Home / Marketing /

Descubra por que razão Publicidade e Marketing não é a mesma coisa

Descubra por que razão Publicidade e Marketing não é a mesma coisa

Sou o primeiro a reconhecer que o mercado da publicidade e marketing não é tão simples quanto por vezes pode parecer para quem está de fora. Se pensa que é apenas um grupo de pessoas que vem para o escritório fazer anúncios conforme lhe dá na gana, então deixe-me dizer-lhe que não podia estar mais enganado. A publicidade e o marketing, estando dependentes um do outro, exigem que um trabalho seja feito muito detalhadamente, com a intenção de encontrar o detalhe e a precisão, para que a partir dessa brasa consigam provocar uma chama.

Por essa razão, entender este mercado passa obrigatoriamente por entender o que é publicidade e marketing. Por isso mesmo recomendo a leitura prévia destes 2 artigos publicados no nosso blog: confira em Sabe qual a ligação entre Publicidade e Marketing? e também este post Os conceitos de Publicidade e Marketing que todos devem saber.

À primeira vista, o marketing e a publicidade parecem ser termos diferentes para descrever o mesmo: obter um produto ou serviço vendido. Na verdade, embora ambos contribuam para o mesmo objetivo final, os conceitos são distintos um do outro e cada um tem o seu próprio processo. Compreender a diferença entre marketing e publicidade irá ajudá-lo a simplificar a sua estratégia de aquisição de clientes.

Publicidade e Marketing: técnicas diferentes e complementares

O Marketing refere-se ao processo de preparação do produto para o mercado. Orientado por 4 P’s que devem ser trabalhados pelo marketeer – Produto, Preço, Distribuição (Placement) e Promoção –, trata todo o processo do produto, desde que é reconhecida a sua necessidade no mercado até ao momento em que está disponível nas prateleiras.

Esta é uma área que envolve portanto a compreensão de quem são os seus potenciais clientes e o que eles querem obter do seu produto ou serviço. Cores, logotipo e outros elementos de design ajudam a alinhar a imagem do seu produto com os interesses do público-alvo. É o marketing que define a sua marca e atrai a quota de mercado que deseja.

   

A Publicidade, por outro lado, é o processo de divulgação do seu produto e serviço no mercado, que responde directamente à necessidade do quarto P do marketing mix: a Promoção. O objectivo da publicidade passa essencialmente por espalhar a palavra sobre aquilo que a sua empresa tem para oferecer. Enquanto o marketing é a forma como você convence os potenciais compradores de que você tem o produto certo para eles, a publicidade é como você se comunica com a existência desse produto.

Para comercializar o seu produto ou serviço, deve primeiro estudar o seu público-alvo, identificado os seus valores e necessidades. Se enfrenta um grupo demográfico consciente, conservador e de qualidade, desenvolva uma campanha que mostra a sua marca como sendo verdadeira e esforçada.

Se, por outro lado, tiver uma audiência que gosta de arriscar, use uma abordagem mais inteligente e mais avançada para desenvolver a imagem do seu produto. Componha um slogan de fácil memorização ou uma declaração da missão da empresa que permita criar materiais promocionais que reflitam o seu tom e personalidade.

Uma vez desenvolvida a sua imagem de produto e estratégia de marketing, apresente o seu produto ou serviço ao público através de Publicidade: aqui tudo conta, como a televisão, rádio, impressão e Internet.

 

Partilhar este post

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *