Home / Marketing /

As estratégias de Marketing Digital que o seu negócio deve adotar

As estratégias de Marketing Digital que o seu negócio deve adotar

 

O marketing digital é um termo muito amplo que inclui o design do site, gestão de mídia social, publicidade on-line, e-mail marketing, SEO e muito mais.

Quase me atrevo a dizer, pode ser extremamente confuso para o proprietário de um negócio local, que simplesmente procura atrair mais visitantes para o seu site. Geralmente eles estão ocupados demais na execução de operações do que investigar quais as estratégias de marketing digital mais eficazes para o seu negócio.

Com o objectivo de ajudar os proprietários de negócios locais, como restaurantes, dentistas, médicos, advogados e qualquer outro serviço, desenvolvi este artigo com as estratégias de marketing digital que o seu negócio deve adotar.

 

O site é a cara do seu negócio

Quase todos os meios do marketing digital direcionam o tráfego da internet para o seu site. Esta é a cara do seu negócio e é prioritário estar apresentável em todos os aspectos, tanto para os visitantes como motores de busca.

Por exemplo, é comum vermos ainda muitos sites que não foram criados com design responsivo, o que significa que eles são difíceis de navegar em dispositivos móveis. Seria um desastre para o Blog Publicidade e Marketing que aproximadamente 67% de todo o tráfego de visitas é através de dispositivos móveis e acredito que este número vai aumentar.

O seu site deve ter boa aparência com fácil navegação em dispositivos móveis. Os visitantes devem conseguir clicar em um número de telefone ou endereço de e-mail sem dificuldade. Se precisarem ampliar ou anotar o número, esqueça… já perdeu para um concorrente cujo site está optimizado para dispositivos móveis. A ideia é converter os visitantes em uma chamada, um e-mail ou outro meio que permita o contacto entre ambos.

Além disso, o Google vem aprimorando o seu algoritmo para conceder classificações mais altas aos sites optimizados para visitantes em dispositivos móveis e com bons motivos. O objetivo do Google ou qualquer outro motor de busca é proporcionar a melhor consulta ou experiência para o seu utilizador, então torna-se óbvio que o seu site tem de corresponder com essas exigências.

 

“O conteúdo é Rei”

É provável que já tenha digitado uma pergunta no Google para descobrir como algo funciona.

Os utilizadores estão a mudar a sua forma de utilizar o Google. Os utilizadores não querem mais procurar informações, elas preferem que o Google responda às suas perguntas. Não é incrível? O Google reconheceu isso e apresenta respostas ricas ao seu algoritmo de busca para que possa fornecer resultados com precisão.

Uma das estratégias seria implementar respostas relevantes a perguntas frequentes no seu site. Assim, quando os utilizadores consultarem essas perguntas, o seu site poderá aparecer na primeira página ou quiçá em primeiro classificado.

Leia também o artigo – Como criar um site de alta qualidade aos olhos do Google

 

   

Utilize as mídias sociais com sabedoria

Muitos negócios locais confundem as redes sociais que deveriam utilizar e como deveriam publicar. Uma das regras mais importantes de marketing e gestão de um negócio é conhecer o seu público-alvo. A mídia social não é assim tão complexa e a sua concentração deve estar no engajar os seus clientes, caso contrário a mídia social vai drenar todo o seu tempo e sem resultados.

Quando se trata de publicar em mídia sociais, entenda que está a criar uma voz para o seu negócio e, muitas vezes, é esse o canal que vai comunicando com os seus clientes mais fieis, aqueles que decidiram seguir a sua página ou perfil.

Portanto, deve ter cuidado ao sobrecarregá-los com ofertas especiais e promoções ou até mesmo conteúdo não relevante. As mídias sociais não são um mural para colocar cartazes publicitários ou um supermercado. Envolva-se com os seus seguidores e compartilhe informações que sejam úteis para eles.

 

Não se esqueça do Marketing por e-mail

O e-mail marketing embora tenha sido chutado para canto a favor da mídia social à uns anos atrás, tem vindo a conquistar o seu território. Para muitos negócios locais, esta é a ferramenta perfeita e barata de se comunicar com os seus potenciais clientes.

O Facebook e Instagram atualmente só mostram as suas publicação para apenas uma fracção dos seus seguidores. Eles querem que pague para alcançar mais seguidores.

Se tiver uma base de e-mails dos seus clientes, poderá enviar promoções e informações úteis, a custo zero. O Mailchimp é uma excelente ferramenta de e-mail marketing e pode utilizar gratuitamente até 2.000 contactos.

De acordo com a MailMunch, uma empresa de geração de leads digital, as taxas de cliques podem ser 50 a 100 vezes melhores no e-mail marketing do que nas mídias sociais. Esta é uma estratégia de marketing digital extremamente eficaz e de baixo custo que pode ser adequada para o seu negócio.

 

Os negócios locais devem estar constantemente analisando o seu site para garantir que seja fácil de navegar, além de ter conteúdo actualizado e informações de contacto em dispositivos móveis. O objectivo é converter os visitantes em clientes. Quando o seu site estiver pronto, pode começar a implementar algumas das estratégias de marketing digital que direccionam o tráfego para o seu site, como mídia social, e-mail marketing e marketing de conteúdo.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe a sua opinião!

 

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *