este tratar-se-á de um estendal de memórias: extremamente conceptual, poderá pendurar fotografias e lembranças no estendal. Pequenos objetos que tem em casa guardados em armários, postais de viagens, lâmpadas de led, cartolinas, e tudo o mais de que se lembrar!


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *