Home / Empreendedorismo /

10 dicas para fazer uma melhor gestão da sua empresa

10 dicas para fazer uma melhor gestão da sua empresa

Quer conte o seu negócio com uma pessoa ou 100 colaboradores, a melhoria contínua dos processos de gestão da empresa deve ser uma preocupação a ter em consideração. Na realidade em que vivemos, especialmente agora que o meio digital dita tendências quase de hora a hora, é importante que as empresas não se mantenham estáticas e continuem a fazer o seu melhor para evoluir.

Por isso mesmo, não importando aqui a dimensão do seu negócio ou a situação financeira em que se encontra atualmente, venho hoje recomendar-lhe algumas práticas que pode ter em consideração para dar alguma consistência à sua empresa e assegurar que está a ser bem gerida em múltiplas frentes. Isto significa, portanto, que não só você deve equilibrar o seu tempo, como deve também escolher o caminho que mais impacto positivo trará a longo prazo.

Desta forma, apresento então 10 dicas simples que pode aplicar ao seu negócio para fazer uma melhor gestão dos seus recursos. Está pronto para revolucionar a sua empresa? Vamos lá então.

10 dicas para uma melhor gestão da sua empresa

 

1 – Controle os números da sua empresa

Números: os negócios são feitos de números! Portanto, é essencial que tenha uma ideia precisa dos números diários, semanais e mensais da sua empresa mas também das tendências financeiras que regulam o mercado. No dia a dia, é importante que gaste algum tempo dedicado apenas à tarefa de se manter atualizado sobre o que acontece com o fluxo de caixa. Se não tem capacidade financeira para fazer este trabalho, contrate um contabilista que lhe permita estar por dentro do circuito.

 

2 – Defina metas

No blog Publicidade e Marketing já mencionei anteriormente que estabelecer metas e objetivos é uma parte essencial do sucesso de um negócio. Por essa razão, defina objetivos e use-os como uma ferramenta de planeamento contínuo, de forma a garantir que continua a avançar com a sua pequena empresa.

 

3 – Faça marketing eficaz

É fácil desperdiçar dinheiro em marketing que não traz qualquer tipo de retorno. No entanto, aprenda – pela própria experiência – a usar o marketing de alto impacto, e de baixo orçamento, para melhorar a sua pequena empresa. Teste uma ou duas novas tácticas e veja quais as que registam melhor desempenho antes de as adicionar ao seu mix de marketing.

 

4 – Esforce-se nas apresentações

Uma boa apresentação de negócios pode ajudar a melhorar a sua pequena empresa, dando-a a conhecer a potenciais novos clientes mas também a fornecedores que estejam dispostos a trabalhar consigo por um preço amigável. Procure contextos e situações onde a oportunidade para fazer tais apresentações pode acontecer.

 

5 – Esteja atento a tendências

Este é um ponto que nunca custa reforçar. Afinal de contas, todos nós sabemos que nenhum negócio atua num mercado que esteja vazio. Os eventos e as mudanças na paisagem global têm um efeito sobre sua empresa. Mantenha-se atualizado sobre tendências e problemas que acontecem na sua indústria e comunidade local.

 

6 – Melhore as suas capacidades de venda

Uma área de alto retorno para melhorar substancialmente o seu negócio passa pelo aumento da sua capacidade de vendas. Esta é uma operação que deve contemplar otimizar de métodos de trabalho e comunicação: fale com os responsáveis de vendas da sua empresa – caso não seja você – e tente perceber as margens que existem para melhorar e crescer.

   

 

7 – Encontre práticas mais eficientes

Todas as empresas têm as suas próprias maneiras de fazer as coisas. No entanto, para quê inventar quando pode aplicar métodos de trabalho otimizados que lhe darão bons resultados? Evite desperdiçar dinheiro e tempo reinventando a indústria. Esta é geralmente uma boa abordagem a menos que a sua ideia seja totalmente inovadora.

 

8 – Mantenha os seus colaboradores motivados

A motivação no trabalho é a chave para o sucesso. Por isso, mesmo que a sua equipa integre os funcionários mais talentosos do mercado, é importante que os mantenha motivados para dessa forma conseguir impulsionar grandes melhorias nos negócios. Saiba o que motiva os seus funcionários e como os pode aproximar dos níveis mais altos de desempenho.

 

9 – Conheça  os seus limites

Todos os empresários bem sucedidos têm uma ideia clara das suas limitações. Ao conhecer o seu tipo de personalidade empresarial, pode gerir os seus recursos e encontrar ajuda em áreas de fraqueza. Não tenha vergonha em admitir os seus limites: encare este passo como uma necessidade a ter para potenciar o seu futuro.

 

10 – Faça uma pausa

Manter em ritmo uma pequena empresa é um trabalho árduo. Às vezes, a melhor maneira de melhorar o seu negócio e reativar a sua paixão é tirar férias. Por isso, quando achar que não consegue lidar mais com a sua empresa ou uma determinada situação, não desista. Faça uma pausa, vá tomar um café, vá dar uma volta. Não tardará a perceber que o afastamento lhe trará claridade mental.

 

Confira também outros posts relacionados:

5 passos para que consiga encontrar o seu foco empresarial

7 séries televisivas que todos os empreendedores e criativos devem ver

Modelo Canvas: o modelo de negócios para começar a empreender


Escolha qual o assunto de interesse que pretende receber no seu email.




 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *