Por que razão é tão importante fidelizar clientes para o seu negócio?

Se está por detrás da gestão de algum negócio, seja ele uma mercearia ou uma consultora de marketing multinacional,  sabe que a fidelidade do cliente é muito importante para si e o sucesso do seu negócio. A lealdade do cliente pode ser vagamente definida como a predisposição de qualquer cliente em comprar os seus produtos ou serviços em comparação com a restante oferta disponível no mercado.

Por isso mesmo, investir tempo e energia na promoção da fidelização de clientes deve ser uma componente constante da estratégia de marketing de qualquer empresa. Quando os empresários pensam em marketing no geral, tendem a concentrar-se em atividades voltadas para atrair novos clientes. E sim, mesmo que seja importante expandir a base de clientes, manter os clientes deve ser também uma preocupação a considerar em primeiro plano.

Nos próximos parágrafos a fidelidade do cliente para com a sua marca é o tema de discussão. Se não está convencido acerca da sua importância e do quão fundamental é para o seu negócio, deixe-me então apresentar algumas razões que o farão mudar de ideias.

Como leitura prévia recomendo também estes artigos publicados no nosso blog em:

Como escrever uma carta de negócios para atrair clientes?

7 dicas para atrair novos clientes para o seu negócio

5 Dicas essenciais para a apresentação de empresa

Por que devemos fidelizar clientes?

A constância do cliente

Conforme a característica do produto ou serviço, podemos presumir que os clientes leais irão sempre comprar aquilo de que necessitam a quem lhes vendeu tal bem pela primeira vez. Dependendo do tipo de negócio que tem e do ciclo de vendas, pode acabar por vender mais para um cliente fiel em apenas um ano do que para 10 clientes novos. A constância do cliente, como lhe gosto de chamar, é uma das razões que justifica a sua fidelidade.

Grande volume

À medida que o tempo passa e que vai construindo relações com os seus clientes mais fiéis, será cada vez mais fácil vender em volumes maiores. Isso pode acontecer naturalmente, ou pode optar por incentivar o processo aos seus clientes através de descontos ou promoções especiais. Em qualquer um dos casos, maiores volumes significam vendas maiores que por sua vez, tal como seria de esperar, se traduzem em lucros globais maiores.

Oportunidades de venda

Os clientes que são fiéis à têm um relacionamento com a sua empresa. Por outras palavras, isso significa que confiam em si para lhes fornecer produtos de qualidade e atendimento ao cliente. Como seria de esperar, isto cria uma ótima oportunidade para satisfazer mais as necessidades dos seus clientes, conhecendo-os melhor e podendo assim otimizar o atendimento prestado. Pode fazer vendas para clientes fiéis em linhas de produtos e, assim, aumentar o seu volume de vendas global, sem precisar de se concentrar tanto em atrair novos clientes.

Proteja-se da concorrência

Quanto mais fiéis os seus clientes forem, maiores serão as hipóteses de se destacar entre a concorrência. Se os seus clientes estabelecerem uma forte fidelidade para com a sua marca, estão inevitavelmente a torná-lo imune às forças competitivas. Isto é especialmente importante em lugares onde novos jogadores entram no mercado frequentemente.

Marketing Word-of-Mouth

Sabe qual é a melhor forma de marketing? Aquele que parte diretamente da recomendação de quem está satisfeito. Os clientes fiéis podem trazer novos clientes simplesmente por falarem bem da marca sem receber nada em troca por tal promoção honesta. Mesmo que à partida a força do Marketing Word of Mouth (Boca a Boca) lhe pareça reduzida ao ponto de não merecer a sua atenção, deixe-se convencer do contrário. Pense: quando foi a última vez que recomendou uma marca de que é cliente a um amigo ou familiar? E por que razão o fez?

Benefício da dúvida

Por fim, vamos então a algo mais sério: todos sabemos que há certos períodos em que os negócios correm menos bem. Às vezes, recebemos uma encomenda errada, não cumprimos um prazo ou não conseguimos cumprir as promessas feitas aos clientes. Na economia de hoje, é provável que alguns negócios não consigam superar tais erros e vejam o cliente sair para se juntar à concorrência.

A boa notícia é que os clientes fiéis são muito mais propensos a dar-lhe o benefício da dúvida e a ignorar certos erros. Se mantiver o nível de atendimento ao cliente e a qualidade que é necessária para alcançar a fidelidade da marca em primeiro lugar, os seus clientes estarão dispostos a perdoá-lo quando as coisas más acontecerem.

captar clientes, como captar clientes, como conseguir clientes, como fidelizar um cliente, estratégias de fidelização de clientes, estrategias para fidelizar clientes, fidelização de clientes, fidelizando clientes, fidelizar cliente, fidelizar clientes, marketing de fidelização, sistema de fidelidade de clientes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow Us

© YOKO. All rights reserved. Powered by YOOtheme.