Home / Empreendedorismo /

Aprenda 7 dicas para comunicar melhor com os Millennials

Aprenda 7 dicas para comunicar melhor com os Millennials

A geração Milennial, que engloba todos aqueles que nasceram entre 1982 e 1994, tem recebido cada vez mais atenção no mercado de trabalho. Esta é uma tendência que faz todo o sentido, uma vez que este grupo de indivíduos está cada vez mais a assumir papéis de liderança nas organizações à medida que os colaboradores mais velhos se aposentam. De fato, uma pesquisa recente da PwC descobriu que até 2020, os Millennials corresponderão a cerca de 50% da força de trabalho nos Estados Unidos.

Muitos encaram este facto de forma negativa, acreditando que os Millennials não reúnem o perfil certo para cargos de liderança. No entanto, estudos recentes têm mostrado o contrário. Os trabalhadores Millennials são cada vez mais reconhecidos como ansiosos, ambiciosos e genuinamente talentosos. O que os diferencia, claro, são os seus estilos de comunicação, expectativas e até hábitos de trabalho diferentes dos de outras gerações. No entanto, a integração de colaboradores desta geração na cultura de uma empresa deve ser feita com cuidado.

Neste artigo é sobre os Millennials que lhe falo. Apresento algumas dicas básicas que o podem ajudar a orientar a sua comunicação com este grupo emergente, quer num contacto mais pessoal, quer através da comunicação feita pela sua empresa.

Preparado? Vamos lá!

7 dicas para melhor comunicar com Millennials

1 – Mantenha o contacto breve, mas significativo

Os Millennials são o resultado do Facebook, do Twitter e do Instagram. Uma vez que dominaram a arte de dizer algo significativo em apenas 140 caracteres ou menos, algo que apreciam é a objectividade da informação. Não há tempo para rodeios. Quanto mais concisa for a sua mensagem, mais provável é que os Millennials se relacionem ou apreciem o que lhe está a fazer chegar.

2 – Dê detalhes

Só porque é conciso não significa que deve economizar a informação importante. A maioria dos Millennials prefere receber um plano detalhado de tudo o que tem para fazer ou formação antes de saltar para um projeto. Se vai receber um Millennial na sua empresa, apresente-lhe tudo o que precisa de saber para fazer o trabalho bem, mas deixe de lados os rodeios e abordagens demoradas.

3 – Escolha o melhor meio de comunicação

Reuniões presenciais e teleconferências não são tão eficazes para os Millennials como conversas de chat, por exemplo. Para alcançar a geração Millennial deve esforçar-se para comunicar nos espaços onde se encontram: os dispositivos móveis. Não acredita? Experimente criar uma conversa Whatsapp com um Millennial ou abordá-lo mesmo através do Facebook para perceber que a resposta será muito mais rápida e direta do que qualquer outro canal.

4 – Compreenda o ciclo de comunicação 24/7

Os horários não tradicionais estão-se a tornar cada vez mais comuns no mundo dos negócios. Os Millennials aceitam modalidades mais flexíveis de trabalho, como é o caso da actividade freelancer e estão, por isso, preparados para trabalhar depois de sair do escritório. Programe a comunicação digital para manter o ritmo de comunicação e trabalho em movimento fora do circuito normal de trabalho.

5 – Não faça piadas sobre a idade

Fazer piadas sobre a idade? Péssima ideia, especialmente se quer gerar empatia com um Millennial. Os Millennials querem e esperam ser levados a sério no trabalho. Preste-lhes respeito e receberá respeito em troca. E esqueça as frases começadas por “Era isto que estava a fazer quando tu nasceste”: estas brincadeiras são cansativas e irritantes, provocando não só desmotivação como também irritação.

   

6 – Comprometa-se com uma linha de fundo social

Os Millennials cresceram com uma educação voltada para a responsabilidade social, onde termos como reciclagem e voluntariado passam a integrar o seu dia a dia como boas práticas a seguir. Por isso mesmo, dê oportunidades para que os Millennials falam doações de caridade e voluntariado dentro do contexto da própria empresa. Entretanto, certifique-se de que está a comunicar a contribuição da sua empresa para todas as causas sociais que apoia.

7 – Saiba nutrir a paixão

Esta geração, mais do que qualquer outra coisa, quer sentir que as suas vidas têm significado. Uma excelente forma de os manter motivados passa por orientar a comunicação da sua empresa e promulgar a missão que a move, para que o colaborador Millennial sinta que a sua presença na organização tem, de facto, algum significado numa causa maior que ele mesmo.

 

Confira também os posts relacionados:

História da Publicidade: do consumidor passivo para o consumidor ativo

História da Publicidade: a transição da publicidade para Internet

História da Publicidade: os dias da publicidade televisiva

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *