Home / Marketing /

O que significa SEO? Descubra o que realmente precisa de saber!

O que significa SEO? Descubra o que realmente precisa de saber!

 

O nosso mundo está repleto de jargões. O SEO é só mais um acrónimo de três letras que os utilizadores usam e nem sempre sabem o significado de SEO. Então, voltamos à questão o que significa SEO?

SEO é uma abreviação de três letras para Search Engine Optimization ou em português Optimização para Motores de Busca.

Optimização para motores de busca é a tentativa de obter a classificação mais elevada nos motores de busca.

Para obter essa classificação mais alta, é necessário recorrer a alterações ou adaptações no seu site que facilitem a compreensão do conteúdo para os mecanismos de busca. Além disso, também pode significar obter links de outros sites.

Em suma, SEO significa construir o seu site e o conteúdo com o objectivo de aparecer nos resultados de busca do Google, Yahoo, Bing e outros.

Embora muitas tácticas de marketing dependam da interacção com o seu público, o SEO oferece o poder de alcançar os utilizadores quando estão procurando informação na internet, neste caso quando relacionadas com os seus produtos ou serviços.

O SEO ajuda a melhorar a sua visibiladade dentro dos resultados de pesquisa orgânicos ( ou naturais ), para não ser confundido com os resultados de pesquisa pagos como Google Adwords ou Links Patrocionados.

Não é necessário se envolver na complexidade. O básico para iniciar no SEO é suficiente para colocar o seu conteúdo no bom caminho.

 

O SEO é assim tão importante?

Se não pretende optimizar o seu site para os mecanismos de busca, garantidamente vai perder visitas ou simplesmente não vai constatar um aumento do seu tráfego orgânico, abrindo assim uma oportunidade para os seus concorrentes, pois os sites deles certamente estarão mais bem classificados nos resultados dos mecanismos de busca.

Considere a quantidade de vezes que acede ao Google no seu dia-a-dia para consultar uma morada, um contacto, um produto ou até mesmo uma notícia.

Quando um utilizador pesquisa informações relacionadas com os seus produtos e serviços, com certeza quer que o seu site apareça nos resultados.

E ainda é mais óbvio, que o ideal é aparecer em destaque. As pesquisas demonstram que 60% do tráfego de consultas no Google entram nos três primeiros classificados.

 

Como os mecanismos de busca determinam a classificação dos sites?

   

Os mecanismos de busca usam algoritmos para ajudar a fornecer informações relevantes aos seus utilizadores.

Para garantir que o seu site apareça na primeira página de resultados, em vez de 27, precisa de se concentrar na criação de autoridade sobre os principais tópicos relacionados com o seu público-alvo.

A autoridade do seu site é determinada por fatores internos e externos.

Fator Interno – Os mecanismos de busca fornecem classificações altas aos sites que publicam regularmente conteúdo novo. Os blogs são um excelente exemplo de uma ferramenta para angariação de tráfego orgânico.

Fator Externo – Os mecanismos de busca gostam de ver como os outros sites, além do seu, se conectam com as suas páginas. Por exemplo, quando outros sites vinculam-se ao seu conteúdo ou os utilizadores compartilham o seu conteúdo nas mídias sociais, a probabilidade de aumentar a classificação é enorme.

 

Como posso começar com o SEO?

Conquistar influência nos mecanismos de busca leva o seu tempo, mas vale a pena quando começa a atingir um público-alvo relevante.

Se está motivado a começar, é bom ter um foco.

Em vez de escrever dicas gerais, publique conteúdo no seu site que responda a dúvidas específicas relacionadas com o seu público-alvo.

Uma vez que comece a escrever esse conteúdo, é importante estabelecer alguma autoridade inicial, utilize o seu e-mail e os seus canais de mídia social.

Se ainda acha que SEO é apenas mais um algoritmo de marketing confuso, tudo bem. Dê um salto e conheça os 4 Livros de SEO essenciais para se tornar um EXPERT.

Partilho também um site ( SEO Tester Online ) que disponibiliza um recurso de análise de SEO do seu site ou blog, basta digitar a URL.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe a sua opinião!

 

+ de 30.000 Subscritores

Junte-se à nossa comunidade e receba em primeira mão o nosso conteúdo.


O seu nome*

O seu e-mail

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *